Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de abril de 2020

Ensinando aos filhos a importância da doação

Pedir a ajuda do seu filho para selecionar os itens para doar valoriza o espirito solidário.

Imagem: Jovanmandic/iStock

As crianças cresceram muito no último ano, e alguns calçados e roupas ficaram pequenos e desconfortáveis? Esses são itens fáceis de serem deixados de lado. Os pais podem separá-los para doação sem muita discussão, pois os pequenos em geral não sentem falta dessas peças.

É provável que a mãe queira guardar uma roupa de um dia especial ou o minúsculo par de sapatos com que o filho deu os primeiros passos. Isso é perfeitamente justificado. Mas não podemos guardar todos os vestidinhos, camisas ou qualquer outro item do guarda-roupa.

Abrindo espaço para novidades

Está na hora de fazer uma boa arrumação e abrir espaço para as coisas novas. Uma conversa com os filhos sobre como uma roupa em bom estado mas que não cabe mais pode servir para outra criança mais necessitada é muito apropriada nesse momento.

No entanto, quando o assunto é brinquedo, essa não é uma tarefa tão simples, pois o vínculo da criança com esse objeto é muito maior. Por isso, é importante respeitar os itens preferidos, aqueles que são levados de um lado para o outro, de grande valor sentimental.

Da mesma forma que os adultos têm preferência por determinada peça do enxoval do bebê, as crianças têm verdadeira paixão por alguns brinquedos. Respeitar esse vínculo e permitir que elas escolham o que vai ser doado é uma forma eficaz de estimular a solidariedade e o sentimento positivo em relação a essas doações.

Escolhendo ocasiões especiais

Algumas ocasiões como Dia das Crianças e Natal são propícias para cultivar o desapego e ensinar a importância da doação de brinquedos ou roupas que já não servem ao seu filho. Mas, se não der tempo de arrumar o armário nessas ocasiões, não tem problema. A qualquer momento você pode fazer doações em organizações religiosas, orfanatos, hospitais, e, sempre que possível, com a participação da criança, para que ela perceba o valor do que está fazendo e fortaleça seu espírito de caridade. Assim, ela ganha e outras crianças também.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close