Qual imagem vem à sua cabeça quando você pensa em ioga? Talvez alguma parecida com a imagem que ilustra esta matéria. Mas a ioga é uma prática ainda maior – e menos complicada! – do que parece.

A ioga é uma filosofia oriental milenar que se disseminou no Ocidente. A palavra vem do sânscrito yoga, que significa união, integração. O objetivo é fazer com que o praticante se aperfeiçoe e unifique mente e corpo para vencer os conflitos internos.

Livre-se da correria

A vida moderna, intensa e movimentada, faz surgir sentimentos de tensão, insegurança e fracasso. Essas sensações são intensificadas quando lidamos com pessoas que reproduzem essa negatividade. Porém, se optarmos por sair deste ciclo, podemos também ajudar os outros. Milhares de pessoas em todo o mundo já descobriram os benefícios de uma prática que promove a harmonia física e espiritual. Trata-se de um conjunto de exercícios envolvendo postura e respiração, praticados segundo ensinamentos filosóficos indianos e aplicados ao cotidiano: a ioga.

Ao encontrar a harmonia interna, fica mais fácil agir com empatia e amor incondicional. A partir da mudança interna, é possível transformar relacionamentos e ajudar outras pessoas a sair deste ciclo de sofrimento.

Os benefícios da ioga

A ioga ensina a viver o aqui e o agora. Se as experiências negativas forem excluídas, qualquer atividade diária será muito mais proveitosa. Para isso, essa prática reúne atividade física, repouso e terapia, levando à harmonia entre as dualidades que permeiam o dia a dia.

Em relação à atividade física, o exercício foca na permanência e no equilíbrio (aprenda alguns exercícios simples para melhorar o seu equilíbrio), em vez da repetição fatigante. Movimenta músculos, massageia as vísceras, ativa os hormônios e promove a irrigação de sangue em todo o corpo. Ganha-se mais consciência corporal e assim melhoram a postura, a respiração e a disposição.

Hoje médicos e psicólogos indicam a ioga como forma de terapia para promover a saúde de seus pacientes e para prevenir doenças. Como terapia, a ioga foca na integração do conjunto corpo-mente para promover saúde integral.

A prática de ássanas (posturas), pranaiamas (respirações) e da meditação e a vivência da filosofia da ioga promovem o bem-estar. São indicadas para jovens, adultos, gestantes e idosos, independentemente da condição física ou de enfermidades. Para cada perfil são indicados determinados ássanas, mas as respirações, a meditação e a filosofia podem ser seguidos por todos.

E, ao contrário de muitas outras atividades físicas, a ioga não tem contra-indicações.