Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de janeiro de 2021

10 dicas para acabar com as formigas em casa

Veja alguns truques que podem te ajudar a combater o surgimento de formigas.

Imagem: Mathisa_s/iStock

Formigas são um problema bastante comum e que todo mundo já teve que lidar. E quando as bichinhas dão para aparecer, querem dominar a nossa casa. Elas não têm limites e surgem em qualquer canto, seja na mesa da cozinha, nos potes bem fechados ou dentro de armários. 

E não adianta a sua casa estar super limpa! As formigas são persistentes e desconhecem missões impossíveis. E por falar em impossível, se livrar desses insetos operários é uma tarefa muito difícil. 

Leia também: Plantas para decoração de casa: aprenda a escolher as melhores 

Por isso mesmo resolvemos preparar uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a se livrar desses animais pequenos e tão teimosos. 

10 dicas de como acabar com as formigas

1. Borra de café

Formigas
Imagem: PamWalker68/iStock

A borra de café é uma ótima opção para quem quer se livrar das formigas em casa. E usá-la é bem simples: basta cobrir frestas, cantos e buracos que possam abrigar formigas que você irá espantá-las.

2. Sal

Formigas
Imagem: Julia_Sudnitskaya/iStock

O sal é um ótimo repelente de formigas. E você pode usá-lo de duas maneiras: espalhando-o por superfícies ou misturando um pouco dele com água fervida e borrifando em locais que possam servir de abrigo para as formigas.

3. Cravo

Formigas
Imagem: Mindstyle/iStock

O cravo é uma excelente alternativa para se evitar o aparecimento de formigas. Basta encher um pote sem tampa com cravos e deixá-lo em algum lugar que você ache mais adequado. Isso faz com que as formigas não cheguem nem perto.

4. Canela

Formigas
Imagem: Milan Krasula/iStock

E já que falamos do cravo, hora de falar da canela. Um dos procedimentos é praticamente o mesmo do cravo: ponha a canela em um potinho sem tampa e deixe ele em algum canto que você achar melhor. Outra maneira de se espantar formigas com a canela é usando a canela em pó. Simples, simples: basta colocá-la em torno dos locais onde esses insetos surgem. 

5. Bicarbonato de sódio

Formigas
Imagem: YelenaYemchuk/iStock

Um jeito bem eficiente de se combater as formigas é com o uso do bicarbonato de sódio. Misture o produto com açúcar e deixe em algum canto da casa: o cheiro do açúcar irá atrair as formigas, mas o bicarbonato irá matá-las.

6. Detergente 

Formigas
Imagem: BrianAJackson/iStock

O uso do detergente para acabar com as formigas é muito prático: é só misturar 100 ml de água com 100 ml de detergente em um borrifador e usar em frestas, cantos, vãos etc. Simples assim. 

7. Vaselina

Formiga
Imagem: GRECLAURENTIU/iStock

Ao usar a vaselina nas bordas dos mais variados tipos de recipientes, como potes que ficam fora da geladeira ou fruteiras, você cria uma espécie de barreira que impede as formigas de ultrapassarem esse limite que você impôs a elas. 

8. Óleo de hortelã-pimenta

Formiga
Imagem: marrakeshh/iStock

O óleo de hortelã-pimenta é mais uma boa opção para evitar as formigas. E o melhor? Ainda deixa a sua casa perfumada! Basta você borrifar o produto nos lugares onde as bichinhas costumam dar as caras. 

9. Vinagre

Formiga
Imagem: AlexPro9500/iStock

A mistura de água e vinagre é uma alternativa para quem está tendo problemas de formigas nas plantas. Borrife a mistura nos vasos e nas próprias plantas para acabar com os insetos. E se você quiser, também pode usar a mistura para higienizar outras superfícies e evitar o aparecimento das formigas.

10. Limão

Formiga
Imagem: LuckyBusiness/iStock

Mais uma dica bastante prática no combate às formigas é o uso do limão. Com o suco do limão é possível espantá-las. Esprema o limão em portas e janelas para ter esse resultado. Outra maneira de usar o limão é pôr a casca do limão em lugares que se queira evitá-la; inclusive em torno do próprio formigueiro. 


Quer saber mais? Olha essa matéria onde damos outras dicas de como se livrar de formigas e baratas na cozinha.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados