O dia da mulher é todo dia! E para comemorar nós temos o ano inteiro. Por isso, fizemos uma seleção de ótimos filmes – que retratam o dia a dia de mulheres que fizeram história no Brasil e no mundo – para você assistir quando quiser. Inspire-se com as decisões, os pensamentos e o legado que essas personagens maravilhosas nos deixaram.

Amelia

Amelia Earhart foi a primeira mulher aviadora do mundo! Se não bastasse ser a primeira a pilotar um avião, Amelia decide embarcar na aventura de dar a volta ao mundo pelos ares. Essa mulher forte e destemida, apaixonada por aviação desde criança, encontra muitos obstáculos pelo caminho, mas não desiste de seus objetivos. Conheça a história de desafios e aventura que a americana Amelia, interpretada por Hilary Swank, viveu nos anos 1920-1930. Vale dizer que o filme é dirigido também por uma mulher, a indiana Mira Nair.

As sufragistas

Para nós, mulheres, nada foi fácil. Para ter o direito ao voto, inclusive, foi preciso muita luta e coragem; em todo o mundo. E é sobre esse momento histórico vivido na Inglaterra que As Sufragistas trata. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de vida de mulheres que tinham direitos básicos negados e que precisavam ter o direito de votar para mudar essa realidade. Confira os dificuldades e repressões que elas passaram para que pudessem ser ouvidas. No elenco, mulheres talentosas como: Meryl Streep, Helena Bohan Carter e Carey Mulligan. 

Nise – O coração da loucura

Para mudar a realidade dos hospitais psiquiátricos, Nise da Silveira teve que enfrentar muita resistência. Mas, essa brasileira não desistiu em aplicar uma nova maneira de tratar esquizofrenia, por meio do amor e da arte. Suas ideias não foram bem aceitas pela equipe do hospital, mas com o tempo os resultados puderam ser comprovados. Confira todo o percurso desse trabalho importante que Nise deixou como legado para a Psiquiatria. No papel principal, a incrível Glória Pires. 

A guerra dos sexos

A Guerra dos Sexos traz o cenário sexista dos torneios de tênis nos Estados Unidos dos anos 1970. Billie Jean King é uma grande tenista que, na época, era líder no ranking mundial e precisa provar que era tão boa, ou melhor, do que os homens, já que ganhavam bem menos do que eles e tinham menos prestígio; parece que nada mudou, não é mesmo? Para isso, precisa aceitar o desfio do tenista aposentado e fanfarrão Bobby Riggs. A disputa toma proporções mundiais e se torna um símbolo pela busca pela igualdade no esporte. Veja a atuação de Emma Stone e o desfecho desse momento histórico.

Estrelas além do tempo

O talento e a capacidade dessas mulheres são infinitos. Mas Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson lutaram muito para serem reconhecidas e ouvidas como verdadeiras profissionais. Vivendo no auge das segregação racial, elas precisavam trabalhar e estudar mais do que os outros para serem levadas a sério. Porém, elas não se abateram e foram responsáveis por um dos principais êxitos da NASA durante a corrida espacial. Descubra os desafios que essas mulheres tiveram que superar por meio da interpretação brilhante de Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe. 

Gostou dessas dicas? Então aproveite e conheça 5 séries perfeitas para assistir de uma vez só!

Por Thaís Garcez