Google Maps vai ajudar a evitar áreas lotadas nas compras de Natal

Fugindo de multidões neste fim de ano? A solução pode estar bem na palma da sua mão com o novo recurso do Google Maps.

Ana Marques | 19 de Novembro de 2021 às 10:00

elenabs/iStock -

A época de festas de fim de ano está chegando, e com ela aquele período não tão agradável: enfrentar multidões que ainda vão às ruas para encontrar presentes para a família e os amigos. Ainda que você esteja planejando realizar sua compras de Natal online em 2021, pode acabar esbarrando em estabelecimentos lotados ao sair para almoçar fora ou realizar tarefas rotineiras.

Para evitar transtornos desse tipo, o Google Maps anunciou funções extras que podem ser uma verdadeira mão na roda durante essa temporada.

Leia também: Receitas de biscoitos de Natal para fazer renda extra

Google Maps mostra bairros mais movimentados ao vivo

Combinando as tendências de ocupação de diversos estabelecimentos e locais, o Maps vai exibir instantaneamente quais são as áreas mais movimentadas da cidade. O recurso é útil para evitar multidões ou mesmo para ir até elas.

No primeiro caso, se você está apenas querendo chegar ao escritório ou ao supermercado sem dar de cara com um monte de pessoas desesperadas pelo presente de Natal ou encantadas com a nova decoração natalina no centro da cidade, basta recalcular a rota para evitar a região em questão.

Na segunda ocasião, imagine que você é um turista e quer encontrar os bairros mais movimentados, que provavelmente serão os de maiores atrações e com festas programadas — com apenas uma olhada no mapa, é possível identificar a região para onde seguir.

Google Maps (Imagem: Divulgação)

Veja lotação por faixa de horário e em estabelecimentos

Além de mostrar as tendências de ocupação em tempo real, o Google Maps também permite que você saiba a lotação estimada por faixa de horário em cada bairro. Além disso, uma função já existente no app pode ser muito útil nesses momentos: a que mostra a movimentação dentro de estabelecimentos em diferentes partes do dia.

Com esses dados, você pode se programar para sair de casa no melhor horário a fim de evitar multidões, ou mesmo mudar seus planos e ficar em casa mesmo.

Segundo o Google, o novo recurso de lotação por áreas será lançado globalmente “a tempo da temporada de feriados” este ano, então você já pode verificar se aparece no seu celular. Ele estará disponível no Maps para iPhone e Android.