Faça uma busca
|
Publicado em: 17 de maio de 2021

Jardim de inverno na sala: confira modelos e dicas para fazer o seu

Saiba quais plantas são ideais para cada tipo de ambiente e como decorar o seu jardim de inverno.

Imagem: Firn/iStock

A rotina da vida nas grandes cidades acaba nos afastando do contato com a natureza. Mas é possível ter um pouco de verde em casa, ou no apartamento, criando um jardim de inverno. Esse recurso pode ser inserido em espaços pequenos ou que estejam sendo mal utilizados. Um cantinho arejado e bem iluminado na sala, por exemplo, já é o suficiente.

Leia também: 5 plantas decorativas que vão melhorar o ar da sua casa

A montagem de um jardim de inverno também não é complicada. Sabendo escolher as plantas corretas e organizar de modo eficiente, a fim de deixá-las próximas ou longe do sol, seu espaço verde ficará perfeito. Mas se você não sabe como fazer, confira a seguir as dicas valiosas que separamos.

O que é jardim de inverno?

O jardim de inverno, como o próprio nome sugere, foi criado para ser aproveitado durante os meses mais frios do ano. Os primeiros registros da existência de jardins desse tipo em residência datam do século XVII, na Europa. Os casarões da época geralmente tinham um espaço todo de vidro – como estufas – onde eram colocadas plantas de variadas espécies. Além disso, esse também era um local de convivência, onde as pessoas se reuniam para conversar.

jardim de inverno anexo
Ainda hoje antigos casarões da Europa mantém a estrutura anexa para o jardim de inverno. (Imagem: Peter Fleming/iStock)

O objetivo do jardim era aproveitar a natureza apesar das baixas temperaturas que faziam do lado de fora. Nele, as plantas se mantinham floridas e vívidas. Com o tempo, esse conceito foi se modificando e sendo adaptado para outras realidades, como a nossa. Hoje, é possível ter um jardim de inverno pequeno e em vários espaços da casa.

Como fazer um jardim de inverno pequeno na sala

O primeiro passo é encontrar um lugar na sala que seja bem arejado e tenha uma boa iluminação natural. Assim, as plantas poderão crescer saudavelmente. Para separar e dar destaque ao jardim, você pode usar vidro em todo o contorno. Em seguida, escolha as espécies mais adequadas para o local. Veja algumas indicações:

Para lugares com sol

Para lugares com meia sombra

  • Orquídea
  • Palmeira leque
  • Bromélia
  • Samambaia
  • Espada de São Jorge
  • Begônia

Você também pode optar por um jardim vertical para compor o espaço – veja aqui como montar o seu. O importante é ter um espaço harmonioso e que não te dê trabalho na manutenção. Portanto, escolha sempre plantas que não necessitem de muita rega ou cuidados extras.

Dicas de decoração

Agora que você já tem o local ideal e as plantas escolhidas, é hora de decorar o espaço. Mas para isso é preciso ter a noção exata da metragem que você tem para criar. Afinal, existem muitas opções e o excesso de criatividade pode acabar atrapalhando. Então, se você é muito indeciso, vale a pena montar um projeto básico antes de comprar os itens.

Seu jardim de inverno pode ser apenas um local de exposição das suas plantas preferidas ou um espaço para relaxar. Tudo dependerá da área que você tem disponível. Sendo assim, veja algumas sugestões que podem casar com suas ideias!

10 ideias de decoração para se inspirar

  • Reprodução/Pinterest

    Uma boa iluminação natural pode fazer toda a diferença no crescimento das plantas e também no visual do espaço.


  • Reprodução/Pinterest

    Mas se você busca um local de descanso, inserir cadeiras ou bancos no jardim de inverno pode ser uma boa ideia.


  • Reprodução/Pinterest

    Apesar de serem pequenas, as suculentas são plantinhas muito charmosas e diferentes. Além disso, são fáceis de cuidar.


  • Reprodução/Pinterest

    Se você tiver um espaço mal utilizado, como o vão da escada, aproveite-o para montar o seu jardim de inverno.


  • Reprodução/Pinterest

    Pouco espaço não é desculpa para abandonar o seu projeto. Então, aposte no jardim vertical e na variedade de folhagens disponíveis.


  • Reprodução/Pinterest

    Além de jardim, esse espaço também pode ter um estilo zen e ser um bom lugar para meditar. Inspire-se com esse jardim japonês.


  • Reprodução/Pinterest

    Portas de vidro são perfeitas para separar os ambientes de forma leve e ao mesmo tempo integrar.


  • Reprodução/Pinterest

    Mesmo com um espaço apertado, é possível decorá-lo com pedrinhas coloridas e cascalhos. Esse recurso também é muito bom para setorizar as plantas.


  • Reprodução/Pinterest

    Se o seu objetivo é ter um jardim que não dê muito trabalho, aposte nos cactos. Além de bonitos e diferentes, eles não demandam muitos cuidados.


  • Reprodução/Pinterest

    Para dar um toque especial ao seu cantinho, coloque uma fonte. Ela também pode ajudar a acalmar o ambiente.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados