Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de fevereiro de 2021

Como evitar manchas de sabão em pó ao lavar roupas na máquina?

Acabar com os resíduos de sabão em pó nas suas roupas pode ser mais fácil do que parece.

Imagem: Motortion/iStock

Você já terminou de lavar roupas na máquina e, ao retirar as peças, percebeu que elas estavam "manchadas" por sabão em pó? Mesmo sendo um evento corriqueiro, pode ser difícil saber ao certo o que causou as manchas e como eliminá-las.

Para te ajudar com esse pequeno problema, reunimos algumas possíveis causas e ensinamos como evitar que os resíduos de sabão em pó apareçam nas suas roupas. Confira nas linhas a seguir.

Leia também: Aspirador de pó automático: o que saber antes de comprar o seu?

1. Você está usando sabão em pó em excesso

Algumas vezes, especialmente quando as peças de roupa estão muito sujas, é possível que você acabe adicionando uma quantidade maior do que o necessário para aquele ciclo de lavagem. Assim, o excesso do produto acaba deixando resíduos de sabão em pó nas roupas.

Solução: Utilize a quantidade indicada de sabão em pó de acordo com a dosagem correta para a sua máquina. Se a sua máquina suporta entre 5 e 7,5 kg de roupa, utilize 1/2 copo americano.

mulher tirando roupa sem manchas da máquina de lavar roupas
Imagem: artursfoto/iStock

2. O sabão em pó não está se dissolvendo por completo

Pode ser que o uso de água fria para a lavagem de roupas esteja dificultando o processo da formação de espuma e, consequentemente, o da lavagem correta das roupas.

Solução: Use água morna sempre que possível e evite colocar sabão em pó empelotado na máquina.

3. Sua máquina de lavar está suja

Outra razão que pode levar ao acúmulo de resíduos de sabão em pó nas suas roupas é o fato de sua máquina de lavar estar precisando de limpeza. Caso ela não esteja limpa, é possível que ocorra acúmulo de resíduos dentro dela, os quais, por sua vez, vão parar nas roupas.

Solução: Higienize sua máquina de lavar 1 vez por mês, caso seja de um modelo menor, ou ao menos 2 vezes por ano, caso seja uma máquina menor. É possível fazer esta limpeza usando apenas água quente, alvejante e vinagre.

4. Você está lavando suas roupas com água dura

A água dura tem excesso de sais dissolvidos em sua composição, como magnésio, cálcio e ferro. Ela interfere diretamente no processo de lavagem, pois estes sais não são solúveis em água e não permitem que o sabão aja, aderindo ao tecido das roupas que estão sendo lavadas.

Solução: Neste caso, é necessário que a água da sua casa passe por um processo de descalcificação, através de aparelhos conhecidos como descalcificadores. Uma solução temporária é utilizar água mineral na lavagem.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close