Faça uma busca
|
Publicado em:

Por:

Imagem:

A cozinha é um dos cômodos mais importantes de qualquer residência; é o lugar da casa no qual preparamos as refeições e até mesmo desfrutamos parte do tempo tomando café ou jogando conversa fora. Por essa razão, saber como organizar a cozinha e como limpar geladeira ou micro-ondas, por exemplo, é fundamental.

Aqui no site você já aprendeu a limpar o micro-ondas. Agora chegou a vez de você conferir o nosso guia completo com o passo a passo de como limpar a sua geladeira. 

Por que limpar a geladeira é importante?

Todos sabemos que é importante manter a cozinha limpa para evitar pragas e doenças. Mas algumas pessoas não dão a mesma atenção aos eletrodomésticos. 

Leia também: 21 dicas para se livrar de formigas e baratas na cozinha

A geladeira é essencial para conservar os alimentos e mantê-los na temperatura correta para evitar que eles estraguem. Por essa razão, é necessário saber como limpar a geladeira da forma correta para evitar que micro-organismos se formem dentro dela e contamine os alimentos. 

Mas, você já pensou qual a periodicidade que a geladeira deve ser limpa? Como limpar esse eletrodoméstico essencial para o dia a dia? Venha conosco aprender as técnicas para deixar sua geladeira limpinha como se tivesse saído da loja.

Como limpar geladeira por fora

Mulher jovem limpando geladeira por fora
É preciso seguir alguns cuidados ao limpar o exterior da sua geladeira. (Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Sabe aquele cheiro desagradável que você não sabe de onde está vindo? Pode ser algo estragado em sua geladeira. Como nós não limpamos esse eletrodoméstico com tanta frequência, ele pode acumular resíduos de alimentos que causam odores desagradáveis. Até mesmo a parte externa da geladeira pode acumular gordura vinda do fogão quando você está fritando algo, podendo danificar o revestimento e o material do refrigerador. 

Dito isso, nós separamos algumas dicas de como limpar sua geladeira por fora, seja ela inox ou branca. Afinal, dependendo do material do revestimento da sua geladeira, o modo de cuidar dela vai mudar. 

Como limpar geladeira branca por fora

Alguns tipos de geladeiras estão presentes no dia a dia do brasileiro, como é o caso da geladeira branca. Essa cor acaba ficando com manchas amareladas com o tempo e precisa ter um cuidado especial, como deixar longe do sol e não utilizar produtos não recomendados pelo fabricante na superfície. Separamos algumas dicas para limpar sua geladeira branca por fora:

  • Use detergente ou sabão neutro: para tirar o amarelado da geladeira, basta você aplicar o detergente neutro na parte macia da esponja e passar na superfície. Após isso, passe um pano úmido para tirar todo o excesso de produto e seque com um pano.
  • Aplique bicarbonato de sódio: o bicarbonato de sódio é o queridinho da limpeza doméstica e ajuda a retirar manchas difíceis. Para preparar a solução, misture o bicarbonato na água até virar uma pasta, aplique sobre a mancha e espere 15 min. Após isso, retire com um pano úmido.
  • Utilize removedor de manchas: pode não parecer, mas o removedor de manchas de roupas brancas em pó pode resolver seu problema. Misture o pó do removedor com água, aplique sobre a mancha e deixe agindo por 30 minutos. Após o tempo, retire com um pano úmido. 

Como limpar geladeira inox por fora

A geladeira inox é a queridinha do momento, mas os consumidores normalmente não têm muita informação de como limpá-las. Como ela tem um material diferenciado em sua composição, temos que manter alguns cuidados essenciais para melhor conservá-la.

Veja algumas dicas para limpar o exterior da sua geladeira inox:

  • Utilize um produto para limpar inox: não é qualquer produto que pode ser utilizado para limpar esse tipo de material, portanto use um produto específico. Sempre leia o rótulo do produto para verificar as especificações. 
  • Use um pano macio: panos muito grossos podem danificar a superfície da sua geladeira. Para mantê-la sempre brilhante, dê preferência a panos macios, como os de microfibra.
  • Utilize um detergente neutro: o detergente neutro é o mais recomendado nesses casos, pois não deixa mancha na superfície. Utilize sempre diluído em água, sempre tire todo detergente com um pano úmido macio e seque com um papel toalha, de preferência. 

Como limpar geladeira por dentro

Limpar a geladeira por dentro parece ser a parte mais trabalhosa dessa árdua tarefa, mas seguindo o passo a passo que vamos ensinar para você, tudo ficará mais fácil.

Evite deixar muito tempo dentro da geladeira comidas estragadas para que os resíduos não danifiquem o interior, evitando também o mal cheiro e a contaminação cruzada de alimentos.

Aprenda como limpar a geladeira por dentro de um jeito rápido e fácil.

Passo 1: Desligue a geladeira da tomada. Retire todos os alimentos e verifique se eles ainda estão na validade.

Passo 2: Em seguida, retire todas as gavetas e prateleiras removíveis do interior da sua geladeira. Lave-as em avulso e já deixe secando do lado de fora.

Passo 3: Limpe o interior da geladeira com uma esponja macia ou um pano umedecido em água morna e detergente ou sabão neutro.

Passo 4: Depois, enxágue bem e seque com um pano limpo e seco.

Passo 5: Seque as gavetas e as prateleiras, devolvendo-as para a geladeira. Limpe todos os itens que possivelmente podem estar sujos e devolva para a geladeira em suas respectivas áreas.

Passo 6: Ligue sua geladeira novamente na tomada.

Uma dica importante na limpeza da sua geladeira é evitar o uso de produtos como: amoníaco, álcool e removedores (materiais tóxicos) e também materiais abrasivos como esponjas de aço ou escovas.

Como limpar o congelador

Para limpar o congelador é sempre bom verificar se o fabricante da sua geladeira indica alguma ação em específico. No geral, a limpeza do congelador pode ser feita retirando os itens do congelador, fazendo o degelo e posteriormente a limpeza. Mas caso o fabricante não dê uma orientação especial no manual, siga o passo a passo abaixo.

Deixe a geladeira desligada, até que o seu congelador esteja completamente descongelada, retirando as partes removíveis e lavando-as na pia com água e detergente. Seque toda a água após o processo de descongelamento. Após isso, pode voltar com os itens para o congelador e religar a geladeira.

Caso o modelo do seu congelador seja frost free, não há necessidade de perder esse tempo descongelando. Se quiser você pode deixar a geladeira um tempo desligada e passar um pano para secar.

Como limpar o freezer

A limpeza do freezer não difere do congelador, mas você precisa deixar um pouco mais de tempo descongelando. Primeiramente, deixe a geladeira desligada até que as placas de gelo soltem do seu freezer. Após isso, remova toda a água que se formou com o degelo. É importante saber que a maioria dos fabricantes informa que o freezer pode ser descongelado a cada 6 meses. 

Como desinfetar a geladeira

homem limpando geladeira por dentro
Para manter a sua geladeira livre de germes e bactérias você não precisa gastar muito. (Imagem: monkeybusinessimages/iStock)

Você pode desinfetar a sua geladeira com uma solução feita em casa utilizando como base o vinagre branco de álcool. Com essa solução muito fácil e prática, você vai eliminar todas as impurezas e mau odor que ficam impregnados caso você não faça aquela limpeza na sua geladeira. Veja abaixo um passo a passo para desinfetar a sua geladeira:

Passo 1: Misture ½ xícara de vinagre branco com 1 xícara de água morna.

Passo 2: Depois de fazer a mistura, coloque em um borrifador.

Passo 3: Borrife por toda a geladeira, e não esqueça de nenhum canto.

Passo 4: Deixe agir por 5 minutos e retire com pano úmido.

Passo 5: Retire o excesso com um pano seco e religue a sua geladeira.

Como manter a limpeza da geladeira no dia a dia

Você deve fazer a limpeza da sua geladeira a cada quinze dias, mas não é só isso. Verifique sempre a validade dos alimentos que estão dentro da geladeira para que não estraguem ou gerem mau dor. É sempre importante não colocar os alimentos direto na geladeira, utilize um pote para guardá-los. Seguindo nossas dicas certamente você terá uma limpeza satisfatória e rápida do seu eletrodoméstico.