10 dicas para controlar a compulsão alimentar

Apesar de precisar de acompanhamento profissional quando se torna grave, a compulsão alimentar pode ser evitada ou reduzida; saiba como!

Douglas Ferreira | 9 de Dezembro de 2021 às 16:00

AntonioGuillem/iStock -

O transtorno de compulsão alimentar é marcado pelo frequente consumo de enormes quantidades de alimentos. Ademais, a pessoa diagnosticada com este transtorno, também sente uma perda de controle na situação.

Segundo o estudo desenvolvido na Columbia University Medical Center e publicado no Manual MSD, o transtorno de compulsão alimentar, diferente da bulimia, ocorre mais entre pessoas obesas e fomenta o aumento de calorias. Fora isso, cerca de 30% das pessoas que se encontram no quadro de obesidade precisam lidar com ele.

Sintomas da compulsão alimentar

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele não vem seguido de indução de vômitos ou algo do tipo. Contudo, é importante termos em vista que a compulsão alimentar tem caráter episódico. Ou seja, não tem o excesso permanentemente.

As pessoas que se encontram nesse quadro, geralmente demonstram muita insatisfação, porém, incapacidade de controle (o que pode ser trabalhado). Além disso, há possibilidade de um quadro de Depressão. Mas como é possível controlá-la ?

Leia também: alimentos ultraprocessados prejudicam sua saúde

Controlando a compulsão alimentar

1. Evite as armadilhas

(imagem:wildpixel/istock)

“Você sente compulsão pelo que come. Então, se modificar os alimentos, poderá enfraquecer compulsões antigas e fortalecer novas”, diz a Dra. Marcia Pelchat. Durante cinco dias, os voluntários da sua pesquisa beberam suplementos dietéticos e tiveram menos compulsão por alimentos comuns que desencadeavam a vontade de comer.

Ao fim da pesquisa, os voluntários preferiram os suplementos. Os primeiros dias são os mais difíceis, e provavelmente você não vai conseguir eliminar todas as compulsões antigas. Mas, quanto mais evitar esses alimentos, menos irá desejá-los.

2. De fim a tentação

(imagem:Vadym Petrochenko/istock)

Se você foi vencido por uma compulsão e comprou um pacote de biscoitos, mas passou a se sentir culpado ao começar a comê-los, jogue-os fora! “Você se sentirá realizado”, afirma a Dra. Caroline Apovian, diretora do Centro de Nutrição e Controle do Peso do Centro Médico de Boston. Não pense no dinheiro. Se os biscoitos não forem para o lixo, vão direto para sua cintura.

3. Coma nuts para moderar o apetite

(imagem: oorka/istock)

Beba dois copos de água e coma seis nozes, doze amêndoas ou vinte amendoins. Em vinte minutos, eles vão acabar com a compulsão e moderar o apetite, mudando a química do corpo, explica o Dr. Michael F. Roizen.

4. Tome um café

(imagem:JLco – Julia Amaral/istock)

Experimente beber um café (ou café com leite) em vez de comer um doce. A cafeína nele contida não vai satisfazer sua compulsão, mas vai lhe poupar algumas calorias e moderar seu apetite, afirma o Dr. Roizen. E só o ritual de prepará-lo ou sair para comprar podem distrair você. Veja aqui 9 receitas simples e deliciosas com café!

5. Tente relaxar

(imagem:Pheelings Media/istock)

O estresse é um grande desencadeador de compulsões. Então, aprender a lidar com ele pode evitar que você acumule centenas de calorias. Sendo assim, algumas dicas para se livrar do estresse incluem respirar fundo ou visualizar uma paisagem. Ademais, você também pode incrementar essa técnica ouvindo músicas relaxantes.

6. Tire um cochilo

(imagem:Federico Moreno/istock)

Em países como Itália e Espanha o hábito do cochilo da tarde é tão antigo que nem se sabe ao certo quando começou. Todavia, em outros lugares, incluso o Brasil, o cochilo é um ato ocasional.

Mesmo parecendo uma banalidade, a verdade é que há benefícios no hábito do cochilo. No entanto, é preciso ter cuidado para que o hábito não afete de forma nociva o sono noturno (fundamental para saúde e bem-estar).

Mas como este hábito ajuda no controle da compulsão alimentar? Bem, o cochilo diário ajuda o organismo a fazer a manutenção da sua regularidade. Portanto, o cochilo regula o relógio natural e reduz o estresse e as consequências dele.

Como já dito anteriormente, o estresse é um dos fatores que podem ser gatilho para o transtorno.

7. Mantenha os dentes escovados

(imagem:Prostock-Studio/istock)

Escove os dentes e use antisséptico bucal. “Quando os dentes estão limpos e o hálito fresco, não sentimos vontade de comer”, diz a Dra. Molly Gee, nutricionista da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston. Conheça os 7 hábitos que fazem mal à saúde dos dentes!

8. Se distraia

(imagem:gpointstudio/istock)

“As compulsões tipicamente duram dez minutos”, afirma o Dr. John Foreyt, da Faculdade de Medicina Baylor. Reconheça isto e mude o foco: ligue para alguém, ouça música, leia um livro, dê uma volta, medite ou exercite-se.

9. De um agrado a si mesmo

De vez em quando, podemos tomar um sorvete, sim. Mas prefira um copinho (uma porção de uma bola) e não uma banana split. Experimente também barrinhas de cereais com chocolate light e biscoitinhos sem açúcar que têm, em média, 100 calorias por porção.

O segredo é comprar um item de cada vez. E já que 100 calorias a mais todo dia podem sabotar sua dieta, faça um trato consigo mesmo e exercite-se para queimar as calorias extras. Caminhar apressadamente durante 15 minutos queima pelo menos 100 calorias.

Veja também: alimentos para praticantes de caminhada

10. Planeja refeições com menos calorias

Varie seu caminho para evitar passar na frente daquela padaria ou pizzaria. Se vai ser inevitável comer uma torta de aniversário, compense as calorias extras, para não comprometer a dieta. Planeje uma das refeições do dia com menos caloria do que o habitual.


Texto originalmente escrito por Douglas Ferreira e atualizado por Gabriela Botafogo.