Mente saudável: como ter mais energia e viver melhor

Ter uma mente saudável a partir de pequenas atitudes pode mudar a sua vida. Confira algumas dicas para conseguir abrir a sua cabeça e viver melhor!

Redação | 22 de Setembro de 2018 às 16:00

lzf/[iStock -

Você já se perguntou por que as pessoas que fazem mais atividades têm mais energia, mais interesses, um círculo de amigos e conhecidos maior e uma atitude geral mais positiva em relação à vida? Pessoas muito ativas em geral estão abertas a novas ideias. Isto é, têm mais facilidade em seus relacionamentos e são menos resistentes a mudanças. Sobretudo, veja a seguir quatro dicas para ter uma mente saudável:

Faça uma pausa

Uma pausa na rotina normal favorece a sensação de bem-estar, e, se for possível associar esse intervalo a um belo cenário, boa comida, cultura, mar, sol ou neve, tanto melhor. As viagens ampliam a mente, mas, mesmo sem essa opção, é importante interromper um pouco a jornada diária e a rotina da semana de trabalho normal. Os benefícios mentais – e físicos – do descanso são recompensadores.

Esteja aberto a mudanças

O problema de muitas pessoas é a facilidade para criar hábitos não muito benéficos à saúde mental e até mesmo prejudiciais. Resistir às mudanças ou simplesmente se desinteressar leva ao desperdício de oportunidades de melhoria da vida. Se você sente que suas habilidades mentais estão estagnando, experimente algumas das opções a seguir:

Relacione-se

Nesse sentido, não existe nada mais edificante do que um bom relacionamento. No entanto, o estresse, a frustração ou o ressentimento podem acarretar depressão e ansiedade. Os relacionamentos não são estáticos e há quem considere as mudanças estressantes. As relações não se fazem sozinhas, é preciso que as pessoas contribuam. Já que também é importante que os pais não negligenciem o seu relacionamento por causa das demandas familiares. Nesse sentido, momentos revigorantes passados juntos fortalecem a relação.

Arrisque-se

A maioria das pessoas se arrepende mais do que não fez. Aliás, não é raro acreditarem ser tarde demais para alcançar algum objetivo, mas isso não costuma ser verdade. Embora as mudanças de vida possam ser difíceis, com frequência tudo dá certo. Mudar de carreira, voltar a estudar, terminar um relacionamento, mudar de casa e viajar são decisões que não devem ser tomadas sem pensar. Mas conversar com amigos e parentes sobre as escolhas que eles fizeram pode ajudar você a tomar a decisão certa.

Veja também como tornar seu jantar com os amigos especial.