Faça uma busca


|
Publicado em: 18 de agosto de 2020

Conheça 5 fontes de energia limpa e renovável

As fontes de energia renovável utilizam-se de recursos não esgotáveis, tais como os ventos, rios, a biomassa e muitos outros. Conheça como funciona todos os tipos.

Imagem: William_Potter/iStock

Nós estamos esgotando as reservas de petróleo, gás e carvão, por isso, precisamos começar a considerar fontes de energia renovável como alternativas.

Além de poluírem menos o meio ambiente elas ainda podem ser uma opção melhor para o seu bolso. Conheça abaixo a seleção que fizemos:

Energia hídrica

hidreletrica
Imagem: Zsteves/iStock

1 . Hidroeletricidade

Em um sistema hidrelétrico, uma vasta quantidade de água é armazenada num reservatório ou represa e depois lançada numa onda enorme porém controlada que faz girar uma turbina. À medida que a turbina gira, aciona um gerador que produz eletricidade.

2 . Energia das marés

As turbinas também podem ser impulsionadas pelo movimento da água da maré ao subir e descer. A água precisa estar correndo em alta velocidade, o que significa o uso das marés em alto-mar ou na foz dos rios ou estuários.

3 . A energia das ondas

O surgimento de grandes ondas também podem ser usado para girar turbinas. Alguns dos sistemas movidos a ondas existentes estão localizados em mar aberto, enquanto outros estão mais próximos ao litoral.

Energia eólica

campo de energia eolica
Imagem: Imagivxen/iStock

O tipo mais conhecido de turbina eólica é um rotor com três pás girando no topo de um eixo alto e delgado. Quando o vento sopra, a turbina gira. A turbina aciona um gerador e o gerador produz eletricidade.

Energia geotérmica

energia geotermica
Imagem: mrdoomits/iStock

É dito que o núcleo da Terra tem uma temperatura entre 5.000ºC e 6.000ºC. Mesmo a poucas centenas de metros sob a permafrost ártico, a temperatura da Terra é constante entre 10ºC e 16ºC.

Algumas usinas exploram esse imenso reservatório de calor e o utilizam para como fontes de energia.

As centrais geotérmicas são caras para construir, mas os custos de funcionamento são muito baixos.

1 . Energia hidrotermal

As usinas hidrotérmicas obtêm seu calor a partir de massas de água quente localizadas na superfície ou debaixo da terra. Estas massas de água, aquecidas naturalmente pela Terra, geram o vapor que gira as turbinas para acionar os geradores que produzem eletricidade.

2 . Rocha seca quente

Outras usinas de energia geotérmica retiram o calor diretamente da própria Terra. Num sistema de “rocha seca quente”, a água é bombeada para baixo, para uma parte da Terra que seja quente o suficiente para converter a água em vapor.

O vapor é direcionado de volta para a superfície para mover turbinas em um gerador de eletricidade.

Leia mais: Economia sustentável favorece seu bolso e o meio ambiente

Energia solar

celulas fotovoltaicas em casa
Imagem: Lari Bat/iStock

Os painéis solares, vistos às vezes, por exemplo, nos telhados de casas, são chamados de “células fotovoltaicas” e convertem quase diretamente a energia solar em eletricidade. As usinas de energia solar comerciais trabalham de forma um pouco diferente.

1. Energia solar térmica

Algumas centrais solares funcionam por meio de uma série de refletores gigantes ou dos “coletores solares” para concentrar o calor que vem naturalmente do sol num único ponto chamado de “receptor”.

O receptor contém um líquido (em geral uma solução de água salgada), que aquece e se transforma em vapor. O vapor gira uma turbina, que aciona um gerador para produzir eletricidade.

2. Chaminés solares

A tecnologia da chaminé solar usa o movimento ascendente natural do ar aquecido para girar um moinho, que, mais uma vez, aciona um gerador para produzir eletricidade.

Energia por biomassa

energia de biomassa
Imagem: Claudiio Doenitz/iStock

Quando você está falando sobre as fontes de energia renovável, o termo “biomassa” descreve um grupo de diversos materiais orgânicos, incluindo os resíduos à base de plantas e de origem animal.

O material fibroso que sobra após a colheita de cana-de-açúcar, que é processada em açúcar, é um exemplo de biomassa à base de plantas. E os dejetos humanos numa estação de tratamento de esgoto são um exemplo de biomassa de origem animal.

A biomassa pode ser usada para produzir eletricidade de algumas maneiras diferentes.

1 . A biomassa pode ser queimada

A queima de biomassa pode ser utilizada para aquecer a água. O vapor resultante gira as turbinas, que acionam geradores que produzem eletricidade.

2 . A biomassa produz “biogás” (metano) enquanto se decompõe

As estações de tratamento de esgoto e os aterros são duas fontes de biogás acessíveis. Em uma estação de tratamento de esgoto, o biogás é um subproduto de tratamento de esgoto.

Em um aterro, o biogás é produzido quando o material orgânico misturado a todas as outras porções de lixo começa a se dividir. Se esses gases se infiltrarem no solo ou ficarem à deriva no ar, eles realmente emitirão poluentes do efeito estufa.

Mas o biogás pode ser coletado e depois queimado para ferver água, produzindo o vapor que move a turbina de um gerador de eletricidade.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados