Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 11 de março de 2021

6 dicas para organizar um casamento minimalista no quintal de casa

Thaís Garcez
Última atualização: 11 de março de 2021
Por: Thaís Garcez

Conheça os principais tipos de casamento minimalista e inspire-se com as ideias de decoração.

6 dicas para organizar um casamento minimalista no quintal de casa Imagem: monkeybusinessimages/iStock

O casamento é um dos momentos mais desejados e idealizados pelos noivos. Mas para que tudo saia do jeito que sempre sonharam é preciso planejamento. Mesmo para quem opta por um casamento minimalista, organização deve ser a palavra de ordem.

Apesar de ser um tipo de celebração mais "clean", com poucos elementos, existem muitos detalhes que precisam ser cuidados. Convites, mobiliário, altar para a cerimônia são apenas alguns dos itens da lista.

decoração minimalista
Na decoração minimalista o simples e elegante é a ordem principal. (Imagem: Halfpoint/iStock)

Mesmo não sendo um estilo de casamento que demanda muito luxo e grandes produções, a conta final pode não ser das mais baratas. Basta perceber que os itens escolhidos para decorar ganharão mais destaque, por compor um espaço reduzido. Por isso, devem ser únicos e de excelente qualidade para marcar esse grande dia.

Leia também: Na praia ou no Cristo Redentor, saiba como ter o casamento dos sonhos

Veja as opções que podem te inspirar a criar a cerimônia e a festa de casamento perfeito.

Tipos de casamento minimalista

Antes de falar sobre os tipos mais comuns desse tipo de celebração, é preciso saber o que é casamento minimalista. A organização de uma festa e a cerimônia nesses moldes opta pelo conceito de menos é mais. Ou seja, desde a decoração ao vestido da noiva, o simples, mas elegante, é o que irá conduzir as escolhas.

mesa de casamento comunitária
Organizar os convidados em mesas compridas pode ser uma boa solução para a decoração minimalista. (Imagem: GladiusStock/iStock)

Somente o essencial, porém com muito requinte e bom gosto, é o que se pode esperar em um casamento como esse. Mas nesse universo é possível explorar diversos estilos. Os tipos de casamento minimalista mais comuns são: moderno, industrial, romântico e orgânico. E cada um deles traz características que se adequam ao minimalismo.

Principais tipos

  • Moderno - formas geométricas são o que mais caracteriza esse tipo de decoração. Se você pensa em um altar para a cerimônia com um arco de flores, arranjos de mesa sextavados ou decorar a mesa do bolo com objetos geométricos, esse estilo é o seu.
  • Industrial - itens que remetem à cidade e suas construções podem ser incorporados a esse tipo de decoração. Sendo assim, aposte em mesas e cadeiras de metal, louças em tons escuros, folhagens na decoração das mesas e lâmpadas com fios à mostra para iluminar o espaço.
  • Romântico - minimalista porém clássico, esse é o estilo romântico. Aqui você pode abusar das flores, mobiliário vintage em tons claros, velas e itens que contem a história do casal. No convite, o nome dos convidados em uma linda caligrafia rebuscada.
  • Orgânico - a natureza é o cenário e a decoração desse tipo de casamento minimalista. Uma decoração com muita folhagem, flores, galhos e vasinhos de suculentas, em todos os espaços, desde a mesa do bolo ao caminho ao altar, é o que melhor define esse estilo.

Dicas de como organizar

1. Faça um convite minimalista

O convite é a porta de entrada para o mundo dos noivos. Ele deve contar uma história, levar o convidado a se envolver no universo da festa e dar dicas sutis sobre o estilo escolhido para a decoração. Portanto, é preciso que ele esteja de acordo com o tom minimalista.

convite de casamento
Contrate um bom profissional de lettering e tenha convites personalizados e cheios de charme. (Imagem: VictoriaBee/iStock)

Um convite de casamento minimalista pode ter o lettering para identificar o nome dos convidados. O tipo de papel precisa dar indícios sobre o tipo de casamento; rústico, romântico etc. Portanto, vale a pena explorar as opções de papelaria. Além disso, deve seguir a paleta de cores da festa. Mas lembre-se, se o casamento é minimalista, faça uma lista de convidados enxuta! Só os essenciais.

2. Escolha um bolo simples, mas cheio de identidade

Depois da noiva, o bolo é a atração principal da festa. Mas quando se fala em bolo minimalista, alguns podem ficar desanimados, achando que ele precisa ser bem simples. O que é um grande erro. Você não precisa ter um bolo sem cobertura para ser minimalista, ele pode ser simples e muito elegante.

naked cake de casamento
O bolo de casamento pode continuar cheio de glamour mesmo sendo mais simples. (Imagem: hakule/iStock)

O naked cake é um dos tipos de bolo que combinam bastante com o conceito minimalista. Além dele, você pode optar por um bolo branco com flores ou folhas, um bolo de frutas ou um com detalhes bem discretos. Escolha um suporte bem bonito, que orne com a decoração, dê o devido destaque ao bolo e deixe ele reinar sozinho na mesa.

3. Para os noivos, cores claras e pouco volume

Um vestido reto, com pouco volume ou com cores claras é o ideal para cerimônias desse tipo. Entretanto, não se deve deixar de lado o glamour do dia. Portanto, invista em itens que podem tornar o look mais chique, como joias, um lindo buquê, uma grinalda moderna de pérolas ou uma tiara de cristais, e, por que não, um sapato colorido.

vestido de noiva simples
Um vestido com poucos bordados e de corte reto também pode ser muito elegante. (Imagem: Yelizaveta Tomashevska/iStock)

Já o noivo pode seguir o traje tradicional de terno e gravata ou optar por algo mais casual. Porém, vale a pena investir em peças em tons claros e que confira leveza ao acompanhar a noiva. A elegância também não precisa ficar de fora, então escolha uma bela gravata que combine com a paleta de cores do evento.

4. Crie um altar que combine com o estilo

Já que a intenção é ter um casamento no quintal, produzir um altar para a cerimônia deve estar na sua lista de afazeres. Como vimos anteriormente, o estilo escolhido para o casamento minimalista é que ditará toda a decoração e estrutura. Sendo assim, escolha um cenário que esteja de acordo.

arco de flores para casamento
Valorize ainda mais o espaço onde o casamento será celebrado com uma linda decoração minimalista. (Imagem: galitskaya/iStock)

Você pode escolher um arco de flores, caso opte por um estilo romântico. Uma combinação de formas geométricas, se for um estilo moderno. Mas se escolher um estilo industrial, que tal uma estrutura rústica com velas suspensas? E se a sua escolha for um casamento minimalista no estilo orgânico, crie um nicho com galhos e folhagens que ficará perfeito.

5. Faça uma decoração inesquecível

A escolha de peças estratégicas é fundamental nesse tipo de casamento. A decoração minimalista de casamento requer um olhar apurado para ocupar o espaço sem exageros. Portanto, vale muito a pena investir no mobiliário que acomodará os convidados e dará destaque ao bolo. É ele que caracterizará o minimalismo.

mesa imperial
A louça, copos, talheres e guardanapos devem ser escolhidos com muito critério para manter o tom minimalista. (Imagem: Kateryna Kukota/iStock)

Então, guie-se pelo estilo escolhido e defina as melhores mesas, cadeiras etc. Mesas comunitárias, ou imperiais, por exemplo, são uma boa maneira de organizar os convidados de forma simples. Opte por louças, guardanapos e enfeites de mesa bem clean. Móveis pessoais também podem ser usados para decorar.

6. Não esqueça da iluminação

Uma festa de casamento simples no quintal também precisa de cuidados com a iluminação. Se você não vai casar durante o dia, é preciso estar atento às opções de eletricidade disponíveis no local. Avalie a possibilidade de colocar um varal de lâmpadas no local. Além de simples, é uma solução que deixará suas fotos muito bonitas.

decoração de velas suspensas
Velas e lâmpadas retrô podem dar um toque super especial à decoração. (Imagem: Yevhenii Medovnyk/iStock)

Mas se precisar de um reforço na iluminação que já existe, aposte em velas. Elas podem ficar tanto suspensas em nichos como nas mesas dos convidados. As velas dão um toque elegante a qualquer decoração, principalmente à minimalista.

Agora que você já possui uma lista dos principais itens que compõem um casamento minimalista, é hora de organizar o seu. Inspire-se nas ideias selecionadas e transforme o seu casamento no melhor dia da sua vida.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados