Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de agosto de 2018

Torne seu jantar especial com essas 5 dicas

Se você não tem muito talento na cozinha ou quer sair da rotina, que tal comer num restaurante? Para tudo dar certo, confira as nossas dicas e tenha um jantar especial.

Imagem: gorodenkoff/iStock

A gente sabe que o orçamento anda apertado, mas para recordar datas especiais vale a pena se planejar para uma comemoração mais elaborada, um almoço incrível ou um  jantar especial. Para que a magia dessa data não se perca com possíveis aborrecimentos ou situações que poderiam ser evitadas, confira todas as dicas a seguir.

1 – Faça uma pesquisa antes

Se você quiser reservar um restaurante para um jantar especial ou outra ocasião, como o Dia dos Pais que se aproxima, vale a pena pesquisar um pouco mais. Depois de obter uma pequena lista de opções, dê uma olhada em alguns sites de restaurantes. A maioria deles deve oferecer a informação que você precisa, incluindo exemplos de cardápio e, possivelmente, uma visão do salão de refeição. Se você tiver tempo, vale a pena fazer uma visita exploratória, talvez na hora do almoço, normalmente mais barata do que o jantar, mas suficiente para lhe dar uma ideia do serviço e da qualidade.

2 – Em caso de dúvida, faça a escolha mais segura

Se você estiver em um restaurante que não lhe inspire total confiança – tenha cheiro de gordura no salão ou a equipe não parece muito satisfeita com o trabalho – então é melhor escolher o prato mais pedido da casa. Evite algo complexo demais, fique nos pratos mais práticos, como filé com fritas, por exemplo. O importante é evitar qualquer contratempo que estrague o seu jantar especial.

3 – Pergunte sem medo

Não se deixe intimidar por nomes complicados no cardápio, nem pela arrumação do restaurante. Caso você não entenda do que é feito o prato, pergunte! Uma alternativa é informar ao garçom o tipo de comida que gostaria de comer e deixar que ele liste para você as opções da casa, como por exemplo, peixe, carne, massa etc. Assim, você não terá surpresas quando a refeição for servida.

4 – Tenha o melhor por menos

Se a grana estiver um pouco curta, mas quiser experimentar um restaurante que está sendo muito comentado, então considere visitá-lo para um almoço antes do seu jantar especial. Não será barato, mas, geralmente, o cardápio da manhã é mais flexível quanto aos preços. Muitos dos grandes restaurantes oferecem cardápios de almoço que custam quase a metade do preço dos de jantar, e, no entanto, você usufrui de uma cozinha maravilhosa e do mesmo ambiente maravilhoso. Embora o serviço seja o mesmo, a atmosfera costuma ser mais informal. Existem outras dicas para não gastar tanto e levar um susto quando a conta chegar, confira aqui algumas dessas estratégias!

5 – Escolha o vinho certo

Talvez o prato que você optou fique perfeito com uma taça de vinho. Mas qual escolher? Nesses casos, não tenha medo de pedir ajuda ao sommelier. Muitos restaurantes de qualidade dispõem de garçons especializados em vinhos (sommeliers). Eles são, em geral, altamente treinados e responsáveis pela seleção da carta de vinhos – e, assim, conhecem o conteúdo como ninguém. Ficam satisfeitos quando se pede sua opinião, pois são apaixonados pelo assunto. A dica é dar a eles uma faixa de preço. Com essa informação, e uma indicação do estilo de vinho que você procura, eles serão capazes de oferecer algumas opções que você provavelmente não conseguiria escolher sozinho. Veja aqui outras dicas sobre vinhos e fique mais experiente e seguro para pedir sozinho da próxima vez!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados