Confira mais de 15 dicas para evitar pragas na horta sem usar agrotóxico

Você está com problema de pragas na sua horta mas não quer usar agrotóxicos? Confira nossas dicas de como evitar pragas de maneira natural.

Letícia Taets | 25 de Abril de 2021 às 12:00

Anastasia Shuraeva/Pexels -

Um dos maiores desafios de quem aproveitou a pandemia para cultivar uma horta em casa tem sido lidar com as pragas. Muitas vezes você pode se sentir pressionado a usar agrotóxico na sua hortinha para evitar pragas, mas há formas naturais de combater esses visitantes indesejados.

Parasitas podem ser combatidos de modo menos agressivo com o auxílio de inseticidas à base de plantas ou plantando-se variedades que afastam moradores indesejados através do odor ou da secreção de suas raízes. Confira nossas dicas de acordo com a praga que você estiver enfrentando!

Como evitar pragas sem usar agrotóxico

Formigas

Os caminhos de formigas que seguem para a casa devem ser polvilhados com folhas de ervas de odor acentuado, como cerefólio, lavanda, hortelã, tomilho ou zimbro, ou ainda temperos como pimenta e sal.

As formigas também evitam plantas como samambaia, alface-de-cordeiro ou atanásia. Para saber outras dicas de como acabar com as formigas, veja o nosso post 10 dicas para acabar com as formigas em casa!

Pulgões

Para proteger as árvores, plante endro ou coentro entre os caules; perto das rosas, plante alho, lavanda ou cravo-de-defunto. A capuchinha não é uma planta apreciada pelos pulgões.

Em caso de contágio, aplique na planta, pela manhã, um forte jato de água ou uma solução contendo detergente. Um tratamento à base de chá de atanásia-das-boticas ou urtiga também ajuda.

Psilídeos

Os psilídeos, insetos minúsculos que lembram uma cigarra, gostam de ocupar vasos de plantas. Coloque alguns palitos de fósforo de cabeça para baixo e eles somem, pois o enxofre liberado com a água os espanta, sem que as plantas sofram quaisquer danos. Um ou dois dentes de alho enfiados na terra produzem o mesmo efeito.

Em tempo seco, proteja os canteiros contra os psilídeos polvilhando serragem ou cinzas de madeira. Esses insetos detestam hortelã-pimenta, alface, absinto e cebola.

Besouros-da-batata

Oriunda do México, essa praga come as folhas da batata. Quando não muito atingidas, você pode retirar os ovos e coletar as larvas e os besouros. Depois a planta precisa ser polvilhada com pó de pedra, que mata as larvas.

Como medida de prevenção, plante cominho entre as variedades de solanáceas, como batata e tomate por exemplo, pois seus vapores espantam o besouro-da-batata.

Cochonilhas

As pequenas cochonilhas são responsáveis por grandes perdas agrícolas. Apesar de muitas espécies produzirem cera, laca, verniz, corantes e medicamentos, são consideradas pragas. Isso porque sugam a seiva diretamente do sistema vascular das plantas, provocando o enrugamento e enrolamento das folhas e afetando também o caule, a raiz e os frutos da planta.

O controle biológico da cochonilha é realizado por joaninhas e algumas vespas.

Tetraniquídeos

Um tecido fino sobre o verso da folha indica a contaminação pelo ácaro vermelho. Ele prefere as folhas do pepino e do feijão e as plantas de interior. Nesse caso, borrife macerado de urtiga ou faça um tratamento com sumo de cebola. Além disso, pode-se fazer uso do seu inimigo natural, os ácaros da ordem Gamasida.

Roedores

Algumas espécies de roedores causam danos sobretudo às lenhosas, mas também a roseiras, bulbos e tubérculos. Regue os caminhos com macerado de folhas de sabugueiro ou de nogueira ou gravetos de tuia.

Plantas que afastam esses roedores são alho, narciso e as que possuem espinhos, como coroa-de-cristo e berbério.

Agora que você já sabe como evitar pragas na sua horta, confira 21 dicas para se livrar de formigas e baratas na cozinha!