Resolva 5 problemas comuns da geladeira com estas ações simples

Descubra como alguns reparos simples podem fazer com que os problemas comuns da geladeira desapareçam rapidamente. Confira!

Thaís Garcez | 16 de Junho de 2020 às 17:00

Rawf8/iStock -

Quando você menos espera pode surgir um problema com as sua geladeira. Talvez ela não esteja mais gelando como deveria ou esteja vazando água. Pois saiba que alguns desses problemas comuns da geladeira podem ser resolvidos sem a necessidade de contactar um técnico especializado. Veja como solucionar alguns desses transtornos com medidas simples.

Mas, se a sua máquina de lavar louças também está dando defeito, confira essas soluções eficazes!

O que fazer se a comida em minha geladeira não esfria

Verifique a temperatura e diagnostique o problema. Mesmo pequenos desvios em relação às temperaturas de armazenagem recomendadas podem fazer com que a comida estrague.

Infelizmente, muitas geladeiras têm unidades de controle com uma escala arbitrariamente numerada (por exemplo, de 1 a 6, do mais quente para o mais frio).

Se você suspeitar que sua geladeira ou freezer está quente (ou frio) demais, sua primeira tarefa é medir com precisão a temperatura com um termômetro para geladeiras (veja à direita). Então, tente o seguinte: 

  1. Regule o controle do aparelho para uma temperatura menor. Faça um pequeno ajuste, e então verifique a temperatura com um termômetro no dia seguinte. Repita a operação até chegar à temperatura desejada. Use uma caneta à prova d’água para marcar o melhor ponto no seletor para poder voltar a ele caso algo o mova.
  2. Afaste a geladeira da parede e aspire a poeira e as teias de aranha das grades de metal traseiras, passando levemente o acessório de escova do aspirador de pó.
  3. Portas que não vedam podem forçar a geladeira. Verifique a vedação colocando uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Ela deve ficar presa; caso não fique, limpe a borracha com detergente. As dobradiças da porta podem ter cedido com o tempo, desalinhando a porta e a geladeira e abrindo uma brecha. Para realinhar a porta, solte os parafusos das dobradiças com uma chave de fenda, segure-a de modo a alinhá-la e reaperte os parafusos.
  4. A luzinha da geladeira pode aquecer significativamente o que estiver lá dentro se deixar de apagar quando você fecha a porta. Use uma faca cega para levantar a vedação da porta quando esta estiver fechada. Se conseguir ver alguma luz, o interruptor provavelmente está emperrado ou desalinhado, e precisará ser consertado.

Por que minha geladeira está congelando? 

Controle a umidade para mantê-la sem gelo. O acúmulo de gelo reduz o espaço da geladeira e a torna ineficiente. Isso pode ser evitado limpando-se regularmente as grades traseiras e verificando as vedações das portas.

Não coloque comida quente na geladeira. Ela aquecerá o que estiver lá, e o vapor d’água liberado se condensará, formando gelo. Regule o controle de umidade da geladeira (se ela possuir um). Um ajuste mais baixo reduzirá o acúmulo de gelo. 

 

O que fazer se o fundo da minha geladeira está molhado? 

Limpe o orifício de drenagem. Muitas geladeiras têm descongelamento automático, o que significa que o resfriador é aquecido periodicamente para derreter qualquer gelo que tenha se formado em sua superfície. A água escorre por um pequeno orifício de drenagem na parte de trás da geladeira. Este orifício pode ser bloqueado por partículas de comida ou poeira, e a água se acumulará, então, no fundo do aparelho.

A solução é simples: use um  palito de madeira ou cotonete para retirar quaisquer detritos do buraco e, então, despeje uma xícara d’água quente pelo orifício para garantir que ele fique limpo, e seque bem o fundo da geladeira com um papel-toalha. 

O que fazer se a luz da geladeira não acende?

Verifique a lâmpada e o interruptor. Uma lâmpada queimada é a causa mais provável para uma geladeira escura. Retire a tampa transparente e troque a lâmpada.

Se não resolver, concentre-se no interruptor da porta. Limpe o interruptor com jatos de ar comprimido ou com um limpador específico para contatos elétricos. Teste a luz novamente. A porta pode ter cedido nas dobradiças, sem fazer contato com o interruptor da luz. Realinhe a porta e o corpo da geladeira. 

O que fazer se porta da geladeira tende a abrir?

 Incline-a erguendo os pés dela. Se a porta não fica fechada, suba os pés da frente dando duas voltas na regulagem (se possível) ou coloque dois calços bem finos sob eles para que a geladeira se incline para trás, fazendo a porta fechar ao mais leve empurrão.

Não exagere: o aparelho deve ficar o mais nivelado possível.


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

cozinha problemas comuns geladeira