Praticar a meditação regularmente é extremamente relaxante e revigorante para o corpo e a mente. Entre os benefícios da prática, estão a diminuição da ansiedade, prevenção de doenças ligadas ao estresse e melhores noites de sono. Caso você ainda não esteja familiarizado com a prática, confira abaixo como meditar em  5 passos para iniciantes. 
Antes de qualquer coisa, evite meditar logo depois de comer ou beber e busque um espaço tranquilo e aconchegante para realizar sua prática de meditação. Se meditar dentro de casa, procure ficar o mais confortável possível, e, se optar por um ambiente fora de casa, busque um lugar que transmita paz. Uma vista bonita, folhas balançando ao vento, fazendo seu som característico, pode levar seu pensamento para longe da efervescência do dia a dia. Fones de ouvido com aplicativos de música ambiente também podem ser uma boa opção.
Tudo pronto? Então veja como meditar é mais fácil do que parece: 

1 Fique confortável

Sente-se confortavelmente, de cabeça ereta, em uma cadeira que apoie bem o seu corpo, e pouse as mãos, palmas para baixo, no colo. Algumas pessoas preferem deitar com os olhos fechados, mas isso pode induzir ao sono. A famosa “posição de lótus” em que o indivíduo permanece sentado com as pernas cruzadas em cima das coxas é comumente associada à meditação, mas requer prática e flexibilidade. Portanto, não é recomendada a iniciantes.

2 Limpe a sua mente

Sua cabeça precisa ficar livre de “ruídos”. Para isso, você pode se fixar em um pensamento calmante ou repetir para si mesmo alguma sílaba sem sentido. Ou ainda, preste atenção na sua respiração: sinta as inspirações e expirações, que devem ser pausadas e regulares, expelindo todo o ar.
 

3 Reconheça e espante as preocupações

Pensamentos e preocupações vão se misturar. Dessa forma, reconheça-os e afugente-os como um balão, como noções etéreas. Dessa forma eles passarão rapidamente e, em determinado momento, você poderá se perguntar “em que eu estava pensando mesmo?”

 

4 Tente imaginar que está em um lugar de grande beleza e paz

Ouça o borbulhar de um riacho e a brisa nas árvores, cheire as rosas; transporte-se mentalmente para longe do seu ambiente real. O mar com sua maré e ondulações podem trazer um grande prazer no total desligamento do instante presente.
 

5 Saia da meditação devagar

Depois de cerca de 20 minutos, volte a atenção para si mesmo. Mexa-se na cadeira. Flexione os músculos. Levante-se devagar. A meditação pode baixar a pressão arterial, então você pode se sentir tonto se levantar rápido demais.