Como criar hábitos alimentares saudáveis para a família

Descubra como criar hábitos alimentares saudáveis para a família a partir do plano de ação com 6 passos simples!

Redação | 6 de Agosto de 2018 às 09:00

Choreograph/iStock -

Uma melhor qualidade de vida depende de muitos fatores. Inclusive de nós mesmos. Todavia, no cotidiano agitado, podemos ter a impressão que adquirir novos comportamentos pode ser difícil. Por exemplo, como criar hábitos alimentares saudáveis para a família? Se raramente os membros possuem os mesmos horários e/ou disposições?

Uma rotina cansativa dificulta a adoção de boas práticas. É verdade, mas um estudo realizado pela FIESP, indica que 80% dos brasileiros se preocupam com a melhora de sua alimentação. Será que impossível nos alimentarmos melhor?

Não é impossível conciliar a correria do dia a dia com hábitos alimentares saudáveis. Confira a seguir a nossa sugestão de plano de ação em 6 passos simples:

1. Crie uma lista de alimentos saudáveis

Não esqueça de conferir a geladeira e os armários. (Imagem:DragonImages/iStock)

Organize uma lista das questões ligadas à saúde que sua família enfrenta por causa da má alimentação. Elabore também uma lista de alimentos capazes de ajudar a amenizar os problemas, e encontre um meio de incluí-los no plano alimentar da família.

2. Comunicação

É importante ouvir a palavra das crianças. (Imagem: doble-d/iStock)

Em um horário conveniente para todos, marque uma reunião com os moradores da casa para discutir ideias sobre os novos hábitos alimentares saudáveis. Antes da reunião, prepare uma lista dos alimentos consumidos regularmente pela família, dos problemas de saúde e das possíveis soluções.

Enfatize a importância da boa saúde e ouça todas as ideias relativas a alimentos e refeições. Deixe que as crianças opinem sobre as compras e o preparo. Quanto mais participarem do planejamento, mais interessadas no novo estilo de vida elas vão ficar.

3. Otimização de tempo

Cozinhar em conjunto, também pode ser uma ótima atividade. (imagem:miniseries/ iStock)

Quando comem em horários diferentes, as pessoas frequentemente optam por alimentos industrializados por serem mais fáceis de consumir. Porém, alimentos ultraprocessados têm poucos nutrientes e muita concentração de açúcar e sódio, por isso não compre no mercado: prepare em casa! Ao preparar refeições, com mais tempo, no fim de semana, dobre as quantidades e congele as sobras em recipientes de tamanho adequado, de modo que, durante a semana, as porções possam ser aquecidas no forno de micro-ondas.

4. Reserva para a família

Desligue a televisão e se afaste dos celulares. Aproveite a companhia da família e a nova alimentação. (Imagem:monkeybusinessimages/iStock)

Reserve pelo menos uma refeição por semana para reunir a família. Se forem duas, três ou mais, melhor ainda! Todos devem comprometer-se em participar, inclusive do preparo e da limpeza das louças. Cuide para que o ambiente seja de relaxamento. Nada de telefone, brigas e nem cobranças. Deixe para questionar as notas da escola dos filhos em outro momento, por exemplo.

5. Planejamento

Prepare com antecedência e congele saladas, refogados, ensopados e sopas. Planeje semanalmente as refeições e faça as compras de acordo com a lista. Saiba mais sobre como congelar alimentos corretamente e descongelá-los mais rapidamente.

6. Atenção para as finanças

Além de pouco nutritivas, refeições compradas prontas custam mais caro do que as preparadas em casa. Guarde as notas de compra por um período de quatro semanas e você vai se surpreender com a diferença! Caso as crianças ou adolescente não se animem com a ideia de parar de comprar lanches na escola, proponha guardar o dinheiro que seria gastado em um cofrinho para que elas possam comprar um item mais caro e interessante futuramente.