Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de abril de 2020

Receitas fáceis de fazer com o que se tem no armário da cozinha

Nesta quarentena, que tal apostar em algumas receitas diferentes?

Imagem: AlexPro9500/iStock

Para preparar boas opções para a hora do almoço não são necessários muitos ingredientes diferentes. A prova disso são essas receitas fáceis de fazer com o que você tem casa, como ovos, macarrão, queijos e tomates.

Salada de macarrão e molho de pepino, timbales de espinafre, sopa de frango, salada picante de macarrão e atum, pimentões recheados com queijo… Um alerta: no final, vai ser difícil eleger apenas uma para preparar.

Então que tal surpreender sua família com esses pratos durante a quarentena? E não se preocupe; caso você não possua algum dos ingredientes, antes de ir ao mercado, pense se é possível fazer pequenas alterações nos ingredientes. O que realmente importa é a criatividade!

E se quiser conferir mais receitas práticas e deliciosas, dê uma olhada também nessas sobremesas com frutas perfeitas para adoçar o seu dia!

Confira algumas receitas fáceis de fazer em casa:

  • Reader's Digest

    Salada de macarrão e molho de pepino

    Aqui a massa em forma de pequenos caracóis esconde no interior o molho de ervas, iogurte e tomates, tornando cada pedaço pleno de sabor. O molho refrescante de legumes e frutas aumenta o valor nutritivo e acrescenta um sabor peculiar, com texturas contrastantes.

    Confira os ingredientes e modo de preparo nos próximos slides →


  • midori4

    Ingredientes

    225 g de lumache (massa em forma de caracol) ou outros formatos ocos

    4 colheres de sopa de salsa, hortelã, cebolinha e estragão frescos e picados

    4 tomates picados

    200 g de iogurte natural desnatado

    1 abacate

    sal e pimenta-do-reino

    ramos de hortelã fresca para decorar

    Molho de pepino

    4 talos de aipo, cortados em cubos bem pequenos

    1 pimentão verde, sem sementes e cortado em cubos bem pequenos ou picado

    1/2 pepino cortado em cubos ou picado

    1 alho-poró cortado em fatias bem finas ou picado

    raspas de 1 limão siciliano (opcional)

    50 g de agrião, grosseiramente picado

    100 g de fatias de manga cortadas em cubos

    1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

    1 maçã


  • EugeneTomeev/iStock

    Modo de preparo

    1. Cozinhe a massa em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente.

    2. Enquanto isso, misture a salsa, a hortelã, a cebolinha e o estragão com os tomates numa tigela grande o suficiente para depois conter também o macarrão. Acrescente um pouco de temperos e o iogurte.

    3. Escorra bem a massa cozida, sacudindo-a no escorredor para que não fique água do cozimento dentro do macarrão. Acrescente a massa quente ao molho de iogurte e use uma colher grande para virá-la até que esteja toda coberta pelo molho. Cubra e reserve até ficar morna. A salada de macarrão fica gostosa morna ou pode ser servida fria. Neste caso, espere esfriar completamente e leve à geladeira por 1 hora. O macarrão pode ser misturado ao molho com várias horas de antecedência, se for mais conveniente.

    4. Enquanto isso, combine o aipo, o pimentão, o pepino e o alho-poró. Adicione as raspas de limão, se as utilizar, o agrião e a manga desidratada. Cubra e reserve.

    5. Pouco antes de servir, acrescente o azeite ao molho de pepino, e tempere a gosto. Corte a maçã em quartos, retire a parte central e corte em cubos. Adicione-a ao molho de pepino e misture bem.

    6. Corte ao meio o abacate e retire o caroço, depois corte em quartos,
    ao comprido, e descasque os pedaços. Corte a polpa em cubos e junte-a ao macarrão.

    7. Sirva o molho de pepino como acompanhamento para a massa, de modo que possa ser acrescentado a gosto. (A massa quente absorve o molho de iogurte, tornando-se relativamente seca à medida que esfria, assim, o molho de pepino tem o papel de segundo molho). Decore com ramos de hortelã e sirva em seguida.


  • Reader's Digest

    Salada picante de macarrão e atum

    O molho para esta salada simples e colorida tem um sabor adocicado, que complementa perfeitamente a abobrinha levemente cozida, o atum, os tomates e a massa al dente. Sirva-a fria, mas sem levar à geladeira, ou prove-a quando ainda estiver quente.


  • Gilnature/iStock

    Ingredientes

    250 g de macarrão parafuso ou espiral

    2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

    1 cebola picada

    1 dente de alho picado

    2 abobrinhas cortadas

    2 colheres de chá de açúcar

    2 colheres de sopa de molho pesto vermelho

    1 colher de sopa de vinagre branco

    6 tomates cortados

    1 lata de atum escorrido e grosseiramente desfeito

    6 azeitonas pretas sem caroço e cortadas ao meio

    2 colheres de sopa de alcaparras (opcional)


  • AgisilaouSpyrouPhotography/iStock

    Modo de preparo

    1. Cozinhe o macarrão em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra bem, lave em água fria e escorra novamente muito bem.

    2. Enquanto a massa cozinha, aqueça metade do azeite numa panela. Coloque a cebola e o alho, refogando-os por 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente o restante do azeite e as abobrinhas e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 3 minutos.

    3. Junte o açúcar, o pesto vermelho, o vinagre e as alcaparras às abobrinhas e à cebola. Aqueça por alguns segundos, mexendo até os ingredientes terem se combinado para formar um molho. Acrescente os tomates e transfira
    tudo para uma tigela e deixe esfriar.

    4. Acrescente o macarrão escorrido à tigela e, delicadamente, incorpore à mistura o atum e as azeitonas pretas. Divida a salada entre 4 pratos ou transfira-a para uma saladeira grande. Sirva decorada com um pouco de salsa lisa, se desejar.


  • AlexPro9500/iStock

    Pimentões recheados com queijo

    Estes pimentões recheados com macarrão fino em um creme salgado são uma entrada ideal para 4 pessoas ou um prato leve vegetariano para 2, servido com saladas variadas e pão quente. Pode-se usar qualquer variedade de pimentão, mas evite os pimentões verdes, que não são tão doces.


  • HandmadePictures/iStock

    Ingredientes

    2 pimentões vermelhos, laranjados ou amarelos grandes

    45 g de linguine

    2 ovos, batidos

    55 g de queijo cheddar maturado, ralado

    30 g de carne moída refogada

    1 1/2 colher de chá de mostarda inglesa em pó

    3 colheres de sopa de leite semidesnatado

    3 colheres de sopa de cebolinha fresca, rasgada com as mãos

    1/2 de colher de chá de manjerona ou orégano desidratados

    2 tomates, sem pele e sem sementes, cortados em cubos

    sal e pimenta-do-reino

    cebolinhas frescas inteiras para decorar

     


  • serezniy/iStock

    Modo de preparo

    1. Preaqueça o forno a 180ºC. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento, cortando cuidadosamente o talo ao meio. Remova as sementes e a parte branca. Cozinhe os pimentões em água fervente por 6 a 8 minutos ou até ficarem macios. Escorra bem e coloque-os sobre papel-toalha.

    2. Cozinhe o linguine em água fervente por 10 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra bem e reserve.

    3. Bata os ovos com o queijo, a mostarda, o leite, a cebolinha e a manjerona ou o orégano. Junte os tomates e temperos a gosto.

    4. Ponha os pimentões numa travessa rasa ou tabuleiro, apoiando-os com papel-alumínio amassado, se necessário, para garantir que fiquem nivelados (caso contrário, o recheio pode escorrer). Recheie cada pimentão até a metade com o linguine, depois, com uma colher, preencha com carne moída e depois jogue a mistura de queijo e ovos sobre o macarrão.

    5. Leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até o recheio endurecer e começar a dourar. Sirva-os decorados com cebolinhas inteiras, acompanhados de folhas variadas para salada, se desejar.


  • Reader's Digest

    Timbales de espinafre e salmão

    Ideais para entrada, esses belos timbales são surpreendentemente fáceis de preparar. Camadas de espinafre e lasanha escondem recheios cremosos de ricota e salmão, e os timbales são servidos com molho de ervas frescas.


  • /iStock

    Ingredientes

    5 tiras de massa para lasanha, cerca de 100 g no total

    250 g de espinafre, sem os talos

    115 g de ricota

    1 ovo, batido

    um pouco de noz-moscada ralada

    170 g de filé de salmão, sem pele

    2 colheres de chá de funcho ou endro frescos, picados

    raspas de 1 limão

    sal e pimenta-do-reino

    funcho ou endro frescos para decorar (opcional)

    Molho de ervas

    15 g de manteiga

    1 colher de sopa de farinha de trigo

    200 ml de leite semidesnatado

    2 colheres de chá de suco de limão siciliano

    3 colheres de sopa de uma combinação de cebolinha, salsa, tomilho e manjerona frescos

    2 colheres de sopa de creme de leite light


  • serezniys/iStock

    Modo de preparo

    1. Preaqueça o forno a 200ºC. Cozinhe a lasanha em água fervente por 3 a 5 minutos ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e lave em água fria. Seque sobre um pano de prato limpo, em camada única, depois corte cada tira de lasanha ao meio, no sentido do comprimento.

    2. Lave o espinafre e coloque-o numa panela grande. Tampe e cozinhe em fogo moderadamente alto por 2 a 3 minutos (a água da lavagem que fica nas folhas é suficiente para o cozimento). Sacuda a panela de vez em quando para que o espinafre cozinhe uniformemente. Escorra bem.
    Use 4 folhas grandes para forrar 4 ramequins, com capacidade para 175 ml, untados levemente com óleo. Pique o restante do espinafre e reserve.

    3. Disponha 2 tiras de lasanha em cada ramequim forrado de espinafre, sobrepondo-as, de modo a formar uma cruz. Deixe o excesso de massa pendurado nas bordas.

    4. Misture metade da ricota com o espinafre picado. Acrescente metade do ovo batido, a noz-moscada e temperos a gosto, e misture bem.

    5. Corte o salmão em cubos de 1 cm e junte-os ao restante de ricota e ovo batido. Adicione o funcho ou o endro, as raspas de limão siciliano e temperos a gosto até misturar tudo muito bem. Divida o recheio de salmão igualmente entre os ramequins.

    6. Corte as 2 tiras restantes de massa ao meio no sentido da largura, e ponha um pedaço em cada ramequim, pressionando cuidadosamente sobre o recheio de salmão. Com uma colher, ponha o recheio de espinafre nos timbales e dobre por cima as tiras de massa que ficaram penduradas. Corte 4 pedaços de papel-alumínio e pincele-os levemente com óleo, depois use-os para cobrir os ramequins. Leve-os ao forno por 20 minutos.

    7. Enquanto isso, prepare o molho de ervas. Derreta a manteiga numa panela pequena. Junte a farinha de trigo, depois acrescente aos poucos o leite e deixe ferver, mexendo  sempre. Adicione o suco de limão, as ervas, o creme de leite e temperos a gosto. Retire o creme do fogo.

    8. Passe uma faca sem serra em volta das bordas dos timbales para soltá-los. Cubra cada um com um prato e inverta-os, desenformando os timbales. Despeje o molho de ervas em volta, decore com funcho ou endro, se usar, e sirva.


  • Reader's Digest

    Sopa de galinha e macarrão

    Grande parte do charme desta sopa é a simplicidade. Confira seus sabores frescos, que mesclam legumes cozidos e frango.


  • Gilnature/iStock

    Ingredientes

    125 g de spaghetti ou linguine, quebrados em pedaços de 5 cm

    1 cenoura cortada ao meio no sentido do comprimento e depois cortada em fatias finas

    1 talo de aipo, cortado em fatias finas

    55 g de brócolis

    1 lata de milho verde escorrido

    2 colheres de sopa de salsa fresca picada

    2 colheres de chá de tomilho fresco

    Caldo de galinha

    1 galinha, cerca de 1,35 kg, sem pele e cortada em pedaços, ou 4 pedaços de frango, sem pele

    2 cebolas cortadas ao meio

    3 cenouras picadas

    3 talos de aipo picados

    louro, salsa e tomilho

    4 grãos de pimenta-do-reino

    sal


  • Modo de preparo

    1. Primeiro prepare o caldo. Ponha os pedaços de galinha numa panela ou caldeirão de fundo grosso. Acrescente a cebola, a cenoura e o aipo e despeje cerca de 2 litros de água fria, de modo a cobrir os ingredientes. Deixe ferver, retirando, à medida que se forma, toda a espuma que estiver na superfície.

    2. Baixe o fogo assim que levantar fervura. Acrescente o louro, a salsa, o tomilho, os grãos de pimenta-do-reino e 1 colher de chá de sal. Tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo brando por 1 hora, removendo a espuma conforme a necessidade. Depois de 30 a 40 minutos, verifique se os pedaços de galinha estão cozidos, espetando-os com a ponta da faca. Se o caldo que escorrer for claro, a galinha está cozida. Reserve-os.

    3. Forre um escorredor ou peneira grande com um pano de musselina
    úmido e coloque por cima de uma tigela grande refratária; coe ali o caldo. Descarte os legumes e os temperos. Leve o caldo coado de volta à panela, lavada. Retire com a escumadeira o excesso de gordura que estiver na superfície. Deixe esfriar e congele as sobras do caldo de galinha para usar em outras receitas.

    4. Quando a galinha estiver fria o suficiente para ser manuseada, retire e descarte todos os ossos. Corte 225 g de carne em pequenos pedaços para usar na sopa. Reserve o restante do frango para sanduíches ou outras receitas.

    5. Ferva o caldo e depois baixe o fogo. Acrescente o spaghetti ou o linguine e a cenoura, e deixe cozinhar por 4 minutos. Adicione o aipo, os brócolis, o milho verde e continue cozinhando por cerca de 5 minutos ou até a massa e todos
    os legumes ficarem macios.

    6. Junte o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto e aqueça bem. Salpique salsa e tomilho e sirva em seguida.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados