Organize sua vida com esse sistema de catalogação

Você tem dúvidas de como organizar informações e documentos de forma eficiente? Organize sua vida com este sistema de catalogação.

Douglas Ferreira | 20 de Setembro de 2020 às 17:00

cyano66/Istock -

Você tem dúvidas de como organizar informações e documentos de forma eficiente? Organize sua vida com esse sistema de catalogação. Apostamos que a pilha de documentos em cima de sua mesa irá diminuir bastante!

1. Dê o primeiro passo

Descubra o que você precisa organizar. Comece reunindo todos os papéis espalhados pela casa e colocando-os sobre uma mesa grande. Você provavelmente vai encontrar extratos bancários, certidões de nascimento, diplomas, registros de manutenção de automóveis, manuais de eletrodomésticos…

2. Separe e catalogue

Agora vem a parte mais difícil. Examine o que reuniu e classifique cada papel em uma das quatro categorias: arquivo instantâneo, arquivo doméstico, arquivo permanente ou arquivo de consulta. 

Arquivo instantâneo

Esse tipo de arquivo destina-se aos documentos que você precisa consultar em cerca de um mês. Este é o lugar para os recibos de bancos ou de cartões de crédito, anotações de compromissos, ingressos de teatro, indicações de como chegar à casa de praia do amigo e assim por diante. O melhor lugar para guardar esses documentos é em uma pasta sanfonada. Ponha uma etiqueta em cada divisão para ficar claro onde colocar o quê. 

Arquivo doméstico

Já no arquivo doméstico, você pode colocar os documentos que consulta uma ou duas vezes ao ano. Esse é o lugar para registros de manutenção do carro, documentos escolares das crianças, documentos de emprego, documentos financeiros, garantias e manuais de instrução. 

Arquivo permanente

Existem documentos para os quais você vai querer manter um arquivo permanente, como documentos de identidade – certidões de casamento, nascimento, e passaportes – testamentos e diplomas. 

Esse também é o lugar para documentos de propriedade de carros e casa. 

Arquivo de consulta

Em geral, essa pasta destina-se àqueles documentos restantes que não se enquadram nas demais pastas. Aqui você pode salvar recortes de jornais ou fotografias. Pode apostar: essa catalogação irá facilitar muito sua vida!

3. Faça uma revisão anual

Recomenda-se que os documentos dentro das pastas sejam revisados uma vez ao ano. Assim, você pode evitar acumular documentos que não tem mais importância. 

Leia também: 7 dicas para organizar documentos e papeladas nesta quarentena