Um cafezinho sempre vai bem, né? Seja de manhã ou à tarde, já faz parte da rotina. O que muitas pessoas não sabem é que o café também pode ser protagonista de muitas receitas variadas, sejam doces, bebidas com álcool e até salgadas!

Confira abaixo 9 maneiras fáceis de usar o café e que vão te deixar com água na boca!

  • jantroyka/iStock

    1 – Brigadeiro de café

    Para começar nossa lista, não poderíamos deixar de fora o doce brasileiro mais famoso: o brigadeiro! A receita original, que leva leite condensado, achocolatado e manteiga, fica especial com um toque de café coado. Adicione 1/3 de xícara e mexa em fogo baixo até chegar ao ponto ideal. Saboreie sem moderação!

  • dzika_mrowka/iStock

    2 – Café com água-de-coco

    Essa receita é perfeita para o verão! Utilize café coado concentrado ou café expresso e adicione água-de-coco e gelo. Refrescante e delicioso!

  • ugurv/iStock

    3 – Caipirinha de café

    Acrescente café frio ao drink tradicional de caipirinha e saboreie essa junção perfeita de bebidas brasileiras!

  • Ryzhkov/iStock

    4 – Filet mignon ao molho de café

    Frite o filet mignon em uma panela com azeite, sal e pimenta do reino, e reserve a carne. Na mesma panela, junte 200 ml de café coado forte, 100 ml de vinho tinto, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1/3 de xícara de creme de leite fresco. Mexa até os sabores ficarem encorpados com o sabor da carne que estava no fundo da panela. Deixe ferver até engrossar. Depois, acrescente a carne e um pouco do molho em uma assadeira e leve ao forno médio por aproximadamente 10 minutos. Sirva com a salada da sua preferência e surpreenda seus convidados!

  • VeselovaElena/iStock

    5 – Coquetel de café

    Junção perfeita de sabores docinhos que todo mundo gosta. Junte café expresso, licor de café, vodka e creme de leite e faça um coquetel delicioso para receber os amigos!

  • Nadore/iStock

    6 – Milkshake de café 

    Quem não gosta dessa junção de bebida e sobremesa? Nesta receita, basta bater no liquidificador o sorvete de creme, leite integral bem gelado, licor de café e infusão de café extraforte ou expresso. Decore com calda de chocolate e sirva na hora, bem gelado!

  • Yulia_Davidovich/iStock

    7 – Mousse de café 

    Após dissolver o café em 200 ml de água, hidrate dois envelopes de gelatina sem sabor em um copo com água morna. Bata no liquidificador junto com uma lata de leite condensado e uma lata de creme de leite. Deixe gelar por 2 horas. Simples, rápido e delicioso!

  • Malkovstock/iStock

    8 – Macarrão com molho de café

    Em uma panela, refogue 1 colher (sopa) de café, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, suco de 1 limão, 150g de queijo parmesão, 100ml de azeite, sal e pimenta-do-reino. Bata tudo no liquidificador e misture o molho ao macarrão já pronto. Perfeito para um almoço rápido, porém delicioso!

  • Seva_blsv/iStock

    9 – Irish coffee

    Para finalizar, uma versão gringa da nossa bebida favorita. Misture 4 xícaras (chá) de café quente, 1 e ½ xícaras (chá) de uísque e açúcar. Sirva com creme de leite fresco ou chantilly no topo!