Amigurumi: o que é, como fazer e 41 ideias para se inspirar

Aprenda a fazer um amigurumi deliciado para a decoração da sua casa. Confira receitas, materiais básicos e uma galeria para se inspirar.

Julia Monsores | 16 de Julho de 2021 às 16:30

Дмитрий Ларичев/iStock -

Você já ouviu falar em amigurumi?Essa tendência de DIY, que tem conquistado os mais diversos públicos, é uma técnica de artesanato japonês que utiliza crochê ou tricô para dar forma a bonecos, flores, personagens de desenhos e muitas outras coisas.

Usando a imaginação e alguns materiais básicos, os amigurumis ficam lindos e delicados e podem ser usados para decorar a casa ou como brinquedo para as crianças. Ficou curioso? Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre amigurumis!

Fofos e delicados: aprenda como fazer seus amigurumis

Amigurumis são ótimas opções de presente e de decoração. (Imagem: Saulich/iStock)

Com a busca por alternativas para passar o tempo na quarentena, ou até mesmo para ganhar um dinheirinho extra para complementar a renda da casa, os amigurumis têm se popularizado no Brasil.

E hoje podemos encontrar um público plural que tem se aperfeiçoado e produzido os mais diversos modelos de amigurumis.

Para quem nunca teve contato com agulhas, pode parecer um pouco complicado no início. Porém, quando o seu amigurumi vai ganhando forma você percebe que o seu esforço valeu a pena.

Continue acompanhando o post para aprender mais sobre esse trabalho de artesanato.

Receitas de amigurumis para quem está começando

Para encontrar tutoriais de confecção, as chamadas “receitas de amigurumis”, você pode ir em sites específicos que disponibilizam esse passo a passo; uma sugestão é o site Amigurumi Brasil.

Além disso, uma outra opção para aqueles que preferem acompanhar por vídeos é buscar canais do YouTube desse nicho. Há muitas opções, como o Two Bee – Bia Moraes e o da Raquel Medeiros.

Leia também: Macramê na decoração: 15 ideias para deixar a sua casa mais aconchegante

Há uma gama de possibilidades de confecção, que variam em forma e tamanho. Porém, é importante que caso você ainda não tenha contato com tricô ou crochê, evite escolher os modelos mais complexos logo de cara. Assim, opte por receitas mais simples, de modo que você consiga reproduzi-las com mais facilidade.

E não se preocupe se de primeira o seu amigurumi não tiver o formato que você desejar. Ou se ficar um pouco tortinho. Como tudo na vida, é a prática que leva à perfeição. Por isso, não desista! Quanto mais você treinar e mais dedicação tiver, mais rápido irá aprender os pontos necessários para produzir seus amigurumis.

Para te ajudar com isso, separamos alguns tutoriais de amigurumis gratuitos para iniciantes.

Pontos básicos do amigurumi

Antes de selecionar sua receita de amigurumi, é importante que você aprenda alguns pontos básicos – como o anel mágico, correntinhas, ponto baixo e ponto alto.

Esses são os mais utilizados na confecção dos amigurumis, e saber como fazê-los é fundamental. Confira no tutorial abaixo:

Esferas de amigurumi

Um dos modelos mais fáceis para iniciantes no amigurumi é a esfera. Aprenda a confeccioná-la no tutorial abaixo:

Fonte: Two Bee – Bia Moraes

Materiais básicos para confeccionar seu amigurumi:

Depois de escolher o modelo de amigurumi que você irá reproduzir, o próximo passo é separar os materiais que você irá utilizar, como linhas, agulhas e enchimentos.

Caso você seja iniciante nesse mundo do DIY, nós recomendamos que você dê um pulo no armarinho de sua cidade. Desse modo você conseguirá sentir nas mãos os materiais e também pode aproveitar para obter algumas dicas com os vendedores.

Confira um guia de materiais básicos para confeccionar seus amigurumis:

Agulhas

Há muitas opções de tamanho de agulhas. Comece com as intermediárias. (Imagem: undefined undefined/iStock)

O tamanho da agulha vai depender de qual linha você irá utilizar. Mas não se preocupe, pois geralmente na própria embalagem das linhas vem indicando qual agulha certa.

Escolha uma que fique confortável de usar, e que você sinta confiança nos pontos.

Mas, de forma geral, para quem está começando é sempre bom ter as agulhas intermediárias, como a 1,5mm e a 2,5mm.

Linhas

Se você for iniciante, opte por linhas mais grossas. (Imagem: Two Bee/YouTube)

Para quem está começando a fazer amigurumis, a recomendação é optar por linhas mais grossas e de cores mais claras, que facilitam a visualização do trabalho.

Além disso, escolha também aquelas que sejam 100% algodão (sintéticos ou não).

Enchimentos

Os enchimentos são importantes para garantir a forma dos amigurumis. (Imagem: Oksana_S/iStock)

Para que seu amigurumi tenha uma forma bonita e ganhe consistência você irá precisar de enchimentos. Os mais baratos e utilizados são as fibras siliconadas, mas lã e fibra seca também podem ser utilizadas.  

Ornamentos e detalhes

Botões, miçangas, feltro… Invista em variedades! (Imagem: Oksana_S/iStock)

Para dar toques especiais em seu amigurumi você pode comprar outros materiais de artesanato, como botões, feltro, miçangas e meia pérola preta.

Leia também: 15 dicas para usar prateleiras e ter mais espaço em casa

Esses materiais podem ser utilizados nos detalhes dos seus amigurumis, como por exemplo nos olhos, pulseiras, brincos ou na textura das roupinhas.

Onde usar amigurumi na decoração?

Depois de prontos, os seus amigurumis podem ser utilizados nos mais diversos lugares. Uma boa dica é inseri-los na decoração do quarto das crianças, posicionando-os em estantes ou prateleiras.

Os amigurumis são extremamente versáteis na decoração. (Imagem: Natalya Trofimchuk/iStock)

Mas além disso, os amigurumis também podem ser utilizados em:

E as opções não param por aí! Utilizando a imaginação, os seus amigurumi podem ser inseridos na decoração de diversos lugares.

Além disso, eles também são ótimas opções de presentes para datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Páscoa e Natal.