É inspirador ver fotos de “antes e depois” de um cômodo monótono que sua iniciativa de DIY-Faça você mesmo transformou em um ambiente deslumbrante. 

Se durante um projeto você já começar a pensar em outro, anote tudo o que você pensou, mas não deixe um projeto inacabado. E, quando vemos um dar supercerto, queremos emendar logo em outro. 

DIY-Faça você mesmo desperta o seu talento

Aqui estão algumas dicas para você economizar e se divertir. Assim, lembre-se de que sua atitude estará beneficiando o meio ambiente.

DIY: Reforme seus móveis com nossas dicas.

Relentless_one/iStock

1 Dê uma levantada no teto 

Já notou quantas casas tradicionais e ricas têm pé-direito alto? Por que não deixar os aposentos mais altos com uma surpreendente ilusão de ótica? Costure uma tira de tecido contrastante, mais escura, nas laterais das cortinas ou persianas. Se forem bege, acrescente uma listra chocolate; se forem lilases, use vinho. O teto parecerá bem mais alto.


Valeriy_G/iStock

2 Acrescente um “atrativo arquitetônico”

Dê um toque de elegância a um cômodo sem atrativo acrescentando alguns detalhes. Coloque uma moldura na junção da parede com o teto, uma sanca ou rosa decorativa no teto. A seguir, pinte esses acréscimos – e as portas – de um tom um pouco mais escuro do que o das paredes. Se você tem janelas de guilhotina, com caixilhos profundos, use a mesma cor mais escura aí também, e escolha um tom ainda mais escuro para as molduras das janelas.


Valeriy_G/iStock

3 Atraia os olhos para o exterior

Se você tiver qualquer tipo de porta de vidro que leve a um pátio ou jardim vistoso, pinte a moldura ou parte de madeira de uma cor escura. Isso atrairá os olhos para o que se encontra além. E certifique-se de que há, de fato, algo que vale a pena ser olhado lá fora: um vaso de plantas bem grande com um arbusto imponente funcionará. Tenha vários e, à medida que cada um florescer ou as folhas adquirirem coloração mais vibrante, coloque-os numa posição de maior destaque, perto do vidro.


EloisaConti/iStock

4 Evite assentos previsíveis

Por que você sempre escolhe um sofá, duas poltronas combinando e uma mesa de centro? Você não está tentando recriar a sala de espera do dentista, está? Em vez disso, tente fazer da sua sala um local onde as pessoas queiram, de fato, estar em vez de desejarem sair. Escolha assentos que não combinem entre si. Tornar a mistura um pouco menos uniforme resultará em um visual ousado e único. Vá a uma loja em que você normalmente não compraria e selecione uma peça que dará um toque diferente no conjunto que você já tenha.