Ciclo menstrual: o que é, principais fases e período fértil

Conheça todas as fases do seu ciclo menstrual, saiba quando é o seu período fértil e como o seu corpo reage em cada um desses momentos.

Thaís Garcez | 12 de Maio de 2021 às 10:17

olhahladiy/iStock -

Mesmo sendo algo intrínseco à vida das mulheres, o ciclo menstrual ainda desperta muitas dúvidas. Entretanto, conhecê-lo bem pode ser muito útil; tanto para reconhecer o comportamento do seu corpo durante as fases como para identificar os sinais do período fértil. Em cada momento do ciclo algo importante acontece entre o seu cérebro e seu aparelho reprodutor.

Essa comunicação que ocorre de forma frequente influencia na liberação de hormônios, na ovulação e até no início da menstruação. Como o próprio nome diz, trata-se de um ciclo, um processo contínuo que inclui duas fases com funções distintas porém complementares. E apesar de parecer complicado de entender, você perceberá que já o conhece bem. Pois a todo momento é possível perceber seu corpo modificando e reagindo a cada fases.

Confira os detalhes do ciclo menstrual a seguir. Saiba como o organismo sabiamente se prepara para encerrar e iniciar novos ciclos continuamente. E aprenda a tirar proveito de cada momento para seus objetivos de vida, seja engravidar ou não.

Principais fases do ciclo menstrual

Tudo começa no primeiro dia da menstruação. Esse também será o primeiro dia do ciclo menstrual. A partir desse momento, inicia-se a primeira metade do ciclo. Nela ocorrem a fase menstrual e proliferativa (útero) e a fase folicular (nos ovários). Em seguida, há um intervalo para a ovulação. A segunda metade do ciclo vem logo depois, com a fase secretora (útero) e a fase lútea (ovários).

Ciclo uterino: Menstruação

Todo ciclo dura em média 28 dias e começa na menstruação. (Imagem: JulyProkopiv/iStock)

Nesse momento do ciclo ocorre a liberação do fluxo de sangue e do endométrio pelo canal vaginal. O tempo de menstruação pode variar de pessoa para pessoa. Mas a duração mais comum é de 5 a 7 dias. Caso dure mais tempo, é importante buscar uma avaliação médica com um ginecologista.

Ciclo uterino: Fase Proliferativa

Ao final do período menstrual, tem início no útero a Fase Proliferativa. Ou seja, quando o endométrio se recupera da descamação e começa ficar mais espesso. Esse processo tem como objetivo transformar o útero no local ideal para receber o óvulo fecundado. O endométrio segue ficando mais espesso até o momento da ovulação.

Ciclo ovariano: Fase Folicular

A Fase Folicular tem início na menstruação e termina na ovulação. Sendo assim, ela acontece paralelamente com as duas fases uterinas (descritas anteriormente) da primeira metade do ciclo menstrual. Nessa fase o cérebro entra em ação e se torna um fator-chave no processo. Durante a menstruação, duas glândulas cerebrais, a hipófise e a pituitária produzem um hormônio chamado folículo-estimulante (FSH).

Nessa fase, os folículos que estão no ovário se preparam para produzir óvulos. (Imagem: Menshalena/iStock)

Ele será o responsável por “informar” aos ovários a necessidade de criar um óvulo para a ovulação. Então, em cada folículo dos ovários começa a ser formados óvulos. Ao final da menstruação, um desses folículos estará mais desenvolvido do que os outros e, portanto, será o dominante. Esse folículo continua crescendo, e o processo pode levar de 10 a 22 dias, até a ovulação; liberando bastante estrogênio no organismo.

Ovulação

A metade de todo o ciclo menstrual é caracterizada pela ovulação; seu período fértil. Depois que o folículo cresce bastante (por volta de 2 cm) e o nível de estrogênio liberado chega ao seu ponto máximo, o cérebro é avisado. Quando isso ocorre, há um aumento significativo do hormônio luteinizante, responsável pela indução da ovulação. A ovulação acontece quando o folículo dominante libera seu óvulo para as trompas de falópio.

Seu corpo irá te informar quando esse processo estiver ocorrendo liberando pelo canal vaginal o muco cervical, uma secreção transparente e pegajosa semelhante a uma clara de ovo. Essa secreção também tem como função facilitar o deslocamento do espermatozoide até o útero e, depois, até o óvulo que está na trompa. Se ele for fecundado, seguirá para o útero para se desenvolver.

Se você deseja engravidar, é importante saber o momento da ovulação. (Imagem: FotoDuets/iStock)

Aproveite e descubra como calcular corretamente o seu período fértil!

Ciclo ovariano: Fase Lútea

Depois da ovulação, tem início a segunda parte do ciclo menstrual. Na Fase Lútea o folículo dominante continua a ter um papel importante. Após desprender o óvulo para as trompas de falópio, ele se transforma em corpo lúteo, ou seja, em uma estrutura amarela que é temporária. Sua função é produzir estrogênio e progesterona para auxiliar no espessamento do endométrio e favorecer o desenvolvimento do óvulo fecundado.

Caso não haja fecundação, o corpo lúteo se desfaz e sua produção de hormônios cai bastante. Com isso, ocorre a menstruação. A Fase Lútea chega a durar 14 dias, e é durante esse período que surgem os sintomas da TPM; devido às mudanças hormonais.

Ciclo uterino: Fase Secretora

Terminada a fase da ovulação, o útero se prepara para receber o óvulo fecundado ou para criar a menstruação. Mas como isso acontece? Existem duas possibilidades. Se não houver fecundação, ocorre a descamação do endométrio, o tecido uterino. O resultado é o fluxo de sangue e desse tecido do útero pelo canal vaginal. Nessa fase, o endométrio também libera altas doses prostaglandinas, responsáveis, entre outras coisas, pelas cólicas menstruais; resultado das contrações do músculo uterino.

Nessa fase, o endométrio produz hormônios que estimulam o músculo uterino e causam cólicas. (Imagem: Анастасия Фризен/iStock)

Mas caso aconteça a fecundação, o endométrio se prepara para a fixação do óvulo, deixando de engrossar. A produção de prostaglandinas, no entanto, é bloqueada, para que não haja contrações no útero e atrapalhe o início da gravidez. E ao final da Fase Secretora, o ciclo menstrual se reinicia.

O ciclo menstrual não segue um padrão de dias para cada fase. Para algumas mulheres uma fase pode durar mais ou menos tempo do que a outra. Portanto, é preciso estar atenta ao seu ciclo para se conhecer melhor. Alguns aplicativos de controle menstrual podem te ajudar nessa função. Porém, se o seu ciclo for muito irregular, busque um ginecologista para tirar todas as dúvidas e avaliar seu caso.