Dia da Consciência Negra: 12 filmes que nos fizeram refletir

Neste Dia da Consciência Negra conheça alguns filmes imperdíveis que retratam questões raciais e que irão fazê-lo refletir!

Julia Monsores | 20 de Novembro de 2019 às 10:00

filipefrazao/iStock -

Pensar que ainda hoje exista discriminação racial entre os seres humanos é muito triste. Mas, infelizmente, acontecimentos com manifestações de racismo em jogos de futebol, movimentos pela supremacia branca na Europa e Estados Unidos e o aumento expressivo da taxa de homicídio de jovens negros, comprovam isso.

Hollywood até pouco tempo atrás andava fraca de filmes sobre negros ou com negros como protagonistas (a não ser biográficos). O tema ganhou um gás com Invictus (2008); filme estrelado por Morgan Freeman na pele do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e dirigido por Clint Eastwood, embora não tenha sido tão aclamado assim.

Veja também – Cultura africana: a África nas roupas e na escola

Era difícil ver na lista de indicados ao Oscar um negro para contar história. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1940, com a indicação e vitória de Hattie McDaniel como Melhor Atriz Coadjuvante por E o vento levou. O primeiro negro a ganhar a estatueta de Melhor Ator foi Sidney Poitier, por Uma voz nas sombras (1963). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só premiaria negros novamente quase quarenta anos depois: Denzel Washington, por Dia de treinamento, e Halle Berry, por A última ceia, ambos de 2001.

Coincidentemente, Poitier foi homenageado com o Oscar honorário na mesma noite. Em 2014, Doze anos de escravidão foi o primeiro filme dirigido e produzido por um negro (Steve McQueen) a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

Confira abaixo a nossa listinha especial para este feriado: