Pintar as paredes é uma ótima forma de dar cara nova aos cômodos da casa. Há muitas opções de cores e tipos de tinta no mercado: difícil é escolher a mais bonita!

Dar novas cores às paredes pode ser a opção para quem quer fazer mudanças na casa sem gastar muito. Se você quer fazer isso, mas não sabe como, confira a seguir as dicas de como pintar parede:

Quais são os materiais e equipamentos de proteção necessários

materiais para pintar parede
Imagem: monticelllo/Istock

Lona plástica: serve para forrar o chão e os móveis.

Fita crepe: será usada para proteger itens como interruptores e rodapés.

Lixa: servem para deixar a parede mais lisa e nivelada, antes de ser pintada. Saiba que, quanto menor o número da lixa, mais áspera ela é. Para lixar paredes, você pode usar a de número 150.

Bandeja de tinta: a bandeja de pintura serve para você molhar o rolo ou o pincel na tinta. Para quem quer economizar tinta, ela é uma boa compra, pois faz com que o produto se espalhe de maneira mais uniforme no pincel ou no rolo.

Rolo: o rolo de pelo longo é mais indicado para paredes mais irregulares, pois ele absorve maior quantidade de tinta e preenche toda as superfícies. Escolha o de pelo curto para paredes lisas. 0s de lã são indicados para tinta acrílica e também tinta látex.

Pincéis: use-os para pintar os cantos e superfícies menores. Os de cerdas brancas são bons para superfícies lisas e os com cerdas tipo gris são adequados para serem usados com tinta látex, acrílica e PVA.

Cabo extensor ou escada: necessários para pintar superfícies mais altas e as quais você não alcança. O extensor é encaixado no rolo e é uma opção mais segura e prática do que a escada.

Tinta: escolha a mais adequada para a parede que será pintada. Tanto a tinta látex quanto a tinta acrílica são recomendadas para paredes e tetos, sendo que a látex é mais indicada para ambientes internos.

Luvas, máscara e óculos de proteção: para evitar acidentes, procure usar luvas, máscara e óculos de proteção, pois o cheiro forte pode incomodar e a tinta pode respingar nas mãos e nos olhos.

Como pintar parede: confira o passo a passo

dicas de como pintar parede
Imagem: Berezko/iStock

1) Vista os equipamentos de proteção.

2) Forre o chão e cubra os móveis com lona plástica. Também é importante retirar os espelhos dos interruptores e das tomadas. Cole fita crepe nos rodapés e nos cantos do teto.

3) A parede tem que ser preparada: se tiver buracos, cubra com massa corrida ou argamassa. Depois, será necessário usar um fundo preparador de paredes. Após isso, a parede poderá ser lixada.

4) Prepare a tinta: ela precisa ser diluída em água ou solvente, e a instruções para isso você encontra na lata. Depois disso, coloque a tinta na bandeja.

5) Comece pelos cantos: com o pincel, pinte os cantos do teto, parede e rodapé.

6) Com o rolo, comece pelo teto. Depois, na parede, comece pela parte de cima. Pinte a primeira demão de baixo para cima, com movimentos leves e na vertical.

7) Faça isso em toda a parede e deixe secar por 5 horas.

8) Avalie se a segunda demão é necessária. Se sim, repita o processo.

Leia mais: DIY: 8 dicas de desenhos para fazer na parede