Dicas preciosas para escolher a creche do seu filho

A licença-maternidade está chegando ao fim e a decisão pela creche foi amadurecida durante os primeiros meses do bebê, que, por sinal, passaram voando.

Julia Monsores | 25 de Outubro de 2019 às 14:00

gpointstudio/istock -

A licença-maternidade está chegando ao fim e a decisão pela creche foi amadurecida durante os primeiros meses do bebê, que, por sinal, passaram voando. Está na hora de voltar ao trabalho e a escolha precisa ser criteriosa.

É natural que os pais  se sintam inseguros e, até mesmo, culpados. Mas, ao longo dos últimos anos, consolidou-se a importância da creche como espaço de desenvolvimento das potencialidades cognitivas e dos relacionamentos sociais das crianças até seu ingresso na escola.

O que deve ser considerado na escolha da creche:

Na decisão entre deixar com a avó, uma babá ou na creche, esta vem ganhando espaço. Mas são muitos os itens que os pais precisam observar na hora de escolher o melhor lugar para deixar seus filhos.

Os primeiros, sem dúvida, são segurança, higiene, capacitação e quantitativo dos funcionários. Em seguida, vem a linha pedagógica adotada pelo estabelecimento. É fundamental que o ambiente esteja de acordo com os valores que os pais prezam e seguem como filosofia de vida. Não se esqueça de que a formação do caráter de uma pessoa começa desde seu nascimento, por meio do exemplo dos pais e das pessoas que convivem com ela.

Depois, é claro, é preciso pensar na questão financeira. E não é só o valor da mensalidade, pois também é necessário levar em consideração transporte, material, alimentação e a cobrança de possíveis taxas extras. E não se esqueça da localização, priorizando sempre a proximidade de casa ou do trabalho. Afinal, não se podem desprezar as situações de emergência.

Convívio social

Também devem ser levados em conta quesitos como disciplina, cumprimento dos horários, instalações prediais e, principalmente, a certeza de que exista um canal aberto e seguro de comunicação entre a direção da creche e a família.

Não existe creche perfeita, mas a importância desse estabelecimento já faz parte de um novo contexto educacional no qual o bebê e a criança pequena irão desenvolver as primeiras habilidades, preparando-os para a escola e para o convívio social. Por isso, é essencial que haja sintonia entre ela e a família.