Faça uma busca


Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 18 de junho de 2020

Catapora: conheça 5 formas de aliviar os sintomas rapidamente

Com produtos que você tem em casa a coceira da catapora pode ser aliviada. Entenda melhor!

Imagem: s-dmit/iStock

A catapora dura apenas uma ou duas semanas, mas pode ser uma época infeliz para as crianças pequenas, sobretudo quando estão cobertas da cabeça aos pés com as feridas irregulares que coçam muito. E podem ser semanas infelizes para mães e pais, também – esta é uma daquelas doenças da infância que exige cuidados amorosos 24 horas por dia. Embora a vacina diminua o número de crianças com catapora, sempre haverá crianças (e até alguns adultos) que se beneficiarão do uso destes remédios caseiros suaves, além do tratamento padrão.

Saiba o que fazer primeiro

Além do seu arsenal de cura, realize estas ações assim que perceber que seu filho está com catapora:

  • Se for inverno, diminua o calor da calefação para a temperatura mais baixa confortável. No verão, use ar-condicionado. Não tem? Então, ligue o ventilador no quarto dele. O calor traz mais sangue para a pele, o que agrava a coceira.
  • Corte as unhas o mais rente possível, e mantenha-as curtas. O objetivo é dificultar os arranhões que abrem as bolhas. Essa estratégia ajuda a evitar a infecção e as cicatrizes.
  • Dê à criança um pano frio e úmido para pressionar contra a pele quando tiver vontade de coçá-la. Assim ela consegue aliviar a coceira sem causar dano.
  • Para garantir que a criança não coce, ponha luvas de algodão na criança na hora de ir dormir e vista-a com pijamas limpos, de tecido extramacio, com mangas longas de algodão e calças compridas. O algodão é mais suave para a pele que os tecidos sintéticos.
  • Deixe seu filho descansar bastante, e sirva-lhe muito líquido e comida leve e macia, sobretudo se houver feridas na boca.
  • Nunca dê aspirina enquanto seu filho estiver com catapora – ou qualquer outra doença viral. O ácido acetilsalicílico pode causar a síndrome de Reye, uma complicação potencialmente fatal.

Soluções caseiras

Apele para um banho de aveia

Um bom banho fresco (não frio) misturado com uma xícara de bicarbonato de sódio ou aveia vai fazer seu filho se sentir bem mais confortável. Adicione dois punhados de aveia simples no processador de alimentos ou liquidificador e jogue na banheira. Ou encha uma meia-calça limpa com aveia finamente moída e coloque-a na água do banho. Seu filho pode usar a meia-calça com aveia para passar suavemente nas lesões da catapora.

Dê à criança goles de chá-preto do Ceilão

Os defensores da medicina caseira juram que beber chá-preto do Ceilão acelera a erupção da catapora – e quanto mais rápido isso acontecer, mais rapidamente as pintinhas vão “secar” e desaparecer. Adoce com mel para dar mais sabor ao chá. Não dê esse chá a crianças com menos de um ano de idade.

Aplique um pouco de leite de magnésia

Sua ação calmante e secante é fantástica contra a coceira da catapora.

Use loção de calamina

Aplique-a com cotonetes sobre as bolhas. Essa loção cor-de-rosa é em grande parte constituída de óxido de zinco, que alivia e seca as bolhas.

Recorra à melaleuca

Misture algumas gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree) a uma colher de sopa de azeite de oliva e aplique com um cotonete nas bolhas duas ou três vezes ao dia. O óleo de melaleuca é um poderoso antisséptico natural.

Evite as rachaduras

Depois que as feridas já estiverem com crostas, cubra-as com um pouco de vaselina para evitar rachaduras e sangramento. Ao fazê-lo, no entanto, certifique-se de que não está transmitindo o vírus para o conteúdo do pote. Em vez de usar o dedo, aplique a vaselina com um cotonete. Use um cotonete novo a cada aplicação.

Cuidado com a boca

Se o seu filho tiver lesões de catapora na boca (sim, isso pode acontecer), faça-o gargarejar com água salgada. Sirva comidas leves, como sopas, gelatina e banana, que não machuquem as bolhas. Os picolés também são reconfortantes.

Quando procurar o médico?

A catapora é geralmente mais um aborrecimento que um perigo; a maioria dos casos melhora em 10 a 14 dias, sem problemas. Somente em casos raros surgem complicações graves. Ainda assim, leve seu filho ao pediatra logo após suspeitar que ele está com catapora. O médico pode prescrever medicamentos, se necessário, para amenizar os sintomas da doença.

Procure atendimento imediato se a criança tiver febre alta acompanhada de dor de cabeça forte, tiver uma febre que dure mais de alguns dias, sentir dor intensa nos membros, vomitar repetidamente, desenvolver uma tosse ou apresentar uma área grande de calor ou vermelhidão ao redor de uma ou mais bolhas – este é um sinal de infecção.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados