Durante a realização da Pesquisa sobre Prevenção de Doenças, quando perguntávamos aos médicos especializados em medicina preventiva qual a melhor maneira de evitar as doenças, eram duas as principais recomendações: faça mais exercícios e coma corretamente. E eles não hesitavam em nos dizer quais os “ingredientes” de uma dieta saudável: frutas, legumes e verduras, grãos integrais e a gordura saudável, especialmente os ácidos graxos ômega-3. Esses ingredientes foram transformados aqui em uma receita deliciosa. Afinal, degustar uma boa comida é um dos maiores prazeres da vida, e acreditamos que nada justifica furtar-se a esse prazer. De fato, tudo isso para ajudar você a atingir três metas fundamentais na prevenção de doenças:

1. Comer mais frutas, legumes e verduras.

2. Comer mais grãos integrais.

3. Obter calorias de gorduras saudáveis.

Essas metas estão em perfeita consonância com as recomendações que ouvimos dos médicos que participaram da pesquisa. Segundo eles, as pessoas deveriam “comer mais alimentos de origem vegetal”, “evitar alimentos refinados ou processados” e “diminuir a quantidade de carnes vermelhas e alimentos com alto teor de gordura saturada”, que são péssimas para o seu coração.

Mix de folhas com pera, uva e nozes ao mel

Aliás, acrescentar frutas frescas a uma salada verde é um jeito fácil de dar “um gás” na refeição. As nozes – ricas em gorduras saudáveis –, além de coroar o prato, são uma opção muito mais saudável do que os croûtons vendidos nas lojas. nesta receita, elas ganham uma fina camada de mel para dar um toque adocicado.

Preparação: 25 minutos

Assine nosso conteúdo exclusivo

Tempo de tostagem: 12 a 15 minutos

Rende: 4 porções

Ingredientes:

¼ de xícara de nozes, picadas com a mão

1 colher (chá) de azeite de oliva

1 colher (chá) de mel

1 pitada de sal

MOLHO

3 colheres (sopa) de óleo de nozes* ou azeite extravirgem

2 colheres (sopa) de cebola roxa picadinha

4 colheres (chá) vinagre de vinho branco ou tinto

1 colher (chá) de mostarda Dijon ou outra

Sal a gosto

Pimenta-do-reino, moída na hora, a gosto

SALADA

4 xícaras de folhas verdes variadas, lavadas e secas

1 endívia, cortada transversalmente em tiras de 1,5 cm de largura

1 pera madura, firme, sem casca, sem caroço, cortada em fatias finas

1 xícara de uvas vermelhas, sem caroço, lavadas, secas e partidas ao meio

Informação nutricional

Por porção: 223 calorias, 3 g de proteínas, 20 g de carboidratos, 4 g de fibras, 17 g de gorduras totais, 2 g de gorduras saturadas, 0 mg de colesterol, 365 mg de sódio.

Modo de fazer

1 Preparo das nozes:

Preaqueça o forno a uma temperatura de 180ºC. Unte uma assadeira pequena com uma leve camada de óleo. Numa tigela pequena, junte as nozes, o azeite, o mel e o sal. Misture bem e espalhe na assadeira. Leve ao forno durante 12 a 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que o aroma exale. Deixe esfriar.

2 Preparo do molho:

Junte o óleo de nozes, a cebola, o vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta num pote com tampa de pressão ou numa pequena tigela. Agite ou bata os ingredientes para misturá-los.

3 Para a salada, pouco antes de servir,

…coloque as folhas verdes (alface, almeirão, chicória, rúcula etc.), a endívia, a pera e as uvas numa tigela grande. Regue com o molho e misture bem. Divida a salada em 4 pratos e jogue umas 2 colheres (sopa) de nozes por cima de cada um. Uma porção: 2 xícaras.

* Dica: Com seu delicado sabor, o óleo de nozes é uma excelente escolha para temperar saladas, especialmente quando combinado com a própria noz ou queijo temperado. Ele também é fonte de ácidos graxos ômega-3, muito saudável para o coração. É um óleo caro, porém basta um fio dele para fazer a diferença na sua salada. Depois de aberto, conserve na geladeira.