6 dicas de como começar o dia mais feliz!

Você é daquele tipo que detesta ser acordado bruscamente? Então comece o dia feliz com essas 6 dicas para melhorar o seu acordar!

Douglas Ferreira | 28 de Outubro de 2020 às 11:00

Lisa5201/Istock -

Você é daquele tipo que detesta ser acordado bruscamente pelo despertador? Bom, você não está sozinho, a maioria das pessoas é assim. Afinal, muitas vezes não podemos decidir por nós mesmos a que horas vamos levantar.

Ter que levantar da cama por obrigação pode acabar com o humor de algumas pessoas antes mesmo dela começar o dia. Por isso, nós separamos algumas dicas de como realizar essa transição, que para muitas pessoas pode ser extremamente dolorosa, entre o dormir e o acordar.  São 6 dicas simples que ajudarão você a acordar mais feliz e bem disposto.

Leia também: 10 mitos sobre o sono que você sempre acreditou!

1. Luz

A luz do dia é o melhor sinal que pode ser dado ao relógio biológico. Ela regula de modo natural o ritmo do sono. A luz artificial, porém, pode gerar o mesmo efeito. Com a ajuda de um despertador com fonte luminosa é possível começar o dia de maneira mais suave. Esse tipo de aparelho possui em seu interior uma fonte luminosa ou pode conter várias lâmpadas com um despertador embutido. 

As luzes clareiam o quarto cerca de meia hora antes do horário estipulado no despertador, de modo suave e gradativo, simulando o nascer do sol. Assim, esse processo prepara o organismo para a hora de se levantar.

Alguns despertadores desse tipo ainda vem com sons relaxantes, como chuva, ondas quebrando na praia ou canto de pássaros.

2. Fique deitado por um momento

Não pule da cama assim que o despertador tocar. Fique deitado durante alguns minutos, mas mantenha os olhos abertos e concentre seu pensamento em algo que considera bonito – pode ser uma imagem, uma atitude, ou um sentimento. Prepare-se com calma para o dia que está começando. Assim, você pode pensar nos desafios que o dia lhe reserva durante o café da manhã.

3. Ouça música

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Muitas pessoas conseguem levantar mais facilmente com música. Ligue o rádio ou coloque um álbum favorito. Além de te ajudar a despertar, a música ainda vai animar o seu espírito. 

4. Varie o horário

O despertador pode estar tirando você da cama na hora errada. Experimente programar outros horários, se possível regulando o despertador para mais tarde. Na maioria dos casos, esses testes levam-no a levantar entre 15 minutos e meia hora mais cedo do que o novo horário definido no despertador.

Ajuste os horários de ir para cama e de acordar conforme seu ritmo biológico. Se você é do tipo “cotovia”, não vai obter qualquer benefício indo tarde para cama. Já com as “corujas” é o oposto. Deitar mais cedo pode te deixar angustiado caso você fique rolando na cama e não consiga dormir.

Leia também:

• Melatonina: saiba tudo sobre o hormônio do sono

• 7 dicas para aproveitar uma boa noite de sono

• 5 segredos para combater a insônia com um bom colchão!

5. Tome uma ducha fria

A maioria das pessoas não gosta de tomar banho frio, mas é fato que o frio desperta. Porém, o banho não precisa ser todo debaixo da ducha gelada. Alguns segundos sob o jato frio, ao final do banho, bastam para acordá-lo.

A ducha fria não é recomendada em casos em casos de doenças ligadas às artérias coronárias (como angina) e de hipertensão. Isso porque a água fria pode ocasionar uma crise de angina, além de elevar a pressão arterial. Por isso, quem sofre de doenças cardiovasculares deve evitar banhos frios.

Uma alternativa à ducha gelada é exercitar-se no quarto deixando a janela aberta. Exercícios como fazer movimentos circulares com os braços ou dobrar os joelhos terão o mesmo efeito para despertá-lo.

6. Tome seu café com calma

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Não são apenas os nutricionistas que recomendam fazer a primeira refeição do dia com calma. Os especialistas do sono também aconselham. Se você começa o dia com um café da manhã tranquilo, já proporcionou a si mesmo uma agradável sensação matinal. E pode segui bem-disposto e feliz pelo resto do dia. 

O que diz a psicóloga:

“Ler jornal, conversar com a família, saborear um pão quentinho, sentir o aroma do café: aconselho meus pacientes a fazerem do café da manhã um verdadeiro oásis de prazer. Isso tudo dá ao corpo o tempo necessário para aquecer e começar a funcionar, além de provocar sensações positivas, pois estamos fazendo algo de bom para nós mesmos logo pela manhã. Se possível, evite discussões nesse momento.”