Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de junho de 2021

Ambiente instagramável: o que é e como fazer um em sua casa

Crie ambientes criativos e modernos para a sua casa que irão fazer sucesso no Instagram.

Imagem: Prostock-Studio/iStock

O conceito de cenários instagramáveis revolucionou a publicidade e o marketing em todo o mundo. Atualmente, investir na criação de espaços físicos para divulgar uma marca e gerar experiências para as pessoas que os visitam tornou-se essencial para o sucesso de um negócio – especialmente nas redes sociais e com o público jovem.

A palavra “instagramável” nasceu do sucesso da rede social que inspira o conceito: o Instagram. Hoje, trata-se da rede social mais acessada do mundo, com cerca de 1,1 bilhões de pessoas que postam fotos, vídeos e navegam pelo aplicativo por mês.

Quando pensamos em ambientes, fotografias, estilos e principalmente em uma decoração instagramável, estamos falando de cenários criativos, coloridos, ousados e que chamam a atenção de todos onde quer que estejam. E, claro – atraem milhares de likes nas fotos publicadas nas redes!

Leia também: 7 séries sobre organização e decoração para você ver na Netflix

Mas, a boa notícia é que esse conceito está deixando de ser monopólio apenas de grandes marcas, lojas ou empresas modernas; ele está invadindo a casa de celebridades, influencers, youtubers e de todo mundo que deseja um ambiente mais criativo dentro da sua casa. Com um pouco de inspiração, qualquer um pode criar um ambiente instagramável.

O que é um ambiente instagramável?

Um ambiente instagramável é um local onde uma marca, empresa ou pessoa cria um espaço que se destaque dos outros ambientes mais formais. Geralmente esses espaços são criados para alguma divulgação publicitária do local ou empresa. Um ambiente instagramável tende a ter uma decoração mais livre, moderna e ousada – criada especialmente para que as pessoas se inspirem e tirem bastante fotos.

Ambiente Instagramável
Um painel de luzes neon é uma ótima ideia para tornar qualquer ambiente em um cenário instagramável. (Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Para que ele serve?

O objetivo é encantar! O ambiente instagramável é pensado para que os visitantes, fãs e clientes em potencial de uma marca fiquem deslumbrados com a decoração do local, tirem fotos, façam vídeos e compartilhem ao máximo em suas redes sociais; principalmente utilizando a hashtag da empresa ou apenas compartilhando com os seus seguidores o quanto a experiência com aquela marca foi fantástica.

Lojas, marcas de diversos bens de consumo, cantores, influencers, youtubers… simplesmente todos que desejam criar um branding de sucesso em torno de si mesmos ou de uma empresa estão investindo em painéis instagramáveis.

Começar um vídeo com uma parede instagramável atrás cria uma imagem e reforça uma marca pessoal de um youtuber ou digital influencer, por exemplo. O mesmo ocorre quando uma marca famosa resolve investir em grafites, pinturas ou placas decorativas em neon com o nome da empresa ou com o slogan principal de uma campanha publicitária. Isto costuma ocorrer principalmente em datas comemorativas, como o aniversário da marca, Dia dos Namorados, Natal e Ano-Novo.

O que não pode faltar em um ambiente Instagramável?

  • Campanhas de empresa: Lembrando que todas as cores nos influenciam de forma inconsciente, despertando sensações diferentes ao enxergá-las, é imprescindível que as marcas criem espaços que reforcem o poder das cores que carregam em seu nome e design. Neste sentido, é de suma importância ter um painel em neon com a hashtag da empresa ou com frases que reflitam os valores da marca.
  • Casa: Para a casa ou apartamento, existem ainda mais opções para a decoração. O ambiente criativo pode ser na sala, no quarto, na varanda… ou até mesmo na garagem! O que importa é ter um cantinho reservado para ousar e abusar da imaginação. Uma ideia que costuma funcionar e causa um destaque imediato é o uso de lâmpadas led em formato de cortina, coloridas ou o famoso pisca-pisca de Natal. Essa iluminação transforma qualquer ambiente em um cenário!
  • Empresas: Em escritórios, é comum ver um local reservado para o cenário instagramável cercado de sofás, almofadas e até mesmo balanços instagramáveis, que seguem um visual mais moderno e clean de design de ambientes. Placas decorativas com frases de motivação, iluminação diferenciada e cores bem fortes costumam inspirar os funcionários e proporcionam certo prazer para o momento de trabalho.

Confira modelos de ambientes instagramáveis para se inspirar:

  • Prostock-Studio/iStock

    A cozinha é um dos lugares mais importantes da casa. Que tal transformá-la em um ambiente incrível?


  • Prostock-Studio/iStock

    Uma iluminação com luzes Led é sinônimo de conforto e modernidade.


  • Prostock-Studio/iStock

    Se você prefere uma decoração mais minimalista, o toque mais ousado pode ser a organização dos móveis e a combinação de cores escuras e claras.


  • Prostock-Studio/iStock

    É comum ver em escritórios ambientes monocromáticos com as cores da marca. A presença de balanços Instagramáveis também tornou-se uma tendência.


  • Prostock-Studio/iStock

    O quarto não é só o local de dormir, mas também de sonhar. Que tal experimentar um mural de fotos iluminado por pisca-pisca de luzes led?


  • Prostock-Studio/iStock

    Se você é fã de cinema ou estilo vintage, pode apostar em uma decoração que contenha objetos clássicos, como uma vitrola.


  • Prostock-Studio/iStock

    Um painel de madeira, seja de tijolos reais ou papel de parede, faz muito sucesso na composição de ambientes instagramáveis.


  • Prostock-Studio/iStock

    Inove! Abuse de cortinas coloridas, luzes, quadros, prateleiras e papéis de parede criativos. O importante é ter um ambiente que se destaque na hora de fotografar e publicar no Instagram!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados