Passamos muitas horas sentados ou até deitados em sofás e poltronas, seja lendo um livro ou em conversas com amigos. Crianças brincam e rolam, e até mesmo os animais de estimação se aconchegam nos sofás e poltronas. Daí a importância de manter os cuidados com estofados e capas para mantê-los sempre limpos e com aspecto de novo. Afinal, os sofás e poltronas além de serem bem aconchegantes também são peças de decoração da sua sala. Saiba mais no nosso post com 6 ideias para renovar a decoração da sala e economizar.

Mas como realizar a limpeza de estofados e deixá-los com aparência de novos?

Realizar a limpeza de estofados em casa é mais fácil do que parece. Confira as nossas dicas abaixo de como você pode realizar a limpeza de forma regular e bem feita:

Dica 1

A limpeza regular de móveis estofados pode ser feita com o aspirador de pó. Nestes casos use sempre a rotação mais baixa para não danificar o estofado.

Dica 2

Antes de bater em móveis estofados grandes, cubra-os com uma toalha úmida para absorver o pó. Você pode ainda embeber a toalha em uma solução de água com vinagre para reavivar as cores do estofado.

Dica 3

Áreas gastas podem ser umedecidas com um pouco de água bem quente. Em seguida, cubra a área com papel branco e seque a ferro.

Dica 4

Uma solução de água e vinagre é ideal para a limpeza de estofados. Molhe uma toalha com a solução, aplique-a sobre o estofado e lave-o com água em seguida.

Dica 5

Estofados e capas removíveis podem ser lavados na máquina ou em lavanderias especializadas. Leia as instruções de lavagem com atenção. Lave tecidos como brocado, chintz, veludo, seda e tweed com detergentes químicos.

Dica 6

Após a lavagem, passe a parte interna das capas e vista o sofá com eles ainda um pouco úmidos. Assim, eles se estendem e secam sem formar vincos.

Dica 7

Áreas sujas em capas de algodão ou linho podem ser limpas com uma borracha branca macia.

Dica 8

Mergulhe uma escova em café frio e esfregue-a em capas escuros de seda para estofados.

Dica 9

Capas ou estofados de material sintético podem ser limpos passando uma toalha úmida e com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio. Em seguida, lave com água e detergente líquido.

Dica 10

Remova fiapos e pelos de animais com uma esponja úmida ou com a mão envolta em fita adesiva, com o lado da cola virado para fora.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!