Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 12 de janeiro de 2022

Como manter sua cama sempre limpa e arrumada

Rayane Santos
Última atualização: 11 de janeiro de 2022
Por: Rayane Santos

Passamos, em média, 1/3 de nossas vidas em cima da cama, por isso, é preciso mantê-la sempre higienizada.

Como manter sua cama sempre limpa e arrumada Imagem: JZhuk/iStock

Passamos praticamente um terço de nossas vidas deitados em uma cama. Por isso devemos cuidar bem do local onde dormimos, certificando-nos, por exemplo, de que a roupa de cama e o colchão sejam de boa qualidade e lavando-os ou limpando-os com frequência.

Leia também: Entenda como escolher a cama perfeita para você e a sua família

Confira as recomendações a seguir para manter sua cama — bem como travesseiros, fronhas e colchão — sempre limpa e arrumada.

Travesseiro e fronha

Uma de nossas tarefas domésticas diárias é arejar e sacudir o travesseiro e bater no colchão. Dessa forma, redistribuímos seu enchimento e combatemos ácaros e outros bichinhos que gostam de calor e cantos escuros. 

Edredons e travesseiros de pena gostam de ar fresco e seco, mas não de exposição ao sol, pois as penas se quebram e podem se tornar porosas. Não deixe colchões nem travesseiros ao ar livre quando houver muita umidade no ar. Não passe aspirador sobre colchões de penas ou de molas, pois a capa pode se tornar porosa.

Lave também colchas e travesseiros. Para isso, use a máquina de lavar somente se esta for grande o suficiente – senão é recomendado lavá-la em uma lavanderia especializada. Ao lavar edredons de penas, use detergente específico ou xampu de cabelos. Para secá-los, coloque na secadora, na temperatura mais baixa, e ponha junto na máquina uma bola de tênis. 

Pessoas alérgicas devem lavar a roupa de cama com maior regularidade. Em vez de travesseiros de penas, o ideal é que sejam feitos de materiais sintéticos ou de viscose, pois são mais fáceis de lavar e secar, evitando assim o surgimento de ácaros.

Colchões

Manutenção

Bons colchões contêm um miolo de espuma, látex, mola ou fibra de coco ou palha, que são então envolvidos por uma camada de lã de ovelha, algodão ou seda crua. O miolo com conteúdo natural deve passar por manutenção a cada 5 anos, pois, em comparação com o látex ou a mola, sofre desgaste mais rápido. Para alérgicos, recomendam-se colchões antibacterianos e que não acumulem poeira, feitos de espuma ou látex.

mulher arrumando cama
Uma cama limpa e arrumada transforma o ambiente. (Akarawut Lohacharoenvanich/iStock)

Limpeza

Leia também: Colchão de mola ou de espuma: qual é o melhor?

Trocar o colchão de lado regularmente ajuda a mantê-lo homogêneo. Além disso, é recomendável de vez em quando retirar o colchão do estrado, a fim de arejá-lo e sacudi-lo. Para limpar um colchão pesado difícil de ser erguido, ponha um lençol úmido sobre toda a extensão do colchão e bata para que ele absorva a poeira. 

O bocal para estofados do aspirador de pó também é eficaz para desempoeirar o colchão. De preferência, aspire-o sempre ao trocar a roupa de cama. Caso você tenha alergia a ácaros, saiba que existem lençóis antialérgicos eficazes que podem ser lavados sob altas temperaturas. Em nome da sua saúde, vale a pena investir nesses produtos.

Para se proteger contra a contaminação do colchão por suor ou sangue, use protetores de colchão impermeáveis e fáceis de tirar e de lavar. Manchas frescas de sangue podem ser removidas com água ou, caso necessário, com uma mistura de 200 ml de água fria, 3 colheres (sopa) de vinagre e 2 colheres (sopa) de sabão em pó. Uma terceira alternativa seria usar uma solução fraca de glicerina, sempre passando um pano com água no fim. Seque com secador.  Se preferir remover as manchas lavando o colchão, coloque-o de pé e ponha uma toalha embaixo da mancha para absorver o líquido.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados