O ponto focal de um cômodo é o primeiro elemento visual que atrai o olhar. Os espaços da casa que não têm esse ponto podem parecer sem graça, desorganizados e incompletos, apesar do estilo e da qualidade da decoração. Para dar graça a um ambiente sem foco, uma solução rápida e barata é usar o que você já tem. Escolha o foco lógico de atenção e vasculhe seus armários em busca de algo que você possa ter guardado e esquecido. Confira as dicas:

Dica 1

Primeiramente, livre-se da bagunça. Dessa forma, você tem mais chance de atrair o olhar para um ponto focal: lembre-se de que menos é mais. Por exemplo, alterne a exposição de suas coleções em vez de exibir todos os seus itens ao mesmo tempo.

Dica 2

Almofadas de cores vivas ou uma colcha colorida podem dar um grande impacto a uma cama “apagada” ou sofá sem graça.

Dica 3

Emoldure um bonito lenço de seda ou um xale de renda que você não usa há anos e pendure a moldura na parede atrás da cama.

Turma da Mônica e Corpo Humano

Dica 4

Se a sua cômoda não atrai o olhar, use sobras de tinta, spray ou papel de parede para resolver isso. Pendure um espelho grande na parede ao lado e disponha objetos coloridos sobre ela. É possível criar efeitos de profundidade usando apenas sobras de uma obra passada, como falamos no artigo “Xô desperdício: como aproveitar as sobras de tinta“.

 

Dica 5

Você lembra como eram as geladeiras antigamente? Hoje, parece que elas têm mais ímãs do que o número de pernas de uma centopeia. Embora em algumas casas a geladeira vire um grande painel coberto de papéis de recados, fotos, cardápios e propagandas de comércio local, ela vai se beneficiar bastante com uma limpeza. E por que não fazer seus próprios ímãs de geladeira? Você precisa apenas de cola quente para grudar pequenos ímãs, vendidos em lojas de ferragens, em objetos bonitos que você tem em casa mas não usa, tais como: conchinhas, brincos sem par, broches antigos, pedras coloridas ou botões diferentes.