Faça uma busca
|
Publicado em: 8 de fevereiro de 2021

8 boas maneiras que os pais devem ensinar ao seu filho

Veja como algumas orientações simples mas pontuais podem ajudar a ensinar boas maneiras às crianças.

Imagem: fizkes/iStock

Saber como lidar com as outras pessoas é essencial para a vida em sociedade. Por isso, aprender habilidades sociais e boas maneiras desde criança pode se provar muito útil no futuro.

Além dos bons exemplo que os pais devem dar aos seus filhos, existem alguns hábitos que também podem ajudar na formação deles, como pedir licença e cumprimentar, por exemplo. Afinal, boas maneiras são atemporais.

Veja, a seguir, alguns desses comportamentos que, se ensinados desde criança, podem ajudar seu filho a se comunicar e viver melhor em sociedade.

1. Pedir “por favor” e agradecer

regras de etiqueta
Imagem: dragana991/iStock

Receber ordens pode ser incômodo, mesmo que venham dos pais ou, futuramente, do chefe. Pedir “por favor” e agradecer, além de ser educado, pode fazer a pessoa se sentir mais confortável em te ajudar.

2. Só interromper se necessário

Todo mundo quer falar e ser ouvido. Interromper a conversa alheia ou a fala da pessoa com quem se está conversando pode ser muito frustrante. Portanto, evite interromper, a não ser que seja uma situação urgente.

3. Saber ganhar e perder

hábitos infantis
Imagem: LumineImages/iStock

É normal crianças serem bastante competitivas em esportes ou outras atividades. Aprender a se sentir bem mesmo perdendo pode ajudar a evitar frustrações futuras, além de manter um ambiente competitivo saudável. Uma dica é sempre acolher a criança independente do resultado, e mostrar que só de participar já é uma experiência incrível.

4. Sempre pedir permissão

Crianças costumam ser muito curiosas. É importante ensiná-las a pedir permissão sempre que quiserem mexer em algo que não é delas. 

5. Respeitar a privacidade

privacidade
Imagem: SerrNovik/iStock

Parecido com pedir permissão, vale a pena ensinar as crianças sobre o espaço de cada um. A bater na porta antes de entrar em algum lugar e aceitar quando receber uma resposta negativa.

6. A importância da higiene

Mostre às crianças que manter a higiene em dia não é apenas uma questão de saúde, mas também de boa convivência. Atitudes como colocar a mão na frente da boca antes de espirrar demonstram respeito, além de evitar a transmissão de doenças.

7. Jogar o lixo na lata de lixo

educação infantil
Imagem: Bobex-73/iStock

É também necessário conversar com as crianças sobre a importância de manter os lugares limpos e organizados. Explique a elas que nós dividimos os espaços com outras pessoas, e que cuidar desses espaços garante uma boa convivência com todos.

8. Respeito

Essa dica abrange todas as anteriores. Converse com as crianças sobre o respeito ao próximo. Ninguém gosta de se sentir mal ou desrespeitado, portanto não devemos fazer outras pessoas se sentirem assim também. 

Seguindo essas dicas é possível construir aos poucos uma sociedade em que as pessoas se tratem melhor e se sintam mais confortáveis e felizes.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close