11 dicas para manter suas janelas e cortinas sempre limpas

A faxina pode ser mais fácil se você conhecer alguns truques que irão facilitar a limpeza. Descubra como limpar janela de vidro e outros truques de limpeza!

Douglas Ferreira | 12 de Janeiro de 2020 às 14:00

Valeriy_G/iStock -

Para ter uma boa aparência, as janelas necessitam de uma rotina de limpeza. E limpar janelas pode ser uma atividade menos desagradável se você conhecer alguns “pulos do gato” que irão facilitar a limpeza ou postergá-la. Veja algumas dicas abaixo e facilite a sua vida!

1 . Cortinas mais fáceis de passar

As cortinas de algodão saem da máquina de lavar tão perfumadas quanto rosas, mas, frequentemente, ficam tão amassadas que você precisa dar duro para passá -las. Como fazer para que elas amassem o menos possível ao serem lavadas? Dissolva uma colher de sopa de gelatina sem sabor e incolor em 240 ml de água fervente e adicione ao ciclo final de enxágue. O mesmo truque trará de volta o brilho de cortinas de algodão cintilantes.

Veja também: 9 dicas de como lavar, passar e guardar roupas delicadas

2 . Use um apagador de quadro

Você lavou as janelas e, ao dar um passo para trás e admirá -las, descobre aquelas terríveis listras brancas. E o pior: não dá para saber se elas estão do lado de dentro ou de fora do vidro. Você terá de limpar os vidros dos dois lados de novo, mas com quê? Uma das melhores ferramentas é um apagador de quadro-negro limpo, esfregado com movimentos circulares.

Para não precisar adivinhar de que lado estão as listras, experimente este truque da próxima vez: limpe e seque uma face da janela de baixo para cima e a outra de um lado para outro. Você saberá qual lado “apagar”.

3 . Dois velhos planos b para lavar as janelas

Provavelmente muito já se falou sobre as melhores formas de limpar janelas desde que o vidro foi inventado. Duas fórmulas que nunca deixam a desejar são: 1) 120 ml de amônia em 8 litros de água morna e 2) 240 ml de vinagre branco em 1 litro de água. Para remover manchas isoladas e acabar com outras rapidamente, passe nas vidraças um pano macio embebido em vinagre.

Veja também: 6 receitas de pastas de limpeza para fazer em casa

4 . Limpador efervescente

Um dos mais simples e eficientes limpadores de vidro disponíveis é a água mineral gasosa, que seca sem deixar listras brancas. Basta despejá-la em um borrifador, pulverizar as janelas e depois secar com um pano.

4 . Solucione o problema da sujeira no parapeito

Se você gosta de ar fresco e mantém as janelas abertas, pode ser difícil deixar de fora toda a poeira e fuligem que sujam a parte interna do parapeito, em especial se você mora em uma área de trânsito intenso. Na parte externa do parapeito é ainda pior, já que sua superfície tende a reter a sujeira em buracos e rachaduras. Para tornar a próxima limpeza do local uma moleza, lave-o completamente, deixe secar e borrife levemente um pouco de cera para piso.

Confira também: 15 dicas de limpeza que vão mudar sua vida!

5 . Toldos incríveis

Uma boa lavagem com mangueira de vez em quando ajudará a manter os toldos limpos e sem detritos, mas eles precisam de uma limpeza completa de tempos em tempos. Esfregue os toldos de lona ou de outros materiais com uma escova mergulhada em água morna e detergente neutro. Se houver manchas difíceis de sair ou mofo, espalhe bicarbonato de sódio sobre o local afetado e deixe-o agir por 5 minutos antes de enxaguar com a mangueira. Trate o mofo com uma solução de uma parte de alvejante que não desbote o tecido e três partes de água; deixe o toldo de molho na solução por 3 a 4 minutos e enxague.

6 . Não lave as janelas em um dia quente!

Pode ser tentador lavar as janelas em um dia de calor, mas depois você se verá em uma situação pior do que a anterior à limpeza. Por quê? A solução para lavagem de janelas secará rápido demais, deixando-as “listradas”.

Leia também: 10 dicas “quentes” para a limpeza do forno

7 . Varão de cortina superecológico

Para janelas menores, tente uma alternativa natural no lugar do tradicional varão de cortina. Encontre um galho seco com o comprimento e a altura adequados – por exemplo, 1,5 m de comprimento e 7 cm de circunferência para uma janela com 1,2 m de largura – e transpasse -o na parte superior ou nos bandôs da cortina.

Veja também: Aprenda como fazer a limpeza de estofados e deixá-los novinhos

8 . Persianas limpas por mais tempo

Aqui está uma forma fácil de evitar que a fuligem da poluição do ar ou de alguma atividade doméstica se acumule nas lâminas das persianas das janelas: passe uma camada fina de cera de automóvel nas persianas. Essa camada impedirá que a sujeira e a poeira grudem, facilitando a limpeza posterior com o espanador ou o aspirador de pó.

9 . Removendo um adesivo

Você pode passar horas tentando limpar os resíduos deixados por um adesivo no vidro da janela. Porém, nem sempre as lâminas do barbeador soltam aquela substância pegajosa e suja. E, uma vez que o resíduo do adesivo junte sujeira, logo você terá uma mancha feia.

Tente isso: remova o máximo possível do adesivo com a ponta do dedo ou uma lâmina afiada. Depois, vaporize um pouco de lubrificante nos restos dos adesivos. Esfregue com papel-toalha, e a parte pegajosa e suja se soltará.

10 . Tirando cheiro de fumaça de cigarro

Amônia é o segredo para remover das janelas a película de nicotina. Misture 1 xícara de amônia com aroma de limão ou pinho em 9,5 litros de água e use a solução para limpar as janelas. A amônia removerá a sujeira, e o aroma deixará a casa com cheiro de limpeza.

11 . Dê adeus ao mofo

Pontos pretos ou brancos de mofo nas esquadrias de madeira podem ser limpos com uma solução de 60 ml de água sanitária doméstica e 30ml de sabão em pó em 1 litro de água. Usando luvas de borracha, passe a esponja com essa solução nos pontos de mofo e deixe por 10 minutos. Depois, com cuidado, lave com água limpa.

Agora que você já sabe como limpar janela de vidro, cortinas e persianas, que tal aprender como manter a casa limpa por mais tempo!? Clique no link e descubra este segredo!