Faça uma busca
|
Publicado em: 31 de maio de 2022

10 dicas de como organizar o armário da cozinha

Mateus Bassani
Última atualização: 31 de maio de 2022
Por: Mateus Bassani

Conheça algumas dicas simples e aprenda a organizar o armário da sua cozinha de forma funcional e prática.

10 dicas de como organizar o armário da cozinha Imagem: Valeriy_G/iStock

Você já parou para pensar como organizar o armário da cozinha pode facilitar o seu dia a dia? Com apenas algumas pequenas mudanças na organização você conseguirá poupar minutos preciosos do seu dia e evitar acidentes.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como organizar armário de cozinha, mas essa não é uma atividade tão difícil se você usar o método certo. O principal segredo é criar um ambiente funcional e prático onde você possa encontrar tudo o que procura de forma fácil. Você pode e deve utilizar utensílios para organizar melhor o espaço do seu armário, como ganchos, suportes de canecas, entre outros.

Leia também: 12 livros de culinária que você precisa ter na sua cozinha

Se você não sabe por onde começar, preparamos algumas dicas para te auxiliar na hora de executar essa tarefa. Além disso, você vai aprender como organizar suas gavetas e quais os melhores lugares para deixar suas panelas. Você sabe como não deixar as tampas dos potes perdidas pelo armário? Leia a nossa matéria e descubra a resposta para essa e outras perguntas!

1. Faça uma limpeza geral antes de começar

A primeira dica que temos para te dar é retirar tudo de dentro dos armários e fazer uma limpeza geral. Você pode utilizar um pano seco com álcool para desinfetar os compartimentos. Após isso, lave todas as louças e as demais coisas que estavam nos armários. A limpeza é o princípio de uma boa organização.

Aproveite que você retirou todos os itens do armário e jogue fora aqueles produtos com a data de validade vencida. Utilize também cestos organizadores ou potes herméticos para colocar os alimentos no armário.

2. Faça uma triagem dos itens que quer manter ou desapegar

Uma dica importante quando falamos de organização é ficar somente com o que você usa e está em perfeito estado. Normalmente quem tem cozinha pequena precisa ficar mais atento a isso para manter somente o necessário. Pense, você precisa mesmo, por exemplo, daquele prato velho rachado, de um jogo de talheres completo para trinta pessoas e de tantos copos? Lembre-se: se você não usa, você não precisa manter. 

Mantenha somente o que faz uso no dia a dia e o que você utiliza quando recebe alguém em casa. Caso você tenha itens que tenham algum valor sentimental, procure incorporá-los na decoração da sua cozinha. Dessa forma você conseguirá mantê-los e ainda deixará a sua cozinha com uma cara única.

3. Organize os espaços do armário de acordo com o uso

mulher organizando o armário da cozinha
Coloque na linha de visão os utensílios que você usa no dia a dia e reserve as prateleiras acima para outros itens. (Imagem: kazoka30/iStock)

A organização acontece quando o ambiente se torna funcional, ou seja, arrumando de um jeito que atenda ao seu objetivo. Por isso, separe os itens que você utiliza mais no dia a dia e coloque na parte mais acessível do armário, onde você possa movimentar o espaço sem problemas. Deixe os copos e pratos do dia a dia na parte inferior do armário, na altura dos olhos. 

Já na parte superior, deixe as taças para vinho e espumante, pois são menos usadas no cotidiano. Os pratos de sopa também podem ficar nessa parte para evitar que quebrem durante as atividades corriqueiras. Se tiver um compartimento separado para pratos e copos, melhor ainda. Caso não tenha, separe a metade para um e a outra metade para o outro, sempre agrupando.

4. Pendure as xícaras e canecas em um suporte

As xícaras e canecas costumam ser utensílios que dão um certo trabalho na organização, pois são utilizados muitas vezes durante o dia. O ideal é que você compre um aramado específico para encaixar nas prateleiras do armário. Essa ferragem é bastante funcional e evita que as xícaras fiquem dispersas. Nela você consegue pendurar suas canecas para que elas fiquem sempre à mão quando for utilizá-las.

5. Coloque panelas e frigideiras no armário ao lado do fogão

O armário de panelas da nossa cozinha sempre é o mais trabalhoso, porque mexemos nele a todo momento. Deixe sempre as panelas no armário ao lado do fogão para ficar mais acessível quando for cozinhar. Empilhe as panelas e suas respectivas tampas de forma que tudo fique organizado e não se perca.

Hoje em dia, encontramos organizadores de frigideiras para armários que são bastante úteis, mas, caso você não encontre, pode utilizar para enfileirar as frigideiras um escorredor de pratos. Assim você terá um ambiente mais organizado e poderá otimizar o espaço.

6. Organize a bancada do seu armário

A bancada do armário é um local que pode acumular muita coisa se você não se organizar. Por isso, deixar a bancada com poucas coisas é essencial para evitar a bagunça. Nossa dica é deixar somente facas e tábuas na sua bancada, porque assim você poderá manuseá-las melhor quando precisar.

As facas precisam estar sempre com o gume para baixo para evitar acidentes. Adquira um suporte para facas, pois elas podem perder o fio caso fiquem dentro das gavetas. Esse suporte pode ser magnético ou até mesmo um porta facas. Coloque-o na bancada do armário e reúna as tábuas de carne em um cantinho.

7. Utilize barras suspensas com ganchos

Uma ótima opção para organizar utensílios de cozinha e talheres maiores são as barras suspensas. Você pode acoplá-las ao seu armário, o que torna sua cozinha um ambiente mais funcional. Pendure aqueles utensílios maiores como concha, pegador e espátula. Além de funcional, a barra suspensa com ganchos auxilia na decoração da sua cozinha, pois passa um ar mais industrial.

8. Mantenha os talheres na primeira gaveta

Como mencionamos nas dicas acima, os itens mais utilizados devem ficar sempre à mão para os afazeres cotidianos; e com os talheres não é diferente. Coloque na primeira gaveta do seu armário sempre todos os talheres que você utiliza. 

O organizador de talheres é muito importante para manter essa gaveta organizada e mais prática. Há vários tipos de organizadores no mercado, com diferentes materiais. Compre o que ficar melhor na sua gaveta e tenha um ambiente mais funcional.

9. Agrupe os potes plásticos que têm o mesmo tamanho e formato

A parte do armário que armazena os potes plásticos sempre fica mais desorganizada e, normalmente, acabamos perdendo as tampas dos respectivos potes. O ideal é que nesse espaço todas as tampas fiquem nos potes e organizados por tamanho e formato.

Caso o seu armário seja pequeno, agrupe e encaixe os potes por tamanho, começando pelos maiores embaixo até chegar aos menores. E agrupe também todas as tampas do outro lado de uma forma que não se percam. 

10. Dobre os panos de prato e toalhas de mesa

Separe uma gaveta em seu armário para os panos de pratos e as toalhas de mesa. Preserve todos os panos de prato dobrados e arrumados dentro da gaveta. Evite colocar todos os panos no uso para que o ambiente não fique bagunçado. A mesma dica se aplica às toalhas de mesa. 

Seguindo nossas dicas você terá um armário de cozinha mais funcional e prático, facilitando a sua vida para encontrar o que procura no dia a dia. O período entre uma arrumação e outra vai variar dependendo do estado do seu armário, mas sempre mantenha uma rotina de arrumação para não acumular bagunça.

Agora que você já aprendeu como organizar o armário da cozinha, veja o nosso passo a passo de como limpar a geladeira.