Monte seu aquário: dicas e modelos para se inspirar

Um aquário aumenta a beleza e a sensação de aconchego de sua casa. Veja algumas dicas e modelos para se inspirar e escolher o seu!

Redação | 18 de Fevereiro de 2022 às 14:00

Reprodução/Pinterest -

Manter um aquário em casa é o sonho de muitas pessoas. Se você desejar aumentar a beleza e a sensação de aconchego de sua casa eles são a solução perfeita. Porém, é válido lembrar que eles são itens de decoração, mas também são o lar de seres vivos. Por esse motivo, existem uma série de cuidados que devem ser tomados na hora de escolher seu aquário.

Leia também: 

A seguir, confira 5 dicas para não errar na hora de montar o seu aquário. Além disso, selecionamos 10 modelos para você se inspirar.

5 dicas para montar seu aquário 

1. Escolha o tanque

Escola um tanque completamente equipado (filtro, aquecimento, iluminação). Os peixes precisam de um ciclo dia-noite, e um temporizador eletrônico poupa-lhe o trabalho de ligar e desligar as luzes.

2. Posicione o tanque

Instale o tanque fora da luz do sol direta (que estimula o crescimento de algas) e longe de qualquer barulho ou atividade que possa assustar os peixes. Além disso, cuide para que seu aquário não fique próximo de outros animais, como gatos. O estresse pode causar doenças neles. 

3. Areia

Use areia ou gravilha para o fundo do tanque. Se quiser fazer sobressair a cor dos peixes, escolha gravilha de quartzo preto. Espalhe as pedras numa camada funda (cerca de 5 cm) para promover o crescimento de plantas.

4. Decoração

Planeje a decoração do interior do tanque ainda com ele vazio Isso será muito mais fácil do que quando o tiver enchido de água. As plantas são essenciais para remover toxinas (nitratos, fosfatos..) e fornecer oxigênio. Ponha as plantas maiores atrás e as pequenas, em grupos, entre outros elementos de decoração. Você pode usar pedras e raízes de árvore, por exemplo. 

5. Escolha os peixes

Escolha entre peixes de águas frias ou quentes. Além disso, junte espécies compatíveis (como carpas), e evite os que não são compatíveis (como os bettas), caso queira optar por um aquário diversificado. Conte com dois litros de água por cada centímetro de peixe – isto é para um aquário de 80 litros, quinze peixes de quatro centímetros. 

Modelos para se inspirar

Na sala de estar

Imagem: terex/iStock

Para abrir esta lista, trouxemos este lindo aquário. Colocar um desses em sua sala de estar pode transformar o ambiente.

Pequenos

Imagem: graphixchon/iStock

Quem disse que é preciso muito espaço para se ter um aquário? O lar de seus peixinhos não precisa ser grande. Escolha aquele aquário que mais combina com o ambiente no qual você irá colocá-lo. Se na sua houver pouco espaço livre, então, invista em aquários pequenos.

Mesa de centro

Imagem: Reprodução/Pinterest

Aquários podem se tornar belas mesas de centro para sua sala. Além de decorarem o ambiente, elas serão úteis!

Com plantas

Imagem: Reprodução/Pinterest

Plantas e aquários combinam muito bem. Pensando nisso, por que não criar um jardim vertical com um aquário embutido? Dois em um!

Vertical

Imagem: Reprodução/Pinterest

Aposto que você nunca tinha pensado em fazer um aquário no formato vertical como esse, não é mesmo? Além de fugir de ser bonito e fugir do convencional, ele também ocupa pouco espaço Sensacional, não?

Com luz LED

Imagem: vojce/iStock

Os aquários iluminados com luzes LED completam a decoração da casa, trazendo um charme e aconchego para o ambiente. 

No quarto

Imagem: Reprodução/Acrylic Aquariums

E que tal esse aquário no quarto? Simplesmente incrível. Na hora de dormir, em vez de contar carneirinhos, você irá contar peixinhos!

No banheiro

Imagem: Reprodução/Mercury Mosaics and Tile

Você já pensou em colocar um aquário no seu banheiro? Não? Pois você deveria considerar essa ideia. Nesta foto, vemos um excelente exemplo de como os aquários podem ser usados em qualquer ambiente. Além disso, eles são perfeitos para separar diferentes ambientes.

Na ilha da cozinha

Imagem: Reprodução/Robert Kolenik

Seguindo a mesma linha de pensamento do aquário anterior, este é um lindo aquário instalado na ilha da cozinha. Uma forma genial de embelezar o cômodo e fazer bom proveito do espaço disponível.

No escritório

Imagem: dr-interior/iStock

Já trouxemos exemplos de aquários na sala de estar, quarto, cozinha e, até mesmo, no banheiro. Sendo assim, não poderíamos deixar de fora essa ideia de aquário simples e bonito, perfeito para o escritório.