Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de outubro de 2019

5 dicas para aliviar a dor da otite

Se você sofre com esse mal, confira dicas práticas para aliviar seu incômodo.

Imagem: fizkes/iStock

A otite é uma infecção do ouvido externo. Ela acontece quando um pouco de água fica retida no ouvido, propiciando a proliferação de bactérias e fungos. Inicialmente a orelha afetada parece estar bloqueada e pode coçar. Se não houver tratamento, o quadro pode evoluir para um inchaço, acompanhado por leve drenagem de fluido. A otite pode ser extremamente dolorosa. Com frequência, a área que mais dói é a cartilagem triangular chamada trago, que cobre a frente do canal auditivo.

Siga os passos descritos abaixo para secar o canal auditivo e aliviar a dor causada pela otite.

Dicas para aliviar a dor da otite:

1

Para aliviar a dor, aplique calor por meio de uma bolsa térmica envolvida em uma toalha, não muito quente. Se você usar a bolsa térmica elétrica, cuidado para não cair no sono com o ouvido sobre dela.

2

Aproveite as propriedades bactericidas do alho. Você pode comprar óleo de alho em lojas de produtos naturais ou prepará-lo em casa. Rale 3 dentes de alho médios e deixe descansar até o dia seguinte. Passe a mistura no coador e pingue 3 gotas no ouvido inflamado.

3

Se a ouvido não estiver doendo, mas apenas coçando, misture partes iguais de álcool para uso externo com vinagre branco destilado e use um conta-gotas limpo para pingar algumas gotas no ouvido. Incline a cabeça para a mistura descer pelo canal e aperte o trago (a dobra de pele que se sobrepõe ao canal auditivo) para garantir a penetração das gotas. Mantenha a cabeça inclinada ou deite-se por alguns minutos. Depois sente-se, incline o ouvido na direção do ombro para permitir que o excesso seja drenado e seque o excesso com um lenço. O vinagre cria um ambiente ácido, hostil a bactérias e fungos, por isso ajuda a curar a infecção. As gotas também ajudam a secar o canal auditivo porque contêm álcool.

4

Se seu ouvido está doendo, não use álcool. Use apenas vinagre, misturado com algumas gotas de água.

5

Se o seu ouvido está coçando, dissolva algumas gotas de óleo de alfazema em uma 1 colher de chá de azeite de oliva e esfregue na parte externa do ouvido.

Evitando reincidências de otite

Normalmente, a otite é uma infecção fácil de tratar e não volta a incomodar. Mas nem sempre. Em 1% dos casos ela aparece novamente, mesmo que você faça tudo para evitá-la. Nesse caso, alguma bactéria difícil de combater se alojou no seu ouvido e tudo que você pode fazer é tentar manter a situação sob controle.

Se você tiver esse problema, fale com seu médico. Em alguns casos, a infecção pode se espalhar pelos tecidos próximos ao ouvido, provocando um quadro grave de otite externa maligna. Pessoas com diabetes ou comprometimentos do sistema imunológico são mais suscetíveis.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close