Conheça 7 formas de você aproveitar essa atividade

Caminhada não é apenas uma atividade saudável. O exercício envolve concentração, prazer e produtividade. Aproveite!

Redação | 17 de Agosto de 2018 às 13:00

(Imagem: gbh007/ iStock) -

A caminhada além de ótima para a saúde, pode ser aproveitada também como um momento para a meditação. Saiba mais sobre como meditar.

1. Caminhe para controlar o peso

Você pode não acreditar que uma atividade tão branda ajude. Mas em um estudo foi apresentada a um grupo de pessoas sedentárias uma meta diária de 10 mil passos de atividade enérgica; medida por podômetro. Elas melhoraram a forma física tanto quanto um grupo que seguiu uma rotina aeróbica tradicional de academia. De maneira geral, estudos mostram que dar de 8 mil a 10 mil passos por dia (cerca de 8 km) ajuda na perda de peso. Isto é, acrescentar outros 2 mil passos (mais 1,6 km por dia) ajuda a manter o peso atual.

2. Caminhe por prazer uma vez na semana

Em vez de caminhar pelo bairro, caminhe num zoológico, num museu ou shopping. Você pode até caminhar no local duas vezes. Primeiramente, em ritmo rápido e enérgico, e depois mais lentamente para apreciar a vista.

3. Caminhe pelo bairro mais bonito

Um ambiente agradável faz a diferença. Ficar circulando pelas mesmas ruas pode ser entediante. Assim, entre no carro e vá até um bairro novo. Quando entrevistaram adeptos de caminhadas sobre seus hábitos, pesquisadores da Universidade de Wollongong em New South Wales, na Austrália, descobriram que homens que apreciavam seu bairro tendiam mais a caminhar por ele. Outra pesquisa descobriu que bairros com calçadas bem conservadas e áreas seguras e bem iluminadas estimulam caminhadas mais do que bairros que não dispõem de tais vantagens. Além disso, a pessoa que vive num bairro onde se sente segura e à vontade caminha uma média de 70 minutos a mais a cada semana do que quem vive em regiões menos atraentes.

4. Caminhe mais rapidamente no início

Se você quiser aumentar a quantidade de gordura queimada durante uma caminhada, acelere no início da caminhada. Muitos adeptos da caminhada esperam, sobretudo, até o fim do exercício para aumentar a velocidade, tratando isso como um toque final.

No entanto, um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology descobriu que os malhadores queimavam mais gordura e se sentiam menos cansados quando inseriam segmentos mais rápidos no início da sessão do que mais perto do fim. Fazer isso funciona porque acelera o ritmo cardíaco no início e o mantém elevado pelo resto da caminhada.

5. Caminhe para fazer compras

Fazer compras on-line é ótimo em termos de seleção e conveniência, mas é inútil quando o assunto é queimar calorias.

Sair para fazer compras, caminhar até as lojas se estiverem próximas o suficiente e trazer os produtos para casa. Estas são ações que podem fazer você queimar mais ou menos 200 calorias por hora. Ou seja, o que é muito mais do que você queimaria se estivesse navegando na Internet. Você pode aumentar a eficácia da caminhada. Sobretudo se, entre a visita a uma loja e outra, você der uma volta pelo shopping.

6. Caminhe para captar recursos em prol de uma causa

É sempre melhor – e com frequência muito mais divertido – caminhar com um objetivo filantrópico. No Brasil, embora não sejam muito frequentes, há alguns eventos como a Avon Running e os patrocinados pelos Atletas Solidários. Você ficará orgulhoso de caminhar por uma causa além do próprio bem-estar. Assim, o motivará também a fazer o exercício por mais tempo e mais rapidamente. Depois de cada caminhada, marque quanto conseguiu captar numa tabela: isso encorajará você a fazer cada vez mais. Avalie ainda a possibilidade de você e seus amigos organizarem um desses eventos em sua cidade. Ou faça uma trilha para explorar os arredores.

7. Caminhe em volta do escritório ou da casa

Você passa o dia inteiro à mesa de trabalho, praticamente acorrentado à tela de computador? Levante-se e caminhe durante cinco minutos a cada duas horas, pelo menos. Uma caminhada enérgica de cinco minutos a cada duas horas. Ou seja, dá 20 minutos de caminhada extra ao fim de um dia de trabalho. E fazer um pequeno intervalo deixará você menos tentado a comer compulsivamente. Também é uma boa ideia levantar para dar uma volta por alguns minutinhos a cada hora, se você passa muitas horas em casa lendo, assistindo à TV ou se dedicando a algum hobby sedentário.