Como organizar sua geladeira com praticidade

Muitos não sabem, mas um refrigerador desorganizado por afetar nossos hábitos alimentares, portanto, veja nossas dicas de organização.

Redação | 15 de Outubro de 2022 às 11:00

Irina Gutyryak/istock -

Pode parecer besteira, mas muitas vezes uma geladeira desorganizada por influenciar nos seus hábitos. Ao abrir uma geladeira bagunçada, você pode se encontrar confuso ou até mesmo esquecer o que iria pegar dentro dela. Sendo assim, é importante para o bem-estar manter uma boa arrumação do refrigerador. Portanto, separamos algumas dicas de como organizar a geladeira.

Leia também:10 dicas de como organizar o armário da cozinha

Como organizar a geladeira: entenda o seu funcionamento

A primeira coisa que deve ser feita é compreender o funcionamento da sua geladeira. Ou seja, você precisa saber que a geladeira possui uma circulação de ar, que oriundo de cima e de baixo dela. Logo, o ar de cima é mais frio e, por sua vez, mais denso. Significa dizer que ele desce refrigerando o interior.
Por outro lado, há um ar mais quente vindo de baixo. Este ar é mais leve, portanto, sobe mais rapidamente. Então o tempo inteiro acontece a troca entre ar frio e quente. Esta mecânica é chamada de convecção.
Esta convecção ajuda a saber que há temperaturas diferentes dentro da geladeira. Assim sendo, há locais mais indicados para armazenamento de cada item encontrado no refrigerador.

Como organizar a Geladeira: Por onde começar

Por vezes a organização da geladeira vem por motivos estéticos, todavia, há outros pontos a serem considerados. Por exemplo, a geladeira deve facilitar seu dia a dia, logo, deve ser prática.

Contudo, de nada vale uma geladeira bem-organizada se ela se encontra suja. Por isso, é necessário limpar o espaço e os produtos armazenados nela.

Como organizar a geladeira

Porta da geladeira

(imagem: ziggy1/istock)

Na porta da geladeira está o ponto com maior variação de temperatura da sua geladeira. Portanto, o mais indicado é armazenar os alimentos que não são tão sensíveis a essa alteração constante. Por exemplo:

Mas não esqueça de estar atento para o peso colocado na porta. Porque dependendo corre o risco de quebrar seu refrigerador.

Extra frio

Eu não sei qual é a sua geladeira, mas já faz um tempo que as empresas colocam um espaço extra frio no refrigerador. Ali, a ideia é conservar alimentos mais sensíveis as alterações de temperatura já mencionadas anteriormente. Logo, nesse espaço você pode guardar:

Caso seja possível o armazenamento, você também pode utilizar este espaço para acelerar o processo de gelar uma bebida.

Prateleiras

(imagem:Kurgu128/istock)

Na primeira prateleira você deve colocar os alimentos que já estão prontos para o consumo, ou que precisam estar sempre frescos. São eles: Ovos, refeições, margarina etc.

Na prateleira do meio e abaixo você guarda os itens que não possuem a necessidade de uma refrigeração maior. Então estamos falando de leites, doces, enlatados e cia.

Gavetas

(imagem:Ekaterina79/istock)

Como o ar mais quente vem de lá, é o local perfeito para o armazenamento de legumes, frutas e verduras. Porque estes são alimentos com maior risco de congelamento. Mas atenção! Não coloque os legumes junto das frutas, porque isto pode acelerar o processo de decomposição.