Para preparar boas opções para a hora do almoço não são necessários muitos ingredientes diferentes. A prova disso são essas receitas fáceis de fazer com o que você tem casa, como ovos, macarrão, queijos e tomates.

Salada de macarrão e molho de pepino, timbales de espinafre, sopa de frango, salada picante de macarrão e atum, pimentões recheados com queijo… Um alerta: no final, vai ser difícil eleger apenas uma para preparar.

Então que tal surpreender sua família com esses pratos durante a quarentena? E não se preocupe; caso você não possua algum dos ingredientes, antes de ir ao mercado, pense se é possível fazer pequenas alterações nos ingredientes. O que realmente importa é a criatividade!

E se quiser conferir mais receitas práticas e deliciosas, dê uma olhada também nessas sobremesas com frutas perfeitas para adoçar o seu dia!

Confira algumas receitas fáceis de fazer em casa:

Reader's Digest

Salada de macarrão e molho de pepino

Aqui a massa em forma de pequenos caracóis esconde no interior o molho de ervas, iogurte e tomates, tornando cada pedaço pleno de sabor. O molho refrescante de legumes e frutas aumenta o valor nutritivo e acrescenta um sabor peculiar, com texturas contrastantes.

Confira os ingredientes e modo de preparo nos próximos slides →


midori4

Ingredientes

225 g de lumache (massa em forma de caracol) ou outros formatos ocos

4 colheres de sopa de salsa, hortelã, cebolinha e estragão frescos e picados

4 tomates picados

200 g de iogurte natural desnatado

1 abacate

sal e pimenta-do-reino

ramos de hortelã fresca para decorar

Molho de pepino

4 talos de aipo, cortados em cubos bem pequenos

1 pimentão verde, sem sementes e cortado em cubos bem pequenos ou picado

1/2 pepino cortado em cubos ou picado

1 alho-poró cortado em fatias bem finas ou picado

raspas de 1 limão siciliano (opcional)

50 g de agrião, grosseiramente picado

100 g de fatias de manga cortadas em cubos

1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

1 maçã


EugeneTomeev/iStock

Modo de preparo

1. Cozinhe a massa em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente.

2. Enquanto isso, misture a salsa, a hortelã, a cebolinha e o estragão com os tomates numa tigela grande o suficiente para depois conter também o macarrão. Acrescente um pouco de temperos e o iogurte.

3. Escorra bem a massa cozida, sacudindo-a no escorredor para que não fique água do cozimento dentro do macarrão. Acrescente a massa quente ao molho de iogurte e use uma colher grande para virá-la até que esteja toda coberta pelo molho. Cubra e reserve até ficar morna. A salada de macarrão fica gostosa morna ou pode ser servida fria. Neste caso, espere esfriar completamente e leve à geladeira por 1 hora. O macarrão pode ser misturado ao molho com várias horas de antecedência, se for mais conveniente.

4. Enquanto isso, combine o aipo, o pimentão, o pepino e o alho-poró. Adicione as raspas de limão, se as utilizar, o agrião e a manga desidratada. Cubra e reserve.

5. Pouco antes de servir, acrescente o azeite ao molho de pepino, e tempere a gosto. Corte a maçã em quartos, retire a parte central e corte em cubos. Adicione-a ao molho de pepino e misture bem.

6. Corte ao meio o abacate e retire o caroço, depois corte em quartos,
ao comprido, e descasque os pedaços. Corte a polpa em cubos e junte-a ao macarrão.

7. Sirva o molho de pepino como acompanhamento para a massa, de modo que possa ser acrescentado a gosto. (A massa quente absorve o molho de iogurte, tornando-se relativamente seca à medida que esfria, assim, o molho de pepino tem o papel de segundo molho). Decore com ramos de hortelã e sirva em seguida.


Reader's Digest

Salada picante de macarrão e atum

O molho para esta salada simples e colorida tem um sabor adocicado, que complementa perfeitamente a abobrinha levemente cozida, o atum, os tomates e a massa al dente. Sirva-a fria, mas sem levar à geladeira, ou prove-a quando ainda estiver quente.