5 ideias para uma decoração em estilo industrial para sua casa

Você já ouviu falar na decoração em estilo industrial? Essa tendência de design de interiores traz traços descolados e versáteis. Saiba mais!

Julia Monsores | 28 de Dezembro de 2020 às 15:00

iStock -

Você já ouviu falar na decoração em estilo industrial? Essa tendência de design de interiores tem ganhando cada vez mais adeptos por seus traços descolados e versáteis que remetem ao ambiente urbano.

Por isso, confira agora como introduzi-la em sua casa e depois veja uma galeria com imagens para inspirar sua decoração!

Como surgiu a decoração em estilo industrial?

Imagem: iStock.com

Oriunda da década de 50, a decoração industrial surgiu em Nova Iorque, quando galpões industriais e antigas fábricas desocupadas começaram a servir de moradia para as pessoas.

Em vez de reformar totalmente esses ambientes, os moradores passaram a preservar alguns desses elementos, como os tijolos aparentes na parede e as tubulações expostas. E assim, surgiu a decoração industrial.

Traços de decoração industrial

1. Paredes em cimento queimado

Imagem: iStock

Um traço registrado da décor industrial é a parede de cimento queimado. Essa opção de revestimento é ousada, barata e pode ser aplicada tanto em ambientes externos quanto internos.

Leia mais: Revestimento 3D — conheça a nova tendência para decoração de interiores

Ela é feita por meio de uma mistura de areia, cimento e água, resultando em um acabamento rústico, porém sofisticado.

Uma vantagem de sua aplicação é a facilidade com que móveis e objetos decorativos podem ser combinados a ela, proporcionando uma harmonia e beleza digna de nota.

Para tirar um pouco do aspecto mais frio que a parede de cimento traz, uma dica é apostar em plantas e quadros decorativos para obter uma maior sensação de aconchego.

Além disso, você também pode elaborar pontos focais, como um sofá colorido, um quadro mais chamativo e espelhos, por exemplo.

Brinque com cores e tons para trazer uma vida ao ambiente. E se quiser saber mais sobre pontos focais, confira este post!

2. Tubulações expostas

Imagem: iStock

Canos, tubulações, vigas e estruturas expostas são a essência de decoração industrial.

Como a ideia é conferir um ar despojado, deixe à mostra canos de instalação elétrica e hidráulica, eletrocalhas e a tubulação do exaustor de sua casa, por exemplo.

Esses canos podem ser de várias cores e materiais, como ferro, cobre e aço, dependendo do seu gosto e orçamento.

3. Ambientes interligados

Imagem: iStock

Fluidez e integração são duas palavras que traduzem bem a decoração industrial. Como as fábricas costumam ser lugares amplos e sem muitas divisórias, a decoração industrial segue essa linha, deixando os ambientes interligados — são os chamados lofts.

Leia mais: 30 ideias para decorar ambientes pequenos

Esse tipo de decoração também favores apartamentos pequenos, uma vez que outro traço marcante é a otimização do espaço por meio da junção de funções em um só espaço.

4. Cores industriais

Imagem: iStock

Amarelo, vermelho, preto, cinza. Essas são algumas das cores que complementam uma decoração industrial.

Leia mais: 27 ideias para usar almofadas na decoração de casa

Podem estar presentes em objetos decorativos, como almofadas e quadros; ou então em móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

Mescle bem cores frias e quentes para trazer um equilíbrio para a sua casa.

5. Móveis em aço

Imagem: iStock.com

Outro traço marcante da decoração industrial é o acabamento dos móveis e objetos de decoração em aço ou ferro. Janelas, portas, escadas: use a abuse desses acabamentos mais rudimentares.

Além disso, lâmpadas e luminárias expostas também dão um ar bem legal, além de tornarem o ambiente mais aconchegante.