As reclamações sobre o ciclo menstrual irregular são muito comuns. Desde meninas mais novas, em seus primeiros ciclos, até mulheres na perimenopausa sofrem com o problema. No entanto, essa irregularidade na menstruação, tão associada à gravidez, pode ser sinal de algo mais grave.


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.


Entender o que acontece com nosso corpo é extremamente importante. E a falta de menstruação pode ser sintoma de uma série de doenças. Para compreendermos um pouco mais, separamos uma lista com seis doenças que podem tornar seu ciclo menstrual irregular.

Leia também: Como calcular o período fértil: saiba mais sobre essa fase do ciclo menstrual

1. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é, em suma, uma deficiência na produção de hormônios da tireoide. A ausência ou diminuição desses hormônios tem influência em vários aspectos do funcionamento do corpo humano. Bem como, no ciclo menstrual. 

Essa doença pode ter como um de seus sintomas o ciclo menstrual irregular. Por exemplo, um fluxo muito intenso e/ou com muitas cólicas. Em caso de primeiro ciclo, pode acontecer uma antecipação da menstruação.

Também é comum que haja uma antecipação do ciclo. Podendo uma mulher que tenha um ciclo de 28 dias, passar a ter um ciclo de 24.

Mulher com dor na garganta
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertiroidismo podem influenciar no ciclo menstrual (Imagem: Prostock-Studio/iStock)

2. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo, ao contrário do hipotireoidismo, é o excesso da produção de hormônios da tireoide. Sua presença em maior número também reflete em diversos aspectos do organismo. O efeito na menstruação pode ser desde fluxo baixo, até a ausência de fluxo menstrual. 

Nessa doença, a primeira menstruação de uma menina pode acontecer mais tardiamente. E os ciclos menstruais podem ser irregulares, se tornando mais espaçados e até mesmo ausentes. 

3. Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

útero florido representando o SOP
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) também é uma das causa para o ciclo menstrual irregular (Imagem: Menshalena/ iStock)

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que causa aumento dos ovários com o surgimento de pequenos cistos ao redor deles. Por vezes, essa doença é descoberta após a mulher apresentar alguns dos sintomas mais comuns, que incluem, dentre outros, a irregularidade no ciclo menstrual.

Na SOP, o mais comum é que as mulheres apresentem ciclos menstruais mais longos (duração maior que 35 dias). Mas, também pode apresentar amenorreia (menstruação ausente por mais de 6 meses), o que a torna imprevisível. 

4. Tumor na hipófise

Hipófise
A hipófise é um glândula responsável por, entre outras coisas, regular o funcionamento de outras glândulas como a tireoide e a supra renal (Imagem: Decade3D/iStock)

Também conhecido como adenoma, esse é um tumor considerado raro e, em sua maioria, benigno. O tumor na hipófise possui como um de seus sintomas o excesso ou falta de alguns hormônios, o que pode acarretar em irregularidades no ciclo menstrual além de outros problemas no sistema reprodutivo que podem levar à infertilidade. 

Leia também: 7 atitudes que reduzem o risco de infertilidade

5. Endometriose

Mulher com dor
A endometriose entre outras coisa deixa o ciclo menstrual irregular, pode causar fortes cólicas e dores na região pélvica (Imagem: Staras/iStock)

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o útero – fora do útero. É possível que ele esteja presente nas trompas, ovários, bexiga e no intestino.

Seu principal sintoma é a irregularidade menstrual. É comum que haja dores antes da menstruação, cólicas menstruais intensas. Também é possível que os fluxos sejam mais intensos ou irregulares. Outros sintomas envolvem a alteração intestinal durante a menstruação.  Para saber mais sobre tipos, sintomas e tratamentos para a doença, clique aqui!

6. Miomas 

Útero com miomas
O mioma também é uma possível causa do ciclo menstrual irregular (Imagem: Gilnature/iStock)

Os miomas, ou fibromas, são tumores benignos do útero que causam distúrbio hormonal. Esse distúrbio forma no útero alguns nódulos firmes e com coloração esbranquiçada. Um dos sintomas do mioma pode, à princípio, se confundir com a menstruação: o sangramento uterino anormal. Entenda melhor o que são miomas uterinos e conheça todos os sintomas e saiba como se prevenir.