Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 25 de abril de 2021

Confira mais de 15 dicas para evitar pragas na horta sem usar agrotóxico

Quer cuidar bem da sua horta sem precisar de agrotóxico? Confira nossas dicas!

Imagem: Anastasia Shuraeva/Pexels

Um dos maiores desafios de quem aproveitou a pandemia para cultivar uma horta em casa tem sido lidar com as pragas. Muitas vezes você pode se sentir pressionado a usar agrotóxico na sua hortinha para evitar pragas, mas há formas naturais de combater esses visitantes indesejados.

Parasitas podem ser combatidos de modo menos agressivo com o auxílio de inseticidas à base de plantas ou plantando-se variedades que afastam moradores indesejados através do odor ou da secreção de suas raízes. Confira nossas dicas de acordo com a praga que você estiver enfrentando!

Como evitar pragas sem usar agrotóxico

Formigas

Os caminhos de formigas que seguem para a casa devem ser polvilhados com folhas de ervas de odor acentuado, como cerefólio, lavanda, hortelã, tomilho ou zimbro, ou ainda temperos como pimenta e sal.

As formigas também evitam plantas como samambaia, alface-de-cordeiro ou atanásia. Para saber outras dicas de como acabar com as formigas, veja o nosso post 10 dicas para acabar com as formigas em casa!

Pulgões

Para proteger as árvores, plante endro ou coentro entre os caules; perto das rosas, plante alho, lavanda ou cravo-de-defunto. A capuchinha não é uma planta apreciada pelos pulgões.

Em caso de contágio, aplique na planta, pela manhã, um forte jato de água ou uma solução contendo detergente. Um tratamento à base de chá de atanásia-das-boticas ou urtiga também ajuda.

Psilídeos

Os psilídeos, insetos minúsculos que lembram uma cigarra, gostam de ocupar vasos de plantas. Coloque alguns palitos de fósforo de cabeça para baixo e eles somem, pois o enxofre liberado com a água os espanta, sem que as plantas sofram quaisquer danos. Um ou dois dentes de alho enfiados na terra produzem o mesmo efeito.

Em tempo seco, proteja os canteiros contra os psilídeos polvilhando serragem ou cinzas de madeira. Esses insetos detestam hortelã-pimenta, alface, absinto e cebola.

Besouros-da-batata

Oriunda do México, essa praga come as folhas da batata. Quando não muito atingidas, você pode retirar os ovos e coletar as larvas e os besouros. Depois a planta precisa ser polvilhada com pó de pedra, que mata as larvas.

Como medida de prevenção, plante cominho entre as variedades de solanáceas, como batata e tomate por exemplo, pois seus vapores espantam o besouro-da-batata.

Cochonilhas

As pequenas cochonilhas são responsáveis por grandes perdas agrícolas. Apesar de muitas espécies produzirem cera, laca, verniz, corantes e medicamentos, são consideradas pragas. Isso porque sugam a seiva diretamente do sistema vascular das plantas, provocando o enrugamento e enrolamento das folhas e afetando também o caule, a raiz e os frutos da planta.

O controle biológico da cochonilha é realizado por joaninhas e algumas vespas.

Tetraniquídeos

Um tecido fino sobre o verso da folha indica a contaminação pelo ácaro vermelho. Ele prefere as folhas do pepino e do feijão e as plantas de interior. Nesse caso, borrife macerado de urtiga ou faça um tratamento com sumo de cebola. Além disso, pode-se fazer uso do seu inimigo natural, os ácaros da ordem Gamasida.

Roedores

Algumas espécies de roedores causam danos sobretudo às lenhosas, mas também a roseiras, bulbos e tubérculos. Regue os caminhos com macerado de folhas de sabugueiro ou de nogueira ou gravetos de tuia.

Plantas que afastam esses roedores são alho, narciso e as que possuem espinhos, como coroa-de-cristo e berbério.

Agora que você já sabe como evitar pragas na sua horta, confira 21 dicas para se livrar de formigas e baratas na cozinha!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados