5 cores de parede para deixar a sua casa mais serena

Se você quer ambientes mais calmos, descubra agora quais as cores de parede para deixar a sua casa mais serena e aconchegante!

Ana Luiza Vasconcelos | 27 de Maio de 2021 às 17:00

KatarzynaBialasiewicz -

Com tanta coisa acontecendo no mundo, nada melhor do que fazer da nossa casa um cantinho especial para relaxar. Porém, para conseguirmos ter um ambiente sereno, é preciso ter uma decoração coerente com esse intuito. Para ajudá-lo nessa tarefa, nós separamos algumas dicas de cores de parede para deixar a sua casa linda e com uma vibe bem calminha.

Quais as melhores cores de parede para deixar a casa mais serena

Para deixar sua casa mais serena o recomendado é evitar cores muito fortes e quentes como o amarelo, vermelho e laranja, por exemplo. Essas cores chamam a atenção e, consequentemente, nos deixam mais atentos. No entanto, isso não quer dizer que elas não possam ser usadas. Essas mesmas cores, quando utilizadas em tons claros ou pastéis, podem até transmitir alguma paz. Como exemplo podemos citar o amarelo em tons mais claros que vem sendo muito associado às decorações com girassol para trazer boas energias ao ambiente.

Leia também: Como pintar parede: confira o passo a passo

Apesar de cores quentes em tons mais claros serem uma opção, quando se trata de atrair serenidade, cores de tons frios como o azul, verde e roxo e claros são os mais recomendados. Veja abaixo algumas dicas de cores de parede para deixar a casa mais serena!

1. Roxo, lilás, lavanda

(Imagem: pozitivo/iStock)

A mistura de azul e vermelho, ou azul e rosa tem a capacidade de trazer equilíbrio e paz interior. Tons de roxo significam força, paz e sabedoria. Alguns estudos indicam que a meditação é 10 vezes maior quando praticada sob luzes roxas.

2. Verde

(Imagem: Nongnuch Pitakkorn/iStock)

Associado diretamente à natureza e ao ar livre, a cor verde é acolhedora, calma e simboliza a saúde e a prosperidade. Estar na natureza melhora o humor, a cognição e a saúde, ela representa alegria, fertilidade, esperança e é uma cor sagrada para os egípcios.

3. Cinza

(Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock)

Cor fria, neutra e equilibrada, o cinza cria uma atmosfera de base sólida e estável, ótima para evocar calma e alívio. O cinza é uma ótima opção para quem prefere cores menos chamativas e mais suaves. Além disso, seu tom leve fica bem em todos os tipos de cômodos.

4. Rosa claro

(Imagem: wuttichaijangrab/iStock)

De acordo com o feng shui, o tom claro de rosa é a cor perfeita para energia calmante que pode também despertar sentimentos de compaixão, carinho e amor. Essa mistura das cores vermelho e branco representam a união de energias opostas, como o material e o espiritual.

5. Azul

(Imagem: Lilas Gh/iStock)

Pacífica, calma e gentil, a cor azul é ótima para controlar o estresse, diminuir a frequência cardíaca, ansiedade e pressão arterial. Simboliza a paz e a espiritualidade e é uma cor muito positiva. É uma ótima cor para sala, quartos de crianças, bibliotecas e espaços de meditação.

Uma tendência bem interessante, estilosa e que pode funcionar para deixar o ambiente bonito e calmo ao mesmo tempo, é a pintura setorizada. Este estilo de pintura não precisa ser da parede inteira, mas sim de apenas partes. Outra tendência é brincar com formas geométricas na parede. Triângulos pintados, por exemplo, pode dar um ar sofisticado e calmo ao mesmo tempo. Mais uma tendência é a pintura orgânica que consiste em pintar folhas, pássaros, flores e figuras que lembram a natureza.

E, claro, para manter o ambiente realmente calmo é preciso que os cômodos tenham certa harmonia entre si. Uma parede da sala com tons pastéis e uma cozinha vermelha, por exemplo, destoa muito e pode causar certo desconforto pelo desequilíbrio de energias contrárias que estes cômodos transmitem. Pra saber mais, veja a nossa matéria com 7 dicas simples para combinar cores em casa!