Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de junho de 2021

4 dicas para fazer um viveiro para pássaros

O viveiro para pássaros é a escolha ideal para as aves. Veja como ter um em sua casa!

Imagem: Chris Wilson/iStock

Muitas pessoas sentem-se claustrofóbicas ao ver uma ave dentro de uma gaiola pequena – e não é para menos. As gaiolas são funcionais e ocupam pouco espaço, mas não podem oferecer um ambiente confortável e adequado. Assim, o viveiro para pássaros é a melhor opção.

Viveiros ideais são aqueles em que a ave pode voar

Grande ou pequeno, o viveiro para pássaros ideal é aquele que se assemelha ao habitat natural das aves, proporcionando a elas uma sensação maior de tranquilidade do que uma gaiola comum.

Leia também: O curioso caso dos pássaros que mudam seus cantos para encontrar um amor

Além disso, os viveiros costumam ter um design equipado com poleiros e galhos que incentivam a atividade física, permitindo que os pássaros se movimentem, trazendo-lhes saúde e longevidade. Mas, lembre-se de que para ser considerado um viveiro, o espaço precisa ter o tamanho necessário para que a ave possa voar!

Por essas e outras razões, ter um viveiro para pássaros em casa é garantia de uma melhor qualidade de vida para as aves. Veja abaixo algumas dicas de como fazer um viveiro para pássaros perfeito para as suas aves.

Viveiro para pássaros
A diferença entre o viveiro a a gaiola é o espaço para o voo dos pássaros. (Imagem: Rott70/iStock)

1. Escolha o lugar

O local tem bastante influência para o bem-estar do pássaro. O ideal é mantê-lo dentro de casa e longe das correntes de ar. É bom que o lugar receba a luz do Sol, mas fique atento e repare se também há um espaço com sombra para a ave descansar.

Apesar de algumas pessoas preferirem construir o viveiro, o mais indicado é comprá-lo em uma loja especializada. Assim, será mais garantido que o viveiro esteja adequado às necessidades dos pássaros.

O mais importante é: mantenha o viveiro longe da cozinha! As populares panelas de teflon lançam substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde dos pássaros.

Viveiro para pássaros
O local ideal para o viveiro de pássaros é dentro de casa, longe das correntes de ar e de possíveis predadores. (Imagem: JanJBrand/iStock)

2. Transforme o viveiro em selva!

Ao escolher o seu viveiro – cujo tamanho irá variar de acordo com o espaço que ele irá ocupar em sua casa – coloque objetos que façam o pássaro se sentir em casa.

Não adianta apenas espaço para o voo, é muito importante que o pássaro sinta-se entusiasmado e motivado para se deslocar. Afinal, isso garante não apenas a saúde física da ave, mas também evita o estresse. Algumas ideias são:

  • Plantas – Elas trazem um visual que despertam conforto nas aves. É importante que elas estejam cercadas de plantas e tenham a oportunidade de se divertir entre elas.
  • Galhos – Os galhos são os pontos mais importantes do viveiro. Os pássaros precisam se movimentar entre eles, bicá-los e senti-los por perto. Eles podem ser naturais ou imitações vendidas em lojas especializadas em animais.
  • Balanços – Eles trazem toda a diversão! Apesar das muitas marcas e opções, o ideal é ter em seu viveiro um balanço de madeira. É importante que você verifique antes de comprar se os itens que irá colocar no viveiro estão livres de toxinas prejudiciais à saúde das aves. Lembre-se: os pássaros usam o bico para tudo e são muito suscetíveis de inalar ou de ingerir substâncias que podem ser mortais. Por isso, fique atento!
  • Escadas – As escadas trazem desafios e estímulos aos pássaros. Entre tantos estilos e tamanhos, escolha uma que traga maior comodidade e diversão para o seu pássaro!
Viveiro para pássaros
Quanto mais itens dentro do viveiro de pássaros, melhor será a qualidade de vida da ave. (Imagem: Lusyaya/iStock)

3. Com companhia tudo fica melhor

Leia também: Veterinária compartilha dicas de cuidados com os pets no inverno

Pássaros são animais sociais. Isso significa que eles vivem muito melhor na companhia de outros pássaros. Para as aves, compartilhar a rotina é essencial e sinônimo de qualidade de vida.

Além da notável diminuição do estresse, o canto fica mais alegre e constante e a ave se torna mais afável. Mas, é importante verificar com um especialista quais espécies de pássaros são mais compatíveis para viver em grupo.

Viveiro para pássaros
Os pássaros vivem melhor na companhia de outras aves. (Imagem: Lusyaya/iStock)

4. Hora da limpeza do viveiro para pássaros

Para a vida do seu pássaro ser a melhor possível, a limpeza do viveiro precisa ser feita com alguma frequência. A troca da água e comida deve ser feita todos os dias, acompanhada da limpeza diária do bebedouro e do comedouro.

Aves são muito sensíveis, por isso o detergente para realizar a limpeza precisa ser de uma marca específica para pássaros.

Além da lavagem, é importante escovar e secar bem os objetos, porque um viveiro molhado pode gerar fungos e bactérias. A escovação pode ser feita com uma escova de cerdas duras, que também é bastante útil para retirar quaisquer resquícios de fezes.

Como fazer um viveiro para pássaros

Se você pretende montar um viveiro de pássaros em casa, além das dicas acima, é importante pensar em algumas coisas como os tipos de material que irá usar, o local onde montará o seu viveiro ou se ele será portátil. Os viveiros artesanais podem ser tão incríveis quanto qualquer outra parte da decoração da sua casa, mas para isso você precisa planejar.

Se você optar por fazer um viveiro de madeira, antes de comprar os materiais, certifique-se de que eles possam ser usados para esse fim. Alguns tipos de madeira, por exemplo, podem soltar lascas ou serem tóxicas para os pássaros. Quando o assunto é tela para viveiro, os profissionais recomendam o uso de metal não galvanizado. Para saber mais sobre como fazer um viveiro artesanal, clique no link e veja o passo a passo!

Com essas dicas, você terá um viveiro com pássaros felizes e seguros!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados