Doenças em crianças: conheça os 6 tipos mais comuns

Conheça as 6 doenças de crianças mais comuns, seus sintomas e as melhores formas de tratá-las para que seus filhos continuem saudáveis.

Julia Monsores | 13 de Julho de 2020 às 15:30

Sasha_Suzi/iStock -

Com a possível volta da poliomielite, conhecer e entender as doenças em crianças, mesmo as mais comuns, é um meio de evitar que elas corram riscos nesta fase cheia de descobertas e aprendizados. Nesta época em que o corpo ainda está se formando, o sistema imunológico está desprotegido contra a maioria dos perigos. Por isso, é tão importante a atenção redobrada dos pais.

É sempre bom relembrar que a maioria das doenças comuns entre criança já possuem vacina para serem combatidas, portanto são de mais fácil prevenção. Então é importante manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada.

A seguir, conheça seis tipos mais comuns de doenças em crianças, bem como suas principais causas e tratamentos.

Leia também: Descubra como estimular o desenvolvimento das crianças em meio à quarentena

Conheça as doenças de crianças mais comuns e como evitá-las (ou combatê-las):

Entre as doenças de crianças mais comuns, quatro delas são combatidas através das vacinas tetra virais (sarampo, catapora, caxumba e rubéola). Ao identificar algum dos sintomas, procure imediatamente um pediatra, que diagnosticará a criança com precisão.

1. Catapora (varicela)

(Foto: kipgodi)

Sintomas e tratamentos:

As famosas marquinhas vermelhas são um perigo constante para as crianças. O vírus varicela-zóster é muito comum, e atinge principalmente crianças abaixo dos 10 anos. Como é uma idade de muito contato, principalmente na escola, o contágio é facilitado, visto que a doença é muito contagiosa e transmitida através de contato direto. Geralmente não possui grandes complicações, mas deve ser tratada assim que alguns desses sintomas aparecerem:

Não deixe de conferir também algumas dicas para aliviar os sintomas da catapora!

2. Sarampo

(Foto: deucee_)

Sintomas e tratamentos:

O sarampo é uma das principais e mais perigosas doenças de crianças. É altamente contagiosa, e, se não for tratada, pode levar a complicações variadas, como pneumonia ou otite. Ela é causada pelo vírus Morbillivirus, transmitido principalmente através da saliva. Ao tossir, espirrar ou até mesmo falar, a criança pode espalhar o vírus rapidamente. Por esse motivo, é recomendado quarentena absoluta e repouso até que os sintomas sumam. Alguns deles são:

A criança também pode apresentar febre e irritação nos olhos. É aconselhável cuidar para que ela não irrite ainda mais seus olhos coçando (e, assim, contaminando ainda mais o ambiente). Procure aliviar esse sintoma passando levemente um pano úmido e limpo sobre os olhos fechados.

3. Caxumba

(Foto: KatarzynaBialasiewicz)

Sintomas e tratamentos:

A caxumba, apesar de já ter sido uma das piores doenças infantis, hoje em dia é facilmente controlada. Continua sendo uma doença comum em crianças, porém sua incidência diminui à medida que pais submetem seus filhos às vacinas tetra virais. Ela é causada pelo vírus Paramyxovirus, e afeta as glândulas parótidas, que produzem a saliva. Quando infectadas, essas glândulas incham, e produzem um aspecto facilmente identificável na criança. As glândulas ficam localizadas abaixo das orelhas, mais próximas da mandíbula.

Se não for tratada corretamente, a doença pode se espalhar por outros órgãos. Se a criança se alimentar corretamente, beber muito líquido e repousar, o sistema imunológico será capaz de dar conta do vírus em alguns dias. Porém, é recomendado que os pais levem a criança a um pediatra, que indicará o tratamento ideal para cada caso.

4. Rubéola

(Foto: parinyabinsuk)

Sintomas e tratamentos:

A última das doenças combatidas pela vacina tetra viral, a rubéola é inofensiva na maioria dos casos. Trata-se de um vírus, altamente contagioso, transmitido também através da saliva. Como dito anteriormente, na maioria dos casos, a rubéola pode desaparecer em algum tempo, mas pode representar um risco a mais se uma mulher contrai-la durante a gravidez, já que o vírus pode ser transmitido ao bebê.

Se isso acontecer, não hesite: procure um médico imediatamente. O tratamento provavelmente será simples e rápido, mas não perca tempo. Alguns dos principais sintomas da rubéola são:

5. Conjuntivite

(Foto: Demkat)

Sintomas e tratamentos:

A conjuntivite é uma das doenças de crianças mais comuns, mas, a princípio, não representa nenhum risco especial. No entanto, é preciso tomar certas medidas para que ela não evolua e cause estragos permanentes. Se trata de uma inflamação que irrita os olhos e caracteriza-se por vermelhidão, coceira, sensibilidade à luz ou olhos lacrimejantes.

Ela é transmitida principalmente por bactérias ou outros agentes, como sujeira ou vírus. Como ela é contagiosa, recomenda-se que a criança evite locais com outros pequenos, como a escola ou a creche. Caso a conjuntivite seja alérgica, ela pode ser tratada através de anti-histamínicos; se for bacteriana, alguns antibióticos podem ser receitados. Mas o tratamento deve ser ministrado por um pediatra para que ele analise e verifique se não há outros problemas.

6. Otite

(Foto: Prostock-Studio)

Sintomas e tratamentos:

A otite é uma inflamação causada por bactérias, e afeta a região dos tímpanos. Por causa dela, a criança pode queixar-se de dor constante e uma sensação de abafamento nos ouvidos. Também é possível que seja secretada uma substância amarelada.

Não há o que fazer em casa: leve a criança imediatamente a um pediatra, que receitará um antibiótico apropriado. Com o tratamento correto, os sintomas devem sumir em alguns dias. Confira aqui algumas dicas para aliviar a dor da otite.

Esteja em dia com a caderneta de vacinação dos seus filhos

(Foto: Prostock-Studio)

Quatro das seis doenças de crianças mais comuns citadas neste artigo podem ser combatidas através de vacinas. O sarampo, a caxumba, a rubéola e a catapora podem ser combatidas pelas vacinas tetra virais, que podem ser aplicadas a partir dos 12 meses de vida.

Ela é facilmente encontrada em postos de saúde públicos. Por isso, fique atenta a campanhas de vacinação dos postos mais próximos à sua casa.

Além dessas doenças, existem muitas outras, como a asma, que podem trazer muitos problemas. Esteja sempre atenta aos sinais e não negligencie as queixas.

É muito importante manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada. As vacinas, que vêm sendo negligenciadas, são uma fonte importante de prevenção das doenças de crianças mais comuns. São doenças inofensivas na maioria dos casos, mas, se não forem tratadas, podem evoluir para complicações ainda maiores.

Por isso, visite um pediatra regularmente para avaliar seus filhos. E não se esqueça de que apenas um médico especializado pode realizar um diagnóstico correto e receitar os remédios necessários para cada criança.

Atenção: Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.