É inspirador ver fotos de “antes e depois” de um cômodo monótono que sua iniciativa de DIY-Faça você mesmo transformou em um ambiente deslumbrante. 

DIY-Faça você mesmo desperta o seu talento

Se durante um projeto você já começar a pensar em outro, anote tudo o que você pensou, mas não deixe um projeto inacabado. E, quando vemos um dar supercerto, queremos emendar logo em outro. 

Aqui estão algumas dicas para você economizar e se divertir. Assim, lembre-se de que sua atitude estará beneficiando o meio ambiente.

  • 1 Dê uma levantada no teto 

    Já notou quantas casas tradicionais e ricas têm pé-direito alto? Por que não deixar os aposentos mais altos com uma surpreendente ilusão de ótica? Costure uma tira de tecido contrastante, mais escura, nas laterais das cortinas ou persianas. Se forem bege, acrescente uma listra chocolate; se forem lilases, use vinho. O teto parecerá bem mais alto.

    Relentless_one/iStock
  • 2 Acrescente um “atrativo arquitetônico”

    Dê um toque de elegância a um cômodo sem atrativo acrescentando alguns detalhes. Coloque uma moldura na junção da parede com o teto, uma sanca ou rosa decorativa no teto. A seguir, pinte esses acréscimos – e as portas – de um tom um pouco mais escuro do que o das paredes. Se você tem janelas de guilhotina, com caixilhos profundos, use a mesma cor mais escura aí também, e escolha um tom ainda mais escuro para as molduras das janelas.

    Valeriy_G/iStock
  • 3 Atraia os olhos para o exterior

    Se você tiver qualquer tipo de porta de vidro que leve a um pátio ou jardim vistoso, pinte a moldura ou parte de madeira de uma cor escura. Isso atrairá os olhos para o que se encontra além. E certifique-se de que há, de fato, algo que vale a pena ser olhado lá fora: um vaso de plantas bem grande com um arbusto imponente funcionará. Tenha vários e, à medida que cada um florescer ou as folhas adquirirem coloração mais vibrante, coloque-os numa posição de maior destaque, perto do vidro.

    Valeriy_G/iStock
  • 4 Evite assentos previsíveis

    Por que você sempre escolhe um sofá, duas poltronas combinando e uma mesa de centro? Você não está tentando recriar a sala de espera do dentista, está? Em vez disso, tente fazer da sua sala um local onde as pessoas queiram, de fato, estar em vez de desejarem sair. Escolha assentos que não combinem entre si. Tornar a mistura um pouco menos uniforme resultará em um visual ousado e único. Vá a uma loja em que você normalmente não compraria e selecione uma peça que dará um toque diferente no conjunto que você já tenha.

    EloisaConti/iStock
  • 5 Faça o máximo com os básicos

    Os designers de primeira linha sabem que você não precisa gastar muito para obter resultados satisfatórios. Ter necessariamente de se ater a um orçamento apertado muitas vezes força as pessoas a correr riscos que não correriam de outra forma, comprando um móvel ou tecido caro. E são essas oportunidades que acabam se transformando nos destaques de maior sucesso da sua casa. Uma capa nova para o sofá e para as almofadas por exemplo. Dê asas à sua imaginação.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 6 Reforme velhas almofadas  

    Quando se desfizer de um sofá, guarde as almofadas do assento, em especial se forem grandes e retangulares. Cubra-as com um tecido bonito e espalhe-as pelo chão como assentos sobressalentes. Se escolher um tecido apropriado para uso ao ar livre, poderá usá-las no jardim. Guarde-as empilhadas num armário debaixo das escadas, de maneira que possam estar à mão quando seus filhos convidarem os amiguinhos para assistirem a filmes ou se divertirem com jogos de computador.

    psisa/iStock
  • 7 Construa um balanço estiloso no jardim

    Aproveite um velho banco de jardim ou compre um baratinho numa loja de artigos para o lar. A seguir, corte os pés. Prenda correntes ou cordas resistentes e pendure-o, usando ganchos de metal, se necessário, nas pilastras da varanda de uma casa de veraneio, se ela for especialmente resistente. Você talvez tenha de colocar correntes nas laterais para que não balance alto demais.

    Yobro10/iStock
  • 8 Personalize objetos comuns 

    Pegue uma cúpula de abajur barata e branca. A seguir, cole uma elegante fita vermelha em volta do topo e da parte inferior e você terá algo que é, ao mesmo tempo, atraente e único. O truque é não economizar no embelezamento. Use a melhor fita que puder comprar. Você só vai precisar de uns 60 cm, assim, pode conseguir uma aparência de altíssima qualidade com pouco gasto. Da mesma forma, pode usar botões finamente confeccionados ou tiras da mais delicada renda.

    Grigorev_Vladimir/iStock
  • 9 Porta de madeira

    Se tiver uma porta de madeira lisa, torne-a mais interessante com uma maçaneta decorativa. Lembre-se, apenas, de manter o resto do cenário econômico.

    Leia também como consertar porta se janelas emprerradas.

    Grigorev_Vladimir/iStock
  • 10 Moldura é para qualquer coisa que você queira destacar

    Sabe aqueles paninhos de crochê que você gostava e acabou herdando de sua avó? São frágeis e não podem mais ser usados, mas podem ficar protegidos e expostos. Basta para isso medir as dimensões da peça. Se você já tiver uma moldura em que ele caiba, ótimo. Se não tiver, encomende na vidraçaria e não se esqueça de pedir um passe-partout, que é aquele papel branco que não deixará a peça encostar no vidro. Para que ele não saia do lugar, você pode dar alguns pontinhos em um pano de base.

    izzzy71/iStock
  • 11 Copo decorado para servir pipoca

    Copos de plásticos não faltam e as crianças vão adorar. Não precisa ser festa, basta um friozinho e todos em casa. Lembra-se dos papéis que você tem sempre em casa para tarefas da escola? Pois é, invente. Faça orelhas compridas, focinho e cole um pompom atrás e você terá belos coelhinhos. Troque a cor dos copos e você terá novas ideias.

    13-Smile/iStock
  • 12 Caixotes de madeira

    Já usamos, depois deixamos de usar, mas parece que voltaram para ficar. Podem ser de vários tamanhos, pintados ou envernizados e você pode combiná-los. Pendurados na parede, como nichos, ou unidos para formar uma estante, mesinha para petiscos, ou ainda uma mesinha de cabeceira, tudo para decorar. Dê asas à sua imaginação. Ainda mais se tiver um escondido e esquecido no meio de outras coisas.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 13 Peça de madeira

    Você gosta da peça de madeira, não quer se desfazer e a encostou porque está manchada, arranhada… uma pena. Bem, dando uma lixada para retirar possíveis imperfeições adquiridas com o uso, ignore as manchas que ficarem e, em vez de pintá-la, use verniz colorido. Assim, vai parecer uma peça revisitada, mas com bom gosto. O verniz não esconde os veios da madeira, pelo contrário, os destacam. Agora você vai exibir sua peça como se fosse nova.

    Faca pequenos reparos em peças de madeira e economize.

    efetova/iStock
  • 14  Vasos de plantas feitos de latas

    A gente já produz tanto lixo, que dá para perguntar a si mesmo: o que eu poderia fazer com essas latas de leite e de massa de tomate? Pode até ser que você use pouco, mas se tiver algumas na despensa, já tenha em mente o projeto de reutilização da lata de leite, por exemplo. Elas podem ser pintadas para evitar a ferrugem e mantidas em lugar que não cause nenhum acidente. Faça alguns furinhos com um prego no fundo delas. Coloque pedras de argila ou pedrinhas para funcionar como drenagem, complete com terra adubada e plante algumas suculentas. Enfeite com barbante de sisal, borboletas e passarinhos, falsos, claro!

    Plateresca/iStock
  • 15 Rolhas de garrafa

    Você foi uma colecionadora de rolhas de vinho por toda a sua juventude. Hoje você repara que passou do limite. Continue com sua coleção afetiva, como a do casamento, de um aniversário especial, do dia em que seu filho nasceu e aquela do jantar romântico em que ele pediu você em casamento. Com as outras você pode fazer enfeites, como esta árvore de Natal. Você pode colar as rolhas, emoldurar e ter um diferente quadro de aviso e expositor de fotos.

    Plateresca/iStock
  • 16 Potes e copos de vidro

    O jogo de copos está incompleto, mas ele pode ir para uma bancada ou mesa com um pedaço de juta enrolado e preso com fita. Coloque um pouco de água, algumas flores colhidas e enfeite a casa, e não apenas em dia de festa. Podem ser potes de café solúvel, o que você tiver à mão.

    Decore a casa com plantas em diversos suportes.

    Chantalrouthier/iStock
  • 17 Troque o puxador do armário 

    Não é preciso uma ótima e cara reforma nos armários apenas porque eles não combinam mais com você. Basta levar o puxador original, para saber onde estão as marcações dos parafusos, e veja as opções que você tem. Troque por puxadores coloridos e, se for possível, de um desenho diferente. Isto seve para cozinha, quartos e banheiros.

    selkus/iStock
  • 9 Uma taça ou um pote de vidro

    Solteira ou em dupla, uma taça é sempre um enfeite. Imagine colocar uma vela branca e deixá-la sobre a mesa de jantar? Compre uma vela dessas com o diâmetro maior e corte-a na altura, se for preciso. Com potes localizados em pontos focais da sala, você pode fazer com uma  lâmpada de led, bem pequena, com base arredonda que parece vela. Enfeitar com pedrinhas e com paus de canela amarrados ao redor do pote de vidro.

    ParfonovaIuliia/iStock
  • 19 Abajur herdado

    Esta foi a peça que que você recebeu na partilha dos bens de uma tia sem filhos. Ela gostaria que você ficasse com o abajur. Não precisa se desfazer da peça, se ela estiver em bom estado. O corpo dele pode ser envolvido em corda ou pintado. Da copa você aproveita a armação ou escolhe uma de sua preferência, com um tecido fino, ou mais grosso, colorido ou de uma só cor. Dirão que ele foi desfigurado, mas a lembrança fica, e você sabe de quem foi o presente.

    Yastrebinsky/iStock
  • 20 Caixas de sapatos

    De todos os tamanhos, servem para guardar algo. Para forrá-la bastam cola e tecido, que pode ser comprado bem barato na banca de retalhos, já que não precisará de muito. Dependendo do que será armazenado, pode ser deixada a tampa no lugar, mas com a lateral aberta. Podem ser feitas composições incríveis. Sua imaginação é o limite! Veja também como reutilizar cilindros de papel.

    bookzaa/iStock
  • Agora vamos ver alguns móveis feitos de pallets de madeira.

    21 Um charmoso sofá com pallets

    Você pode até fazer um maior, contornando o canto de uma parede, colocando um assento de espuma e várias almofadas decorativas. Este é composto de três lugares e uma área do sofá sem almofadas extremamente útil para servir de apoio para o que você precisar.

    archideaphoto/iStock
  • 22 Versátil mesa de centro

    Ou mesa de canto. Um primeiro cuidado com lixa e pintura, um vidro para dar um belo acabamento, e aproveitando as rodinhas para melhor mobilidade. Você pode levá-la para onde for necessário.

    undefined-undefined/iStock
  • 23 Suporte de pallets

    Para guardar livros, papéis ou o que você precise que esteja à mão. O pallet é uma opção barata e decorativa para o seu escritório. Algumas plantas e a natureza completará o ambiente acolhedor de sua casa.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 24 Cama de madeira

    Só que de madeira reutilizada, o que é maravilhoso para o meio ambiente. Junte alguns pallets, acomode o colchão e a cama estará pronta. E você não precisa trocar de cama quando cansar da cor. Basta pintá-la e seu quarto parecerá novo e bem decorado.

    EloisaConti/iStock
  • 25 Cama com cabeceira

    Além da cama, você pode usar pallets para uma bela cabeceira com lâmpadas led servindo de abajur. Se quiser sofisticar o pallet reutilizado, troque os pregos por parafusos que darão esse toque diferenciado.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 26 Móveis ao ar livre

    Se você tiver quintal ou uma pequena área gramada na propriedade, esse jogo de cadeiras com espuma no acento é o que você precisa. A mesa da foto é um carretel de cabo de aço, recuperado e tratado, que virou uma mesa superútil para acompanhar as cadeiras. Você tem outras ideias? Compartilhe conosco nos comentários.

    yulyao/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!