Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de dezembro de 2019

9 dicas de como lavar, passar e guardar roupas delicadas

Roupas delicadas pedem cuidados especiais

Imagem: RossHelen/iStock/iStock

Roupas delicadas exigem cuidados na limpeza, no modo de guardá-las e passá-las, sem danificar o tecido. Afinal, quanto maior o cuidado na lavagem e na hora de guardar, maior é a vida útil da roupa; você garante que elas estejam em ótimas condições para serem usadas novamente.

Albert_Karimov/iStock

1. Limpando roupas de seda

Você ousa ignorar aquela etiqueta que diz “lavagem a seco” na sua blusa de seda? Aqui está uma alternativa mais barata do que mandá-la para a lavanderia. Encha o tanque com água (quente para roupas brancas e fria para as coloridas). Acrescente uma colher de sopa de condicionador de cabelo. Mergulhe a blusa na água e deixe por alguns minutos. Em seguida, retire-a, enxágue e pendure para secar. O condicionador conserva a suavidade da seda.


Irina Shatilova/iStock

2. Lavando lingerie

Lave suas peças de lingerie e as que precisem de cuidados, como blusas com renda ou bordados, usando saquinhos vendidos especialmente para serem colocadas na máquina de lavar. E programe a máquina para não centrifugar. É melhor retirar as peças delicadas com um pouco de água ainda, elas durarão mais dessa forma.


akiyoko/iStock

3. Borrife a roupa para eliminar os amassados

Num mundo perfeito, a roupa lavada já deveria sair da máquina de secar passadinha. Até que isso aconteça, evite secar roupa delicadas na secadora. E os amassados da roupa seca podem ser tirados borrifando as peças com uma solução de 1 parte de vinagre e 3 partes de água. Após ter borrifado a peça inteira, sem esquecer parte alguma, pendure a roupa e deixe secar. Para algumas roupas, talvez essa solução seja ainda melhor do que passá-las a ferro; certamente é muito menos agressiva para os tecidos.

Conheça mais sobre o vinagre neste link.


LightFieldStudios/iStock

4. Use vapor no brilho

Se depois de passar calças escuras surgirem pontos brilhosos no tecido, não se preocupe. Misture duas colheres de sopa de vinagre branco destilado com 10 colheres de sopa de água fria. Mergulhe um pano limpo na mistura e passe-o suavemente nas manchas. A seguir, ligue o ferro a vapor e, segurando-o de três a cinco centímetros acima do tecido, passe o vapor por cima da área afetada várias vezes. O vapor ajudará o vinagre a esconder o brilho. Pendure a peça para secar de 5 a 10 minutos e ela estará pronta.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados