Como cultivar ora-pro-nóbis no vaso

A ora-pro-nóbis está cada vez mais conhecida pelos seus benefícios à saúde. Veja como cultivar ora-pro-nóbis em casa e cuide da sua saúde.

Rayane Santos | 17 de Junho de 2021 às 17:00

emer1940/iStock -

A erva ora-pro-nóbis está cada vez mais conhecida pelos seus benefícios à saúde. A planta que é rica em proteína e diferentes vitaminas, conquistou as casas e os pratos dos brasileiros, principalmente vegetarianos. Confira aqui como cultivar ora-pro-nóbis em vaso ou horta e mantenha as suas vantagens sempre por perto.

O que vai precisar para o local de plantio?

O mais indicado é plantar em vasos de pelo menos 30 cm de profundidade, com furos e tentar sempre manter perto de alguma parede ou algo que a planta possa se apoiar, por ser trepadeira. Ela também pode ser cultivada em hortas, mas lembrando de se assegurar que esteja próxima de árvores ou cercas.

A flor da ora-pro-nóbis aparece dentro de dois anos, a partir da germinação. (imagem: emer1940/iStock)

Como plantar?

Você pode realizar o plantio da ora-pro-nóbis através das sementes ou com o caule. Se forem sementes, o procedimento é simples: três sementes a 2 cm de profundidade, a germinação ocorre em sete dias caso a terra seja mantida úmida. Caso você opte pela segunda opção, utilize pedaços de 20 cm do caule da ori-pro-nóbis e enterre em um buraco de 5 a 8 cm de profundidade.

Um ponto positivo é que você não precisa esperar uma época específica do ano para plantar. A ora-pro-nóbis é uma planta é bem adaptável e não é muito exigente. Você pode plantá-la em qualquer época do ano e o local não precisa ter muita luz. No entanto, o recomendado é que ela receba de 4 a 8 horas de sol todos os dias.

Mantendo o cultivo

Quando se trata de água, a ora-pro-nóbis não causa problemas, já que não exige irrigação constante. Mantenha um nível de água moderado, irrigando a cada dois ou três dias, dependendo do clima da sua região. É recomendado inclusive, deixar o solo ficar quase seco de vez em quando.

Outra dica importante é a adubação. O recomendado é que você adube a terra todo mês, dessa forma você irá ajudar a planta a crescer com a oferta rica de nutrientes.

Esta planta não necessita de poda, somente a retirada de folhas secas e estragadas e a colheita já fazem o papel de renovação

A ora-pro-nóbis não exige muita água. Contudo, é importante manter o solo adubado. (imagem: amenic181/iStock)

Quando colher?

A ora-pro-nóbis também da flores e frutos, ambos comestíveis e podem ser colhidos assim que nascerem, só tome cuidado com o manuseio por causa dos espinhos.

Falando na colheita das folhas, ela é feita a partir do terceiro mês, quando as folhas ficam maiores (7-10cm em média). No entanto, ela deve ser feita de forma lenta conforme for amadurecendo, caso contrário, pode enfraquecer a planta.

Como evitar pragas

Por ser uma planta muito resistente é difícil adquirir pragas, mantendo uma boa oferta de nutrientes e água a ori-pro-nóbis dificilmente adoecerá. A exceção são pragas comuns de jardim, mas caso ocorram, veja aqui como evitar pragas sem usar agrotóxico.

Comece um novo ciclo

A ori-pro-nóbis costuma durar vários anos se bem cuidada, e deve dar frutos a partir do segundo ano de vida. Caso queira replantá-la ou reproduzi-la é recomendado utilizar pedaços dela em estacas de aproximadamente 20 cm, e enterrá-las no lugar de preferência a 5-8 cm de profundidade. As sementes só são produzidas na fase de floração da planta.

Onde usar a ora-pro-nóbis?

Depois de crescida e colhida, a planta ganhou sua fama não só por ser comestível e muito nutritiva, como também pela grande variedade de preparações. Ela é comumente ingerida refogada ou em saladas, mas também faz parte de cuidados com o cabelo, além de preparação de chá.

Agora que você já sabe como cultivar ora-pro-nóbis, conheça outras 23 plantas e ervas medicinais que podem melhorar a sua vida.