Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de julho de 2021

11 dicas de como clarear e tirar manchas de sua roupa branca

Não precisa se desesperar! Saiba como deixar sua roupa branca novinha em folha!

Imagem: ThamKC/iStock

Já aconteceu de você manchar aquela sua camisa branca favorita? Ou de você esquecer uma peça no armário e ela acabar ficando com bolor? As roupas brancas precisam de cuidado especial, mas nem sempre a gente consegue escapar de uma sujeirinha ou do amarelado que surge nelas. Separamos 11 dicas para você clarear e tirar manchas da sua roupa branca!

Como clarear roupa branca

Vinagre

Coloque uma xícara de vinagre branco em um recipiente e adicione um litro de água. Deixe agir por, no mínimo, 5 horas. Lave normalmente e estenda, de preferência, em local ensolarado.

Bicarbonato de sódio

Coloque um pouco de alvejante sem cloro e sabão em pó (o que você tiver na sua casa) em um balde com água e acrescente uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 5 horas. Enxágue e estenda.

Água oxigenada

Em um balde com água quente, coloque uma colher de sabão em pó e duas colheres de água oxigenada. Mexa para espalhar. Deixe de molho por 2 horas, depois lave como de costume e estenda.

Açúcar

Misture 500 ml de água sanitária com um copo cheio de açúcar em um recipiente. Mexa até o açúcar ficar totalmente dissolvido. Acrescente 500 ml de água. Deixe de molho por 1 hora, enxague normalmente e estenda.

Sabão de coco

Ensaboe a roupa usando sabão de coco; pode ser em pó ou em barra. Coloque a roupa dentro de uma sacola plástica limpa e deixe de molho durante um dia. Lave a peça usando apenas água e estenda.

mancha de roupa branca
Deixar de molho e quarar são procedimentos que ajudam a tirar manchas de roupa branca. (Imagem: tonivaver/iStock)

Como tirar mancha amarela de roupa branca

Vinagre

Acrescente duas colheres de vinagre branco a uma xícara cheia de água. Misture bem e aplique, com cuidado, a mistura sobre a macha amarela. Deixe agir por 40 minutos e lave normalmente.

Limão

Em um recipiente com água, acrescente meio copo de suco de limão. Adicione uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 1 hora e enxague como o habitual.

Bicarbonato de sódio

Coloque duas colheres de bicarbonato de sódio com duas colheres de vinagre branco em uma vasilha e mexa até a mistura ganhar textura de creme. Passe esse creme diretamente nas áreas manchadas. Deixe agir por uma hora e lave como de costume.

mancha de roupa branca
Use produtos que você tem em casa para deixar sua roupa branca sem manchas. (Imagem: Evgeniy Skripnichenko)

Como tirar outras manchas

Vinho

Coloque água gaseificada ou oxigenada sobre a mancha. Espere a substância agir na mancha. Lave com água e o sabão de sua preferência.

Mofo

Em um recipiente, misture água com vinagre branco. A quantidade varia dependendo do tamanho da peça e as dimensões dos bolores. Deixe a roupa de molho por 1 hora. Lave a roupa normalmente e estenda.

Molho de tomate

Tire o excesso com papel-toalha. Aplique água morna e detergente neutro e deixe agir por 15 minutos. Caso a mancha persista, misture bicarbonato de sódio com água e aplique na mancha a pasta que será formada. Deixe de molho por mais 15 minutos e enxágue.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados