Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de junho de 2021

Macramê na decoração: 15 ideias para deixar sua casa mais aconchegante

Saiba o que é macramê e como esse artesanato pode dar um toque todo especial ao seu lar.

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock
Publicidade


Se você ama artesanato, é bem possível que já conheça o macramê. Esta técnica de artesanato milenar é um método de tecelagem manual feita com linhas grossas, barbante e linhas próprias para macramê, na qual os nós formam a trama principal. A popularidade do macramê ascendeu há alguns anos, especialmente com o uso de redes sociais voltadas para imagens como o Pinterest e o Instagram.

Uma das características que tornam o macramê tão popular é a sua praticidade: não é necessário ser extremamente habilidoso, ou mesmo muitos materiais para criar com essa técnica . Surpreendentemente, você pode fazer itens como corredores de mesa e chaveiros usando apenas as mãos e alguns suprimentos baratos.

O que é macramê?

Por definição, o macramê é uma técnica ou método de confecção onde vários nós são utilizados para criar a trama básica e todo o restante da peça. Cada nó pode ser criado com as mãos e não há outras ferramentas necessárias além de um anel de montagem para manter as linhas no lugar enquanto você trabalha.

Para que um projeto seja considerado macramê, ele deve incorporar pelo menos um nó macramê. Na maioria dos casos, os projetos de macramê são agrupados com vários nós. Em alguns casos, você pode ter elementos macramê unidos com outras técnicas, como tecelagem ou tricô.

Publicidade


Como fazer macramê

detalhes de peças em macramê
O macramê é uma técnica fácil e simples de ser feita. (Imagem: Alin Luna/Pexels)

Se você quiser usar macramê na decoração, pode optar por fazer você mesmo, o famoso DIY, ou comprar algo em uma loja de artigos para casa ou em uma loja de artesanato. Se você quiser fazer por conta própria, comece com um projeto simples para evitar se sobrecarregar e desistir antes de terminar. Dominar os nós básicos é uma etapa essencial que o ajudará a descobrir mais facilmente técnicas de nós mais complexas no futuro.

A confecção de macramê pode ser realizada com os mais diversos materiais, desde barbante, linhas para crochê e até linhas próprias para a confecção. Como o macramê pode ser feito sem o auxílio de agulhas, como o tricô, ou de bastidores, como o bordado, você pode se preocupar em ter apenas as linhas em casa.

Para seu primeiro projeto, tente usar itens que você já possui antes de comprar um estoque inteiro de suprimentos de macramê. Você vai querer ter certeza de que gosta deste hobby antes de investir muito dinheiro.

Existem dezenas de nós de macramê que você pode aprender, e esses nós podem ser simples ou elaborados. Os nós mais essenciais para fazer peças com esta técnica são o nó duplo e o ponto festonê. O nó duplo é feito com três fios, sendo um esticado e os outros dois vão sendo trançados em torno dele, tal qual em uma trança de cabelo. Já o ponto festonê é o que forma um nó lateral com dois fios, em que um é esticado e o outro é entrelaçado nele.

Publicidade


O recomendável é começar com um desses nós e ir praticando até que eles se tornem fáceis para você. Se você quiser aprender como fazer qualquer um desses nós, verifique este tutorial completo para iniciantes abaixo:

Como usar macramê na decoração

Existem muitas formas diferentes de usar macramê na decoração, especialmente porque depois de se acostumar a dar nós, você será capaz de criar seus próprios padrões e produzir tramas genuinamente únicas.

Algumas das sugestões para o uso de macramê em casa são:

Publicidade


  • Suportes para plantas na parede
  • Caminhos de mesa
  • Jogo de sousplat
  • Cadeiras suspensas
  • Hangers decorativos
  • Mantas para sofá
  • Franja em outros materiais, como redes

Confira 15 ideias de como usar macramê na decoração:

  • FollowTheFlow/iStock

    Usar o macramê para fazer um hanger redondo para a sala fica bonito e diferente.


  • Liudmila_Fadzeyeva/iStock

    Outra sugestão diferente e muito delicada é fazer um hanger em formato circular para decorar a parede.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    O macramê pode ser um detalhe lindo e delicado também para o quarto do bebê. Basta escolher uma linha que combine com a decoração do quarto.


  • Yuriy Kovtun/iStock

    Se você tem crianças maiores em casa, um hanger grande em macramê pode ser uma excelente pedida.


  • Julia Pavaliuk/iStock

    O macramê fica lindo em cadeiras suspensas indoors.


  • Imagem: FollowTheFlow/iStock

    Se o seu estilo de decoração for mais minimalista, também é possível usar o macramê: como um suporte para plantas menores também é excelente.


  • etrenkod/iStock

    O macramê é uma ótima pedida para um quarto de casal, especialmente se ele for em cores claras.


  • Liudmila_Fadzeyeva/iStock

    Se você não tiver plantas suspensas, também pode apostar no macramê para decorar sua pequena floresta indoors.


  • undefined undefined/iStock

    Para vasos de plantas, o macramê fica perfeito! Especialmente quando os nós são mais largos.


  • Imagem: brizmaker/iStock

    Se o seu estilo de decoração for escandinavo, um hanger grande e bege de macramê fica perfeito.


  • FollowTheFlow/iStock

    Caso você tenha muitas plantas e pouco espaço em casa, uma boa pedida é suspender seus vasos usando suportes de macramê.


  • KuznetsovDmitry/iStock

    Para um cômodo com estilo mais sóbrio, com paredes pretas ou cinzas, o macramê pode ajudar a trazer um ar de leveza.


  • KuznetsovDmitry/iStock

    Mesmo que você não use o macramê como suporte para suas plantas, ele combina muito bem como hanger decorativo em um ambiente cheio delas!


  • FollowTheFlow/iStock

    Se o seu estilo de decoração é mais boho, o macramê também é excelente! Um hanger grande com muitas franjas fica ótimo.


  • Imagem: Anete Lusina/Pexels

    Se você estiver em dúvida sobre como e quais peças usar, use hangers pequenos.



Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close